TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho Escolar: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Alexandre Costa de Carvalho, RA 416586

Anderson Neves de Assis, RA 434297

Carlos Ronan Rodrigues Vargas, RA 439596

Fernanda Alves Moreira, RA 43186

Kárita Mota Ribeiro da Silva, RA 420793

Rafaela Maracaí Camelo de Sousa, RA 412955

ADMINISTRAÇÃO – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ATIVIDADE SUPERVISIONADA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Tutor à distância:.Yaeko Osak

Tutor Presencial: Altair Teixeira

Brasília, 23 de abril de 2013.

Sumário

Introdução 1

Definição 2

Digite o título do capítulo (nível 3) 3

Digite o título do capítulo (nível 1) 4

Digite o título do capítulo (nível 2) 5

Digite o título do capítulo (nível 3) 6

Introdução:

Comportamento organizacional é uma grade interdisciplinar que combina a compreensão teórica da influência de uma organização sobre o comportamento e atitudes dos colaboradores com aplicações de influências práticas dentro de uma organização. No intuito de alcançar produtividade e bem estar, a organização aborda uma solução com mais rapidez ao detectar um problema, contornando-o de forma precisa para que não traga danos a instituição e prejuízos aos funcionários. Pois, uma equipe bem orientada serve de influência àqueles que aparentam ser um pouco mais desinteressados, influenciado para o crescimento profissional. Devido a estas mesmas serem as responsáveis por uma produção constante e com respectiva qualidade.

Capítulo I:

Definição

O Comportamento Organizacional busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos , grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. Observa-se dois autores que tem o conceito de Comportamento Organizacional:

DEREK Pugh; define comportamento organizacional como “ estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.

JOHN Ivancevich; define comportamento organizacional como “ se preocupa com o estudo do comportamento, das atividades e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional”.

Comparando as definições dos autores citados a cima, constatamos que o comportamento organizacional estuda três fatores do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem de maneira mais eficaz.

Sistemas Abertos: são aqueles que são influenciados e influenciam o meio ambiente através das entradas e saídas, sejam elas quais forem. Trocam matéria e energia constantemente com o meio ambiente. O melhor exemplo de sistemas abertos são as organizações em geral e as empresas em particular, todos os sistemas vivos e, principalmente, o homem. Nas organizações não existe uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são abertas e permeáveis isto é, as fronteiras do sistema são fechadas.

Sistemas Fechados: Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente, não influenciando nem recebendo influência do mesmo. O melhor exemplo de sistemas fechados são as máquinas, os motores e quase toda a tecnologia inventada pelo homem. Há uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente

Sistemas Aberto- Fonte de Pesquisa - Chiavenato |Sistemas Fechado- Fonte de Pesquisa- Chiavenato

empresa para ser vista como um “sistema aberto” ela é uma empresa transparente, com seus negócios voltados para meio ambiente externo.

operações cotidianas de entradas, processamentos e saídas. A globalização exige das empresas aumento de seu grau de influência do meio ambiente com qualidade, flexibilidade, dinamismo. Capacidade de gestão situacional, planejamento, competência de seus processos e sistemas, tornando – os abertos para resistir seus processos e sistemas, tornando – os abertos para resistir

Nos sistemas empresariais fechados não existe influência da empresa com o meio ambiente externo Conceitua – se o sistema fechado como: isolado, independe sistêmico , que não permite influência do meio ambiente

Capítulo II:

Foi realizada uma pesquisa sobre Inovação, com a qual concluímos que a maioria das pessoas confunde inovação com investimento. A maioria investe no seu negócio com o uso do seu capital, para compra de novos produtos, e de novas tecnologias e assim tentam fidelização do cliente. Já no quesito inovação não são eles que fizeram ou aprenderam uma forma de inovar o seu cotidiano e sim fazem uso de tecnologia ou produtos que inovaram o seu modo de trabalhar.

De acordo com o diretor do CEIC, Michel Ryan, o Brasil tem alguns pontos fortes para inovação, infelizmente a pesquisa não chega ao mercado porque o ambiente é o pouco motivador para a inovação.O Brasil ficou atrás de países como China e Ìndia quando se fala em capacidade de transformar o conhecimento em valor. De acordo com Ryan o Brasil não tem que se espelhar só nos países vizinhos e sim nos casos de sucesso, como por exemplo a Embratel ou o agronegócio.O Brasil precisa de uma cultura, já aprendendo a ser empreendedor desde a escola. Segundo Ozires Silva diretor –presidente da universidade de Santo Amaro, temos uma burocracia amarrada, vivemos em ambiente de hostilidade para a inovação. Já em relação a qualidade o Brasil teve um salto porque as empresas investiram em qualidade .

As organizações estão cada vez mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com