TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho Universitário: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

“O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimentopara melhorar a eficácia organizacional” ( Robbins, 2005, pag.1943).

Comportamento organizacional estuda o comportamento individual de cada um dentro de uma organização. As ações e as atitudes que mais interessam nesta disciplina são aquelas que podem influenciam o desempenho dos funcionários como a produtividade, o absenteísmo, a rotatividade. Seguindo este conceito as organizações tem grande participação no desenvolvimento de cada ser humano, pois elas modelam o nosso comportamento, sendo assim, o administrador tem a grande responsabilidade de harmonizar o ambiente de trabalho, gerir e motiva pessoas e equipes que a globalização transformou em um grupo misto, onde ele é composto por pessoas com diferenças de opiniões, religião, idade, sexo e etc.

O funcionário que estiver satisfeito com seu trabalho apresentara atitudes positivas em relação a ele.

Na empresa analisada encontramos as seguintes competências:

Habilidade Física dos funcionários da fábrica.

Valores que são muito conceituados pelas pessoas da cidade aonde fica a empresa e pelos funcionários que tratam a empresa como sua casa, parte da família, aonde se conhecem, são amigos pessoais e levam a sua vida pessoal para o trabalho, muitas vezes não diferenciando uma da outra.

Valores esses que são totalmente diferentes dos valores da matriz (acionistas) que visam mais a parte do lucro.

Atitude em vários momentos como quando a gerente resolve assumir a tarefa de administrar a filial no interior (tarefa esta que ninguém queria assumir) e também quando resolvem fabricar a tapioca para salvar a empresa e seus empregos.

A percepção de vida, valores e cultura são muito diferentes no começo entre a administração e a fábrica.

A motivação encontrada na fábrica é muito baixa.

As barreiras de comunicação também são enormes tanto entre os funcionários X Administração, como entre Administração X Sindicato.

Aqui podemos dizer que a barreira encontrada é a psicológica, pois ambos possuem percepções equivocadas uns dos outros.

Porém, também encontramos a liderança, tanto da parte da fábrica com o encarregado que ao ser readmitido demonstrou a sua liderança colocando a fábrica novamente para funcionar.

Como também encontramos a liderança da gerente que motivou os funcionários e que exigiu uma nova chance aos acionistas e que soube se impor perante os funcionários que não acreditavam nela.

Observamos a presença de dois grupos bem distintos, o dos funcionários e o dos administradores da matriz, sendo que a gerente se divide entre os dois.

A cultura organizacional da empresa também é diferente entre a matriz e a filial.

Na matriz mais burocrática e isolada e na filial mais familiar, levando-se o conceito de empresa amiga, todos se conhecem e convivem fora da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com