TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Monografias: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  2.107 Palavras (9 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Atividade Avaliativa - ATPS

Comportamento Organizacional

Prof. EAD

NOME: RA:

NOME: RA:

NOME: RA:

NOME: RA:

NOME: RA:

CIDADE / ESTADO

ANO

NOME: RA:

NOME: RA:

NOME: RA:

NOME: RA:

NOME: RA:

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof. EAD

Professor tutor presencial

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Comportamento Organizacional para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

CIDADE/ ESTADO

ANO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Elaborar uma definição de Comportamento Organizacional

2.2 Quadros comparativo entre as definições de C.O

3. RELAÇÃO - IMAGEM x INFORMAÇÕES DO TEXTO 6

4. CONCEITO DE PERCEPÇÃO 7

5. CONCEITO DE COMUNICAÇÃO 8

6. COMUNICAÇÃO E PERCEPÇÃO 9

7. DIFERENÇAS QUE FAZEM REFERENCIA A PALAVRAS NA ADMINISTRAÇÃO 10

8. CONCLUSÃO 11

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1. INTRODUÇÃO

Por toda essa riqueza de conhecimentos que o estudo do comportamento organizacional pode proporcionar ao desenvolvimento das organizações e, sobretudo às pessoas que as formam, faz-se necessário propagar o quanto esse estudo pode contribuir para uma sociedade que, essencialmente, é feita de organizações. Entretanto o Comportamento Organizacional vem a ser o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turnover e promover engajamento e harmonia entre os stakeholders. Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Elaborar uma definição de Comportamento Organizacional

Visando estabelecer o cumprimento rigoroso das metas a serem alcançadas pela empresa o comportamento organizacional vem com o máximo de eficácia de seus colaboradores, abatendo consideravelmente a ausência e a alternância e promovendo integralmente um comportamento de ir além dos deveres e suplantar as perspectivas. Ele também consiste basicamente em um estudo desenvolvido das variações comportamentais dos seres humanos, visando enaltecer gestos, ações e propósitos dos indivíduos, bem como a formação de um conjunto no âmbito interno das organizações.

2.2 Quadros comparativo entre as definições de C.O

James. Bowditch

O estudo do comportamento organizacional hoje é o resultado da convergência gradual das diversas “escolas” de pensamento. O próprio campo evoluiu do que foi denominada uma orientação micro (ênfase nas estruturas e processos, entre e dentro de indivíduos, pequenos grupos e seus líderes), para incluir também uma perspectiva mais macro (ênfase nas estruturas e processos, entre e dentro de grandes subsistemas, organizações e seus ambientes). É uma compreensão plena de sutilezas e complicações deste campo em desenvolvimento. É uma base sólida de profundos comportamentos que ocorrem entre e dentro de organizações contemporâneas.

Fonte de Pesquisa: Elementos de comportamento organizacional/ James. Bowditch

SHCERMER

É o estudo de indivíduos e grupos em organizações. É um corpo de conhecimento que se aplica a todos os tipos de ambiente de trabalho, pequenos e grandes, empresas lucrativas ou sem fins lucrativos. O comportamento organizacional visa uma direção para uma maior compreensão do trabalho, de si mesmo e, de outras pessoas, também pode expandir o potencial de sucesso da carreira no ambiente de trabalho dinâmico, mutantes, complexos e desafiadores nos dias de hoje e do futuro.

Fonte de Pesquisa: Fundamentos de Comportamento Organizacional /SHCERMER

3. RELAÇÃO - IMAGEM x INFORMAÇÕES DO TEXTO

É importante ressaltar que trabalho em equipe é fundamental para todos e uma boa comunicação entre a equipe é sem duvida um dos fatores mais importantes para que a organização obtenha sucesso. Há uma diferença considerável entre grupo e equipe, um grupo se distingue em objetivos e interesses em comum, já uma equipe caracteriza-se por ser constituída por pessoas que buscam um resultado equivalente, trabalhando juntas e respeitando os talentos individuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com