TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Dissertações: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 8

TABELA DE COMPORTAMENTOS INDIVIDUAL

PERSONAGEM CARGO TRAÇOS DE PERSONALIDADE DIFICULDADE DE PERCEPÇÃO

ALBA LORENZÃO SÓCIA EXTROVERSÃO DESINTERESSE COM OS ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS DA EMPRESA.

ANITA TULIO JORDÃO BANHO EXTROVERSÃO INDISCIPLINA – NÃO CUMPRE COM AS NORMAS DE CONTROLE DE ESTOQUE, POR EXEMPLO, DA EMPRESA.

ÉDER SELES TOSA ESTABILIDADE EMOCIONAL AUTO CONFIANÇA DEMAIS CHEGANDO A DESRESPEITAR OS COLEGAS DE TRABALHO.

ELAINE WERNER VENDAS EXTROVERSÃO FALTA COMPROMETIMENTO E MOTIVAÇÃO.

IARA SANTOS NÃO MENCIONADO NO DOSSIÊ NÃO HÉ COMO IDENTIFICAR TRAÇOS E DIFICULDADE POR NÃO CONTER INFORMAÇÕES SOBRE ESTA PESSOA.

JOÃO MARIA LORENZÃO SÓCIO ABERTURA À EXPERIÊNCIA FALTA COMPROMETIMENTO E MOTIVAÇÃO.

LÉIA JULIO JORDÃO BANHO EXTROVERSÃO INDISCIPLINA – NÃO CUMPRE COM AS NORMAS DE CONTROLE DE ESTOQUE, POR EXEMPLO, DA EMPRESA.

LEILA XAVIER VENDAS EXTROVERSÃO FALTA COMPROMETIMENTO E MOTIVAÇÃO.

RUI LEME GERÊNCIA CONSCIÊNCIA FALTA DE COMUNICAÇÃO COM UM DOS SÓCIOS.

RELATÓRIO 01

O trabalho realizado pelos colaboradores define o sucesso da organização. A pessoa que conhece seus limites e deficiências, terá mais condições de captar o que está acontecendo à sua volta. Para administrar uma empresa deve-se perceber o comportamento dos indivíduos que nela atuam.

Os proprietários Alba Lorenzão e João Maria, não conhecem o trabalho um do outro. O João desconhece a importância do trabalho da sócia, exigindo que ela participe das questões administrativas da empresa. Por outro lado a Alba critica o trabalho do sócio, mas não demonstra nenhum interesse em tal trabalho.

O descontrole no estoque prejudica as vendas, gerando o aumento no índice de absenteísmo (faltas) e desmotivação por parte das vendedoras. Por outro lado a falta de profissionalismo e a incapacidade de superar obstáculos, buscando novos caminhos, faz com o trabalho das vendedoras não seja satisfatório, tanto para a empresa quanto para elas mesmas.

O responsável pela tosa, Éder Seles, é um profissional muito competente, mas excesso de confiança e desprezo para com os colegas de trabalho acaba atrapalhando o desenvolvimento e um bom andamento do trabalho, gerando conflitos, e causando desgaste no relacionamento profissional.

A falta de controle na aquisição de produtos da loja pela equipe do banho gera problemas no controle, afetando a gerência e a equipe de vendas. As colaboradoras Anita, e Léia, desrespeitam o trabalho do Rui, gerente de loja, pegando produtos sem prévio aviso, atrapalhando o controle de estoque.

Só reclamar de falta de controle na aquisição de produtos da loja não resolverá o problema do Rui, Gerente. Este demonstra um comportamento de conforto, pois não leva à administração tal problema enfrentado no seu departamento.

Percebemos que não houve um planejamento eficiente, com normas, procedimentos, regulamentos internos e treinamentos necessários para que se pudesse chegar a excelência num todo, seja na parte administrativa ou operacional.

O gerente Rui Leme, tenta fazer um bom trabalho, mas, problemas citados acima, torna complicado o controle interno. Por outro lado, caberia a ele organizar uma reunião para definirem normas internas de procedimentos. Rui precisa ser mais ativo na administração, criando controle, apresentando o seu parecer à diretoria, apontando os problemas dando sugestões de melhora para os mesmos.

A queda no faturamento de 4%, conforme dossiê, pode ser atribuída à questões abordadas anteriormente, como falta de controle, excesso de auto confiança, desmotivação, falta de comprometimento e desrespeito à hierarquia da instituição.

Concluímos que os sócios, Alba Lorenzão e José Maria, precisam trabalhar em com sintonia. Seria necessária uma reunião de pessoal para definirem os pontos críticos que cada um tem percebido ao longo do tempo. Precisam estabelecer metas, e trabalhar em equipe para o cumprimento das mesmas.

A Alba deveria procurar uma formação na área administrativa para ter mais conhecimentos do trabalho do sócio e participar mais dos assuntos de interesse administrativo do Pet Shop. Por outro lado o João Maria também deveria estar presente no trabalho da sócia.

Éder Seles, é um ótimo profissional, mas, problemas de convivência dentro do Pet Shop gera um clima desagradável entre os colaboradores. Cabe a Alba alertar o seu funcionário, sobre o seu comportamento em relação aos seus colegas.

Os sócios deveriam criar incentivos para os vendedores, para que posso recuperar o faturamento perdido. Criar metas premiando quem atingir as mesmas.

Nota-se que o Pet Shop não tem um PLANO DE NEGÓCIO, pois se te o tivesse teria um resultado favorável. O plano de negócio seria a organização necessária e citada acima no relatório, que está sendo cobrada por parte do gerente. É o plano que organizaria a empresa, seja na parte administrativa quanto na operacional.

A Iara não foi citada no Dossiê. Ela poderia ser o elo entre toda a organização. Não sabemos ao certo a função dela, mas a empresa precisa de uma pessoa para exercer tal função.

TABELA DE MOTIVAÇÃO DOS GESTORES

PERSONAGEM CARGO FATOR QUE MOTIVA FATOR QUE DESMOTIVA

ALBA LORENZÃO SÓCIA PAIXÃO PELOS ANIMAIS

TRABALHAR COM O QUE GOSTA DESPREPARO

JOÃO MARIA LORENZÃO SÓCIO PAIXÃO PELOS ANIMAIS

REALIZAÇÃO PROFISSIONAL FALTA DE SUPORTE DA SÓCIA

RUI LEME GERÊNCIA CARGO EXERCIDO

RECONHECIMENTO DO JOÃO MARIA. FALTA DE RESPEITO COM O NÍVEL HIERÁRQUICO

DESORGANIZAÇÃO

==============================================================================================================================================================================================================

ETAPA 3

PASSO 1

1-Os colaboradores se agrupam dentro da empresa de formalmente, não há fatos que comprovem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com