TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Dissertações: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL................................................................ 4

O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?................................................. 4

INOVAÇÃO ...................................................................................................................... 5

FRACASSO NO AMBITO DA LIDERANÇA................................................................ 7

COMUNICAÇÃO PARA O CONTEXTO EMPRESARIAL....................................... 8

PERCEPÇÃO..................................................................................................................... 8

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL VERSUS COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ........................................................................................................

8

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E SUAS FORMAS DE PLANEJAMENTO...... 8

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................ 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................. 11

INTRODUÇÃO

O presente Trabalho de Graduação tem como objetivo o aprendizado a respeito da matéria de Comportamento organizacional, por meio de Cursos de Administração. O presente estudo discorre sobre O Comportamento Organizacional, qual sua influencia nas empresas e sobre os colaboradores, como deve ser tratado pelos gestores.

Falaremos também sobre o tema inovação, qual sua importância nas empresas atualmente, como ela pode fazer diferença no mercado atual, os desafios dos lideres e como são enfrentados estes desafios através da comunicação, e sua importância para a gestão, os tipos de comunicação e sua influencia no ambiente de trabalho.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?

É o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa, como o comportamento individual pode modificar o comportamento de todo um grupo, de como é o comportamento de cada pessoa em relação ao grupo, como as atitudes de cada um é influenciada por esta convivência, e sua cooperação para alcançar os objetivos. O Comportamento Organizacional tem como foco a organização como um todo, vai desde o gestou ao funcionário, seu propósito é explicar, prever e controlar o comportamento humano. Após identificada as causas dos acontecimentos facilita a prevenção de acontecimentos futuros, tendo assim um maior controle sobre os acontecimentos que poderão futuramente intervir no meio de trabalho, pois a produtividade de um trabalhador esta diretamente ligada a sua satisfação no ambiente de trabalho.

O administrador deve estar preparado para lidar com diversos desafios (raça, sexo dos participantes, mulheres, deficientes, idosos, homossexuais, entre outros.), ele tem por desafio motivar os trabalhadores, manter a competitividade global da organização, criar um clima eticamente saudável para seus funcionários, ambiente o qual todos possam desempenhar suas funções com o máximo de sua capacidade, pois um trabalhador que é valorizado busca sempre inovar e alcançar suas metas.

O estudo do Comportamento Organizacional é importante para todos os setores da empresa, pois todos os setores dependem entre si para terem bons resultados.

Autores como Stephen Paul Robbins, e Idalberto Chiavenato descrevem Comportamento Organizacional da seguinte maneira:

Já Chiavenato (1999, p.304), o Comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações, como é o comportamento das pessoas dentro deste grupo, é uma ciência interdisciplinar, já que a empresa é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar os objetivos traçados se as pessoas que compõe o grupo coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que jamais alcançariam individualmente, já Robbins descreve da seguinte maneira,

“Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização. “ (1999:6)

O autor Max Weber defendia que o Sistema Fechado era o mais adequado as empresas seguirem, este sistema é formado por metas e objetivos bem racionais, o homem era visto como uma maquina deveria seguir diretrizes como obedecer a uma unidade de comando, subordinar-se a seus interesses, o trabalho deveria ser dividido devia-se ter autoridade, responsabilidade e disciplina, as remunerações eram de acordo com os cargos, visando manter a ordem através de um plano de cargos e salários.

O Sistema Aberto ao contrario do Fechado, tem como sendo o conjunto da organização o interesse principal, o poder não esta centralizado apenas na mão do dono da empresa, os funcionários exercem mais de uma função e tem com isso a oportunidade de enriquecimento de seu trabalho podendo assim ser estimulado a atingir suas metas e almejar novo cargo.

INOVAÇÃO

Inovação significa novidade, idéias, objetos e métodos que são desenvolvidos e não assemelham-se a padrões anteriores, busca melhorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com