TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Artigo: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  4.002 Palavras (17 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Curso de Tecnólogo em Logística

Comportamento Organizacional

SIMONE MUNIZ DA SILVA RA:

TALITA MORENO RA:

CARINA SILVA CARVALHO RA:

DAVID DA SILVA RA:

SAMUEL

ATIVIDADE AVALIATIVA – ATPS

Professor EAD:

Nome do tutor presencial:

Professor tutor a distancia:__________

Jundiaí – SP

Abril – 2013

INTRODUÇAO

Comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos têm sobre o comportamento das organizações, com o propósito de utilizar esse reconhecimento para promover melhorias e eficácia organizacional. É uma área que estuda três fins de comportamento nas organizações: individuo, grupos e estrutura, compreender o Comportamento Organizacional é um desafio, pois ao longo do desenvolvimento apresentam uma cultura que conduz os indivíduos a se manifestar dentro dos padrões, normas e valores.

Introdução

Neste trabalho vamos definir o que é Comportamento Organizacional, que é muito usado nas empresas e necessário para que as empresas alcancem mais sucesso na sua gestão e no trabalho na empresa, o Comportamento humano é muito complexo, pois cada pessoa tem uma forma de agir e de trabalhar o estudo do Comportamento é muito importante para que as empresas tenham um comportamento organizacional, pois com isso o problema é conflitos das empresas podem ser resolvidos com maior facilidade e organização. As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando dentro de Organizações. A produção de bens e serviços não pode ser desenvolvida por pessoas que trabalham sozinhas. Quanto mais industrializada for à sociedade, tanto mais numerosas e complexas se tornam as Organizações. Estas passam a criar um tremendo e duradouro impacto sobre as vidas e sobre a qualidade de vida dos indivíduos. Sejam quais forem os seus objetivos – lucrativos, educacionais, religiosos, políticos, sociais, filantrópicos, económicos, etc. – as organizações envolvem tentacularmente as pessoas que se tornaram mais e mais dependentes da atividade organizacional. À medida que as Organizações crescem e se multiplica maior se torna a complexidade dos recursos necessários à sua sobrevivência e ao seu crescimento. De um lado as Organizações são constituídas de pessoas. Por outro lado as Organizações constituem para as pessoas um meio pelo qual elas podem alcançar muitos e variados objetivos pessoais como um mínimo de custo, de tempo, de esforço e de conflito, os quais não poderiam ser alcançados apenas através de esforço individual.

ETAPA 1

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/comportamento-organizacional-principios/13911/ acessado em 19/03/13 as 14:50

Stephen P. Robbins

" Comportamento organizacional consiste no comportamento humano e suas habilidades e do impacto que essas habilidades tem dentro da organização, que é influenciado pela cultura organizacional. Levando em consideração que pessoas são indivíduos distintos entre si, logo possuem comportamentos diferenciados e próprios, e como lidar com essas diferenças, integrar pessoas as necessidades da organização não é uma tarefa fácil, é necessário um estudo de três determinantes ; indivíduos, grupos e estrutura organizacional.

De forma que através deste estudo e conhecimento adequado de cada determinante, possa se aplicar esse conhecimento obtido para fazer com que a organização trabalhe com maior eficácia. Para aplicar e gerenciar tal conhecimento aplicá-lo na organização é fundamental que executivos exerçam, planejamento, organização, liderança e controle, para isso as relações interpessoais são essenciais, já que estão diretamente ligados a pessoas, de diferentes raças e culturas, que precisam estar alinhadas como o planejamento estratégico da organização. Integrá-los e liderá-los é uma tarefa difícil e de logo prazo, já que não se preocupavam com essa integração a antigamente, levar todos os funcionários de uma organização a um entendimento e total compreensão de sua missão , consiste na necessidade do estudo do comportamento organizacional dentro da organização"( Stephen P. Robbins)

Fonte: Livro Comportamento Organizacional - Stephen Paul Robbins, Editora Pearson Education Do Brasil LTDA

2- COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional consiste na forma de se portar diante de novas inovações e mudanças, sendo hábil a motivação, liderança, treinamento etc.

Focando ações e atitudes dos indivíduos do grupo no ambiente das organizações, no intuito de alcançar produtividade, reduzindo o absenteísmo e a rotatividade promovendo assim cidadania organizacional e melhorando o comportamento ético criando um clima saudável para seus funcionários no qual possam realizar seu trabalho com produtividade e confrontando o mínimo de ambiguidade em relação ao que se constitui em comportamentos certos ou errados. O método cientifico nos auxilia a explicar até que ponto, redigir o comportamento das pessoas dentro da organização, sendo assim o comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional.

Comportamento Organizacional é exatamente o controle do comportamento humano, assim melhorando suas habilidades no trabalho como: motivação, liderança, treinamento, satisfação, avaliação de desempenho e comunicação.

O ser humano é um integrante fundamental nas organizações, e suas ações impactam diretamente nos resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com