TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Dissertações: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 4

Comportamento Organizacional

O campo de estudo do comportamento organizacional

(texto de S. Robbins, adaptado)

O estudo das pessoas no trabalho é geralmente chamado de estudo do comportamento organizacional.

Definição: a disciplina de comportamento organizacional refere-se ao estudo sistemático das ações e das atitudes que as pessoas apresentam dentro das organizações. A disciplina de comportamento organizacional – suas teorias e conclusões – baseia-se em grande número de pesquisas sistematicamente elaboradas.

O que essa disciplina estuda sistematicamente? Ações (ou comportamentos) e atitudes! Mas, não é qualquer ação ou atitude. Três tipos de comportamento têm se comprovado consistentemente importantes determinantes do desempenho dos funcionários: produtividade, absenteísmo e rotatividade. A importância da produtividade é óbvia. Os administradores certamente preocupam-se com a quantidade e a qualidade dos resultados obtidos individualmente por seus funcionários. Mas, o absenteísmo e a rotatividade podem afetar negativamente os resultados. Em relação ao não comparecimento ao trabalho, é quase impossível um empregado ser produtivo se estiver ausente. Além disso, um alto índice de rotatividade aumenta os custos e pode trazer pessoas menos experientes para a empresa. Mais recentemente, um quarto tipo de comportamento – a cidadania organizacional – mostrou-se importante para a determinação do desempenho dos funcionários. A cidadania organizacional é um comportamento discricionário que não faz parte das exigências funcionais de um funcionário, mas que ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização. Exemplos desse tipo de bom comportamento são: ajudar os colegas nas equipes, oferecer-se voluntariamente para tarefas extraordinárias, evitar conflitos desnecessários e elogiar o trabalho do grupo e da empresa.

O estudo do comportamento organizacional também se volta para a questão da satisfação no trabalho, que consiste em uma atitude. Os administradores precisam se preocupar com isso porque: parecer haver uma ligação entre a satisfação no trabalho e a produtividade; a satisfação parece estar negativamente relacionada ao absenteísmo e à rotatividade e pode-se argumentar que os administradores têm uma responsabilidade humanística de oferecer empregos que sejam estimulantes, intrinsecamente gratificantes e que proporcionem satisfação.

A psicologia e a sociologia são disciplinas bem conhecidas que estudam o comportamento, mas não se concentram exclusivamente no que se refere ao comportamento no trabalho. Por outro lado, o comportamento organizacional refere-se especificamente a esse tema e isso acontece dentro das organizações. Organização é uma unidade social coordenada de maneira relativamente contínua, com o intuito de atingir um objetivo comum. Ela se caracteriza por papeis formais que se definem e modelam o comportamento de seus membros. Dessa forma, o estudo do comportamento organizacional abrange as pessoas em diversas organizações, como indústrias e empresas de serviços, escolas, hospitais, igrejas, unidades militares, associações de caridade e órgãos públicos municipais, estaduais ou federais.

O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apoia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e as ciências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com