TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho Escolar: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 6

8

1. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

2. REFERENCIAS 10

1. INTRODUÇÃO

Na área da administração existem dois conceitos muito importantes: Eficiência e eficácia. É através delas que observamos se uma organização está desempenhando seu papel com sucesso ou não. A eficiência é a capacidade de se obter um bom produto e a eficácia é fazer isso da melhor maneira possível. Administrar uma empresa vai muito além de tarefas básicas, como planejar, organizar e controlar. O comportamento organizacional nos proporciona diversas ferramentas que vão de certa maneira nos auxiliar na gestão de uma organização. Já sabemos que todas as pessoas tem sua personalidade única e é através dos estudos do comportamento que aprendemos a lidar com as pessoas de uma forma geral ajudando a prever, compreender e explicar os mais diversos comportamentos dentro de uma entidade. Uma organização depende muito do material humano para a sua sobrevivência. É preciso entender, treinar e desenvolver o profissional que nela atua, pois é ele quem a representa. O mercado precisa de gestores mais preparados para lidar com equipes e suas diversas diferenças pois só assim poderá montar uma excelente equipe capaz de consolidar e desenvolver uma imagem positiva para a empresa.

2. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Podemos definir que o comportamento organizacional consiste em um estudo de indivíduos alinhados em um mesmo objetivo, isto é, focar ações e atitudes a um indivíduo ou a um grupo de colaboradores dentro de uma organização. No intuito de alcançar lucro, produtividade, promover cidadania e reduzir a ausência dentro da equipe. A relação entre indivíduos ou outros elementos, estrutura e tecnologia, são fundamentais para a sobrevivência de qualquer instituição. A motivação e a relação da empresa com seus colaboradores é extremamente importante para o desenvolvimento profissional e de caráter de cada colaborador. Serve para desenvolver suas relações interpessoais e até mesmo para identificar futuros líderes ou gestores.

2.1 Sistemas abertos e Sistemas Fechados:

Fizemos uma comparação entre os autores James Bowditch, Anthony Buono e Marco Araujo sobre sistemas abertos e fechados. Sistemas abertos interagem e são influenciados pelo meio ambiente. Um exemplo seriam as plantas, enquanto que os sistemas fechados não possuem relação com o meio ambiente, um exemplo seriam as máquinas..

2.1 TABELA COMPARATIVA:

Sistema Aberto Sistema Fechado

- Bowditch L. James

- Buono F. Anthony

(Livro Elementos do Comportamento Organizacional Pág. 15) Sistemas que interagem com seu meio ambiente e sejam influenciados por forças externas são definidos como sistema aberto. Sistemas biológicos e sociais, como células, planta, homem, organização e sociedade. Sistemas completamente autossuficientes, que não envolvam qualquer interação com o meio ambiente são chamados sistemas fechados. Como sistemas físicos, as máquinas, o relógio e o termostato.

- Araujo A. Marco

(Administração de Produção e Operações Pág. 5) Precisam interagir com o ambiente externo para sobreviver. Para melhor entendimento de seus funcionamentos recomenda-se subdividi-los em processos industriais (manufaturados) e serviços (operações). Não precisam interagir com o ambiente para sobreviver. Também chamados de mecânicos, porque recebem poucas interferências externas que prejudiquem seu funcionamento, por isso são previsíveis e determinísticos.

3. VELOCIDADE E OS EFEITOS DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES

“Inovar é ter uma ideia que seus concorrentes ainda não tiveram e implantá-la com sucesso. A inovação faz parte da estratégia das empresas: seu foco é o desempenho econômico e a criação de valor.” (Moysés Simantob e Roberta Lippi - Editora Globo 2003):

Diante da pesquisa feita com os mais diversos profissionais observamos que a maioria julga a inovação como a criação ou renovação de ideias, em contra partida poucos participaram ate hoje de uma reunião de brainstorming, o que na nossa opinião é fundamental para o desenvolvimento de uma organização e que nos leva também a uma outra questão: “O Brasil é um País inovador?”. Sim, o Brasil é um País inovador, porém nossos gestores, diretores e empreendedores não estão dando a devida atenção a seus funcionários, o Brasil é um País de talentos, mas é fundamental que a gente escute o que eles tem a nos oferecer, afinal, não existem ideias ruins, as que não forem usadas naquela momento, serão usadas em uma outra oportunidade ou situação. Segundo uma pesquisa da universidade de Washington, o Brasil tem pontos fortes a seu favor quando falamos de inovação tecnológica, pois possui recursos humanos e qualidade para isso, o que falta é um sistema encorajador para que as empresas invistam em pesquisas tecnológicas. O que as empresas brasileiras precisam saber é que é fundamental inovar, os clientes estão cada vez mais exigentes e esse fator tem contribuído para que empresas estrangeiras venham se instalar aqui, aumentando ainda mais a competitividade. Esse fato aliado com a grande concorrência com a internet e o fácil acesso as informações, aquele empresário que não estiver preparado estará fora do mercado.

4. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE EQUIPE, ESTILOS DE ATUAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com