TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Exames: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  2.452 Palavras (10 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 10

UNIDERP – ANHANGUERA

POLO BAURU

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

GINES PALASSON JUNIOR

RA: 6504232631

LILIAN TABANEZ

RA: 6397245742

ROSEMEIRE CONCEIÇÃO DE SOUZA

RA: 6580257166

RUTE SARA MOREIRA

RA: 6517286580

THALITA CRISTINE CASERTA

RA: 6791388595

CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFª YAEKO OSAKI

PROFª ROSELI BENETTI JALORETTO

Bauru, 23 de abril de 2013.

INTRODUÇÃO

Sabemos que administrar uma empresa atualmente requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerencia como planejar, organizar, dirigir e controlar.

Para se administrar com sucesso, à compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho é essencial na organização, e com base nesse estudo trabalha o Comportamento Organizacional, que investiga desde a percepção e a atitude das pessoas até suas relações com a liderança e poder.

Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes, cada pessoa tem uma personalidade própria, que é formada ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, sendo assim, as organizações também apresentam uma cultura que conduz seus indivíduos, a se comportarem dentro de certos padrões de condutas comportamentais, que expressam os princípios, normas e os valores da organização.

O ser humano é papel determinante do sucesso ou fracasso organizacional, pois é através de sua competência e suas atitudes que as empresas criam diferenciais que lhes concede vantagem competitiva. Nas empresas, a compreensão do trabalhador e suas ações são de suma importância para os gestores, sabendo que através deste que se consegue compreender o movimento dos grupos e a dinâmica organizacional.

É essencial que as empresas incentivem seus funcionários a apresentar suas idéias, seus pontos de vista e a buscar sintonia com as estratégias das organizações através de diálogo e exposição de seus valores pessoais, assim a organização passará a lidar com as diferenças, formando então uma base para o crescimento coletivo, e consequentemente para a evolução empresarial.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1. Conceito de Comportamento Organizacional:

Comportamento Organizacional consiste no estudo de indivíduos, grupos e estruturas dentro da organização, tendo com objetivo a melhoria no ambiente de trabalho, preocupada com a satisfação do trabalho visando à eficiência e a eficácia, reduzindo, por exemplo, o absenteísmo e rotatividade de funcionários.

2. Principais Metas:

Explicação: identifica causas ou razões que levaram a tais acontecimentos ou fatos.

Previsão: lidar com eventos futuros prevendo resultados alcançados.

Controle: tem como objetivo controlar o comportamento do ser humano dentro da organização, sendo uma contribuição valiosa a organização, pois gera a eficácia.

3. Oportunidades e desafios:

Oportunidades:

• Aumento da produtividade

• Aprimoramento das habilidades humanas

• Adaptação com diversas pessoas no ambiente de trabalho

• Empoderamento dos funcionários

Desafios:

• Administração da diversidade da força de trabalho

• Estimulação da criatividade e tolerância às mudanças

• Saber lidar com a temporariedade e a convivência com flexibilidade, a espontaneidade, imprevisibilidade

• Ajudar a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos funcionários

• Lidar com a queda da lealdade dos funcionários na organização

• Manter os trabalhadores motivados e a competitividade global das organizações

• Criar um clima eticamente saudável para seus funcionários

QUADRO COMPARATIVO DE DEFINIÇÕES SOBRE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Conceito:

Análise do Grupo:

Robbins (2002:6): “comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”.

O Autor define CO sendo um estudo de investigação ao comportamento de todo individuo grupo e a estrutura em prol da melhoria da eficácia.

Casado (2007:214): “comportamento organizacional é o conjunto de conhecimentos sobre o homem e sua interação com as demais pessoas, com seu trabalho e com outros aspectos da vida organizacional, que ajudam no entendimento das questões humanas e que concorrem para o atendimento dos objetivos organizacionais e para o desenvolvimento pleno do potencial humano”.

A autora define CO sendo um conjunto de conhecimentos sobre os indivíduos e suas ações, utilizado como ajuda ao entendimento e ao potencial humano.

Fonte: Crédito dos autores

QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com