TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Monografias: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

Histórico

As práticas que constituem o Comportamento Organizacional de hoje tiveram suas origens a partir da revolução industrial do século XVIII e XIX.

As invenções dessa época, criaram novas formas de trabalho. As grandes linhas de montagem que se criaram, exigindo um número maior de trabalhadores, impactou drasticamente os poucos gerentes que havia nas empresas.

O campo do Comportamento Organizacional, observamos hoje uma evolução nas suas estruturas e processos de pequenos grupos para uma perspectiva de grandes subsistemas, contribuindo para a compreensão e solução de problemas de trabalho por meio de diferentes possibilidades de intervenção.

Os gerentes nas organizações

A cobrança das empresas nas organizações são cada vez maiores, exigindo das pessoas e, principalmente, dos seus gerentes maneiras diversificadas e seguras de se alcançar melhores resultados. Atualmente, os gerentes devem ser capasses de resolver situações complexas, exigem habilidades diferenciadas.

Com a grande concorrência no mercado, passou a ser de maior importância para os gerentes conhecer da melhor forma e em profundidade os fatores relacionados ao comportamento humano, como a importância das percepções, a influência das atitudes e a abrangência dos nossos valores.

Percepção

A medida de perceber adequadamente o comportamento e a experiência do outro depende de nossas relações com as pessoas.

A pessoa que, continuamente, busca uma maior consciência sobre si, sobre o outro e o mundo, tem maior probabilidade de perceberas situações e de se relacionar, diferentemente daquela que se comporta de maneira rígida, preconceituosa, em face dos valores dos outros, quando estes são diferentes dos seus.

Atitudes

O intendimento do meio social e dos outros, na organização das informações recebidas e as relacionamos com pontos positivos ou negativos. A estas habilidades chamamos de atitudes.

Valores

A maneira como vemos a vida, as pessoas e o mundo depende dos nossos valores. Eles são componentes dos nossos modelos mentais.

Valores virtuosos como disciplina, lealdade, honestidade, perseverança e respeito encontram-se presentes na missão de organizações e têm sido responsáveis pela longevidade e credibilidade de algumas, por longas décadas.

Os valores relacionados ao comportamento humano no trabalho resolve o sucesso profissional.

Grupo de alto desempenho

Na empresa moderna é nítida a preocupação e importância dos grupos para o alcance de melhores resultados.

A gerência que conhece as fases de desenvolvimento de um grupo sabe que não pode cobrar resultados enquanto os indivíduos que trabalham juntos não tenham resolvido algumas questões entre eles. Vários são os fatores que podem impedir um bom rendimento do grupo, como o seu tamanho, o grau de motivação de seus membros, a falta de coesão, dificuldades de comunicação e até mesmo normas restritivas ao seu bom funcionamento.

Algumas providências são eficazes quanto ao bom funcionamento de um grupo, a saber: favorecer a integração das pessoas, observar a liderança voltada para atarefa, tanto quanto os fatores de manutenção do grupo que dizem respeito às questões sociais, bem como favorecer, sempre, uma maior coesão das pessoas.

Valorização da diversidade

Em muitas empresas, prevalece um padrão para ingressar ou ocupar determinados cargos na empresa. Por exemplo, o padrão para ocupar cargos de gerência geralmente era o de homens brancos, mulheres e negros ocupavam cargos de menor importância na hierarquia.

Hoje essa concepção está mudando. Já se encontram negros em cargos expressivos nos diferentes segmentos do mercado de trabalho e as mulheres já vêm ocupando cargos mais elevados na hierarquia, nas áreas pública, privada e política, antes só ocupados por homens. Potencialmente, a empresa aberta para o diferente, para o novo, tem mais possibilidade de gerar mais resultados.

Entende-se que um ambiente constituído por profissionais de diferentes formações, com diferentes histórias de vida, tem maior chance de fazer uma leitura de mundo muito mais abrangente, visualizar ângulos não percebidos por muitos, apresentar idéias originais e usar referências pouco comuns. O fato de a empresa ter entre seus membros pessoas diferentes não a torna mais inovadora. É preciso que se criem espaços para a inovação. Só então as diferenças se complementarão e serão geradoras de novos conhecimentos.

Para a implantação de um programa de valorização da diversidade não basta adaptar o ambiente para receber as pessoas. Trata-se, antes de mais nada, de uma mudança na cultura da empresa.

A busca do trabalhoconjunto exige, do gerente, habilidades que em outros tempos não eram imaginadas e que agora são consideradas essenciais: o controle emocional, a empatia, a sociabilidade, o saber ouvir, dar e receber feedback, etc.

Em uma época em que, nas organizações, é tema recorrente a qualidade de vida, o respeito aos direitos humanos, a preocupação pelo bem-estar dos seus colaboradores, pode soar de forma no mínimo estranha a expressão assédio moral. Porém, mais estranho é ainda existirem gestores que administram pelo medo, pela coação e pelo autoritarismo.

O assédio moral acaba acontecendo e se repetindo em muitas empresas em razão do medo, por parte daqueles que são vítimas, de perder o emprego, pois as denúncias de assédio, em sua maior parte, apontam como autores pessoas hierarquicamente superiores.

Mudança

O ser humano está em permanente mudança e as organizações em que ele participa estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com