TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Pesquisas Acadêmicas: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.967 Palavras (8 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL ULIANÓPOLIS-PA

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Cleonilton de Souza RA 427347

Edivaldo Sousa Barros RA 417858

Manoel Alves Souza Filho RA 427352

Maria Helena Oliveira da Silva RA 414706

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Professor EAD: Mª Yaeko Osaki

Ulianópolis-PA 19 de Abril de 2013.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL ULIANÓPOLIS-PA

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Cleonilton de Souza RA 427347

Edivaldo Sousa Barros RA 417858

Manoel Alves Souza Filho RA 427352

Maria Helena Oliveira da Silva RA 414706

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho solicitado para fins de avaliação da disciplina de COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, apresentado à banca examinadora da Faculdade Anhanguera UNIDERP.

Ulianopolis 19 de Abril de 2013.

Introdução:

Enfocaremos neste, aspectos relevantes sobre o comportamento organizacional, que é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, tais definidos pelos autores encontrados em pesquisa (Kleber Gonçalves e Fabio Oliveira) .

Nas argumentações dos mesmos o funcionamento das organizações tem sido objeto de analise de muitos pesquisadores, cujos estudos resultam em teorias e conceitos na busca de conhecer e propor melhorias as organizações.

Vários são os aspectos estudados, dentre os quais os pensamentos sistêmicos e complexos, as organizações vistas como sistemas fechados e abertos.

1. Desenvolvimento do CO.

O estudo do comportamento organizacional oferece desafios e oportunidades para os executivos. Ele aponta para diferenças e ajuda os executivos a perceber o valor da diversidade da mão-de-obra e quais as práticas que precisam ser modificadas quando se opera em diferentes países. Este estudo pode melhorar a qualidade e a produtividade dos funcionários, mostrando aos executivos como dar autonomia ao seu pessoal e como elaborar e implementar programas de mudanças, melhorar o atendimento ao cliente e ajudar os funcionários a equilibrar vida pessoal e profissional.

Os administradores sempre devem levar em conta às influências internas e internas (na lógica do sistema aberto) a organização que afetam diretamente o seu trabalho, independente da natureza da organização em que dirige. Sua tarefa é criar um ambiente para o esforço grupal que permita aos indivíduos contribuírem para os objetivos do grupo com a utilização da menor quantidade possível de recursos como dinheiro e tempo. Precisam saber se os esforços de seus subordinados são eficientes e eficazes.

Devemos salientar que todo o trabalho de administração exige um enfoque sistêmico e que a prática sempre deve levar em conta as situações contingenciais específicas. Não existe um modelo padrão determinado de administração, pois depende de todo um conjunto, já abordados nas diversas teorias, ou seja, das pessoas, das tarefas, do ambiente interno e externo, das estruturas, da tecnologia, dos princípios, normas e sistemas, da relação interpessoal, uniformidade e assim sucessivamente, de acordo com cada peculiaridade de organização e de seus sistemas. Sendo estes sistemas abertos ou fechados.

1.1 Comparativo Sobre os Conceitos de CO.

• Sistema Abertos: Possui fluxos de entrada e saída, e importação e exportação com ambiente.

Ex: Organismos vivos.

• Sistema Fechados: Não precisam interagir com o ambiente para funcionar.

Ex: Maquinas, relógios.

(Bertalanffy e Capra)

www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-0330-1.pdf

1.2 Quadro Comparativo de Sistemas.

Sistema Aberto Sistema Fechado

Nos sistemas empresariais abertos existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são dependentes e necessitam da influência ambiental externa, plenamente integrada e interagindo com o mundo, viabilizando sua existência e perenidade.

Neste caso, o conceito de Sistema Aberto também tem relações de troca e interdependência dos demais sistemas a sua cerca, com abordagem sistêmica e possibilitando receber influências e influenciar os outros sistemas externos a ele.

Nos sistemas empresariais fechados não existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com