TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Tese: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Tese  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Abril de 2013

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Projeto multidisciplinar apresentado como requisito para aprovação parcial no Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera - Uniderp Centro de educação à distância.

Abril de 2013

ETAPA I

PASSO 2

DESENVOLVIMENTO - CAPÍTULO I

Definição de comportamento organizacional

Como definição de Comportamento Organizacional (designado por CO, refere-se ao campo multidisciplinar que estuda o comportamento de indivíduos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações STAW, 1984). Acrescenta ainda, que o comportamento macro organizacional (à qual também se chama teoria organizacional) assenta as suas raízes na sociologia, na economia e na ciência política, sendo as preocupações maiores os aspectos estruturais da organização e a sua relação com a envolvente socioeconômica.

Por outro lado, o micro comportamento organizacional tem por base a psicologia e estuda as consequências das organizações sobre os comportamentos individuais sobre as organizações.

Pode-se dizer que comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e as estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.

PASSO 3

A definição de CO segundo Kinicki e Kreitner (2006): “comportamento organizacional é um campo interdisciplinar dedicado á melhor compreensão e gestão de pessoas no trabalho e, por definição é orientado tanto para a pesquisa quanto para a aplicação”. Nesta definição os autores acrescentam o reforço á orientação igualitária para a pesquisa e aplicação.

Segundo Robbins (2002): “comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”. O autor contribui com o estudo do comportamento humano em prol da melhoria da eficácia organizacional.

A Teoria dos Sistemas Gerais, formulada e desenvolvida pelo economista Kenneth boulding e pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy, por volta de 1950, com o objetivo básico de sintetizar as ideias comuns a várias disciplinas.

Em termos de definição, parece-nos bastante adequada a que diz ser um sistema qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependente, dotadas de um objetivo. (HANIKA, F. Guia Moderno de Administração. Rio de Janeiro: Forense , 1965, p.9). Dentro dessa conceituação, diríamos, para exemplificar, que um automóvel é um sistema, na medida em que é composto de várias partes- chassis, rodas, carroceria, pneus, motor, etc.- que se inter-relacionam, interatua e interdepende , tendo um objetivo: transporte. Para que compreendamos essa interatuarão e interdependência, basta que nos apercebamos do que acontece quando uma das partes – que chamamos subsistema – não corresponde à expectativa prevista:basta que o subsistema motor não funcione para que o sistema automóvel como um todo também deixe de funcionar, não cumpra seu objetivo primário, que é transportar.

ETAPA 2

PASSO 1

CAPÍTULO 2 - Os conceitos de Inovação

O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente da sua aplicação. De forma sucinta, há quem considere que inovação é a exploração bem sucedida de novas ideias. Segundo Drucker a inovação “é o instrumento específico dos empreendedores, o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com