TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Casos: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera Uniderp

Ciências Contábeis

Comportamento Organizacional

DIMENSÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAl

Adila Dias de Almeida RA 375129

Rosemeire Ap.ª Garcia B. Camilo RA 376892

Prof.ª Mª Cristiane Vinholi de Brito

Sidrolândia, 21 de abril de 2012

Universidade Anhanguera Uniderp

Adila Dias de Almeida Machado

Rosemeire Ap.ª Garcia de Brito Camilo

DIMENSÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas da disciplina de Comportamento Organizacional, como requisito parcial de avaliação do curso de Ciências Contábeis, à Universidade Anhanguera Uniderp, abrangendo os conceitos de comportamento organizacional e suas dimensões nas organizações.

Sidrolândia, MS

2012

Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão do comportamento organizacional, a discussão e a viabilização da Inovação nas Organizações.

As organizações necessitam investir em capacitação e gestão do conhecimento para que assumam uma característica de empresas inovadoras.

Será abordado os conceitos associados à inovação e seus efeitos, descrevendo como implantar uma cultura de inovação nas organizações e onde o processo de motivação tem um papel incentivador para que o novo esteja presente nas organizações.

A Inovação organizacional aplica-se ao desenvolvimento de novas tecnologias para a criação de novos produtos, o que é de suma importância para que a empresa se firme no mercado. E para se firmar no mercado necessita de seus colaboradores e da presença de um líder capaz de motivar uma equipe visando alcançar resultados.

O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Tanto quanto as pessoas são complexas, as teorias que refletem o que elas estudam também são complexas em explicar suas ações, e a percepção e comunicação de um líder são essenciais para a arte de administrar.

Sumário

Introdução........................................................................................05

1 Comportamento Organizacional.................................................06

1.1 Definição de comportamento organizacional..........................06

1.2 Comparação entre definições de CO........................................06

1.3 Quadro Comparativo Sist. Aberto x Sist. Fechado................06

2 Inovação.........................................................................................07

2.1 Efeito da inovação para as organizações.................................07

3 Trabalho em equipe......................................................................08

3.1 Problemas de uma má organização na equipe........................08

4 Percepção e Comunicação............................................................09

4.1 Definição de Percepção e Comunicação...................................09

4.2 Relação entre percepção a arte de administrar......................09

Conclusão do trabalho acadêmico..................................................11

Bibliografia.......................................................................................12

Introdução

Neste trabalho iremos apresentar algumas definições de Comportamento Organizacional, visto que boa parte das organizações tem enfatizado esses ramos como aprimoramento para suas empresas. Sabemos que administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do apenas planejar, organizar e controlar. Hoje com as exigências vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau e que possam atender com qualidade todas essas necessidades.

Faremos comparações entre as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, comunicação, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que abrangem os indivíduos e as equipes nas organizações.

O Comportamento Organizacional está acompanhando os segmentos da sociedade como um campo próprio de estudo e é por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa que as organizações estão buscando o sucesso no mercado. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja cheios de regras e altamente rigoroso, é importante lembrar que as pessoas não são todas iguais e a abordagem de Comportamento Organizacional deve ser de forma contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Contudo, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura. Buscando assim uma nova forma para garantir com que as organizações estejam sempre a frente das mutações.

1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com