TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Artigos Científicos: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 7

EMANUELLY GYOVANNA BARBOSA DE SOUZA

JOSÉ EUDES FERREIRA DIAS DA SILVA

MATIAS RIBEIRO DE LIMA

ROGÉRIO LOPES DE BARROS

VERA LUCIA RODRIGUES

SUELANNIA MARIA CAVALCANTE DO AMARAL

TOMÁS SERAFIM DA COSTA SOUZA

AVIS RENT A CAR

Trabalho de Produção textual em grupo apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Comportamento Organizacional, Homem cultura e sociedade, comunicação e linguagem, fundamentos e teoria organizacional.

Orientador: Prof. Carlos Andrade

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 4

2.1 RAZÃO SOCIAL 4

2.2 LOCALIZAÇÃO 4

2.3 HISTÓRICO DA EMPRESA 4

2.4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 4

2.5 PORTE DA EMPRESA 5

3 ESTRUTURA OGANIZACIONAL 6

4 COMPORTAMENTO OGANIZACIONAL 8

5 VALORES DA EMPRESA 9

6 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO 10

3 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Buscando uma visão mais estratégica da empresa, a presente produção textual vem propor uma compreensão geral dos fatores que constituem a organização AVIS Rent a Car.

Desta forma, enquanto acadêmico, teremos a oportunidade de realmente ingressar e conhecer na prática o ambiente do administrador, onde poderemos identificar todos os fatores internos e externos que influenciam o contexto organizacional da empresa.

2 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

2.1 RAZÃO SOCIAL

Zenilton Automóveis LTDA/ AVIS RENT A CAR

2.2 LOCALIZAÇÃO

Avenida Honorato Viana, 1000, Gercino Coelho – Petrolina-PE

2.3 HISTÓRICO DA EMPRESA

A Avis Rent a Car no mundo surgiu em 1946, quando Warren AVIS inaugurou a sua primeira estação de aluguel de automóveis no aeroporto de Detroit, Michigan, a partir do que continuou sua trajetória que a transformou na gigante global dos dias de hoje. Em 1948, a empresa passa a denominar-se Avis Rent-a-Car e em 1958 expande-se internacionalmente criando a divisão da Europa, África, Médio Oriente e Ásia (Avis Europa). Oito anos mais tarde, a Avis já liderava todos estes mercados, mantendo esta posição de líder até hoje.

A Avis está no Brasil há mais de 30 anos. Sua presença solidificou-se ainda mais em 2003, quando passou a ser administrada por empresários brasileiros.

A avis está presente em Petrolina desde o ano de 1995, tendo como franqueado o Sr. Jose Nilton Gomes de Souza, proprietário da Empresa Zenilton Automóveis LTDA, também concessionária autorizada Suzuki e revendedor de veículos novos e usados. Possui em sua frota atual cerca de 120 veículos para locações de curto e longo prazo.

2.3 SETOR PRODUTIVO

Prestação de serviços, setor terciário da economia.

2.4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A Estrutura organizacional da empresa Avis Rent a Car no setor de locação de veículos está organizada da seguinte forma:

• Diretoria Geral - Dirige a empresa. Traça e faz cumprir a normas da organização;

• Secretaria – Está sempre atenta a tudo. Redige cartas, mantém o arquivo em ordem, recebe e responde correspondências da empresa, atende ao telefone, identifica eventuais problemas operacionais, propõe e acompanha as soluções, recebe eventuais visitas, recruta e seleciona o pessoal submete à decisão da diretoria, entre outros;

• Supervisão de Locação - Planeja, dirige e controla todo o sistema de locação de veículos a curto e longo prazo, além de acompanhar o funcionamento da franquia AVIS RENT A CAR.

• Agentes de Locação - Atendem diretamente e indiretamente o cliente no ato da retirada como também na devolução do veículo.

2.5 PORTE DA EMPRESA

Sociedade LTDA, enquadrada em lucro real (efetivamente apurado).

3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A Estrutura organizacional é composta em sua parte estratégica pela diretoria geral, que fica responsável por definir as normas, formular e implementar as estratégias de negócios, entre outras funções específicas inerentes às suas competências.

É na Diretoria-Geral que se concentra todo o gerenciamento das quatro funções administrativas conhecidas como PODC (Planejamento, Organização e execução, decisão e controle). Tais funções também são compartilhadas em parte com a supervisão de locação, que por ter vinculação direta com o Setor Operacional pode contribuir na execução e no controle do que se planeja.

A Diretoria-Geral tem como suporte, sua secretaria, que fica responsável pela divisão administrativa, na consecução de tarefas tais como a manutenção do arquivo, encaminhamento de demandas postais, atendimento ao público, além de participar de processos como o de recrutamento, por exemplo.

No nível operacional, fica a supervisão de locação, que é responsável pela administração da frota, planejamento de todo sistema de locação de veículos, além de acompanhar os funcionários que trabalham na operação direta da locação, ou seja, administra da atendente ao lavador de veículos.

A ênfase nos princípios gerais da administração (PODC) segue basicamente a linha defendida por Fayol, que também havia citado alguns princípios muito válidos, considerando que ele vivia no século XX. Passado um século, tais princípios foram atualizados e adaptados à nova realidade empresarial, formando um processo administrativo interativo, cíclico e dinâmico das variáveis que foram denominadas funções administrativa. (CHIAVENATO 2000 – p. 194.)

A empresa, sempre preocupada em inovar e melhorar seus serviços permanentemente para proporcionar segurança, conforto e comodidade a seus clientes, disponibiliza através de sua secretária, meios de trabalho mais modernos do mercado, que podem ser exemplificados pelo rápido retorno AVIS, operado por computadores de mão, o moderno sistema WIZARD, o mais avançado sistema de gerenciamento da atividade de locação de automóveis além de estrutura BackOffice modernizada.

A eficiência da empresa é muito mais do que a soma da eficiência dos seus trabalhadores, e que ela deve ser alcançada por meio da racionalidade, isto é, da adequação dos meios (órgãos e cargos) aos fins que se deseja alcançar. (CHIAVENATO, 2000, p.11)

4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional da AVIS trabalha a motivação entre os colaboradores de forma a desenvolver e manter todos focados em suas funções, respeitando as diferenças de ideias, culturas, promovendo o bom relacionamento com toda a equipe.

A AVIS também permite que seus colaboradores se capacitem e melhorem sua formação profissional por meio de uma plataforma on-line (internet), pois a companhia acredita que o sucesso de uma organização depende das pessoas que a compõe, razão esta que a leva a estimular a individualidade do colaborador em acreditar em seu potencial.

O objetivo é trabalhar com um time coeso, desde a menor unidade até a maior, desenvolvendo e retendo os líderes, os quais continuamente buscam elevar as metas, planejam caminhos, removem barreiras e potencializam as pessoas para cumprir seus objetivos com sucesso.

A preocupação com o respeito pelos indivíduos é notável, além de bom tratamento, são transmitidas as expectativas da empresa aos funcionários, feedbacks honestos e pontuais sobre seus desempenhos. A diversidade de idéias, culturas, etnias e experiências são abraçadas para aumentar o compromisso e o valor aos clientes.

É dada oportunidade de desenvolvimento de carreira para os funcionários que demostrem iniciativa e resultados de desempenho para ajuda-los a gerenciar as suas próprias carreiras e para maximizar o seu potencial.

“Para compreender o comportamento humano e fundamental o conhecimento da motivação humana. Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, isto é, tudo aquilo que dá origem a alguma propensão a um comportamento específico” (CHIAVENATO 1982, p. 414).

5 VALORES DA EMPRESA

Os valores organizacionais podem ser definidos como o conjunto de crenças e princípios que orienta as atividades da instituição. São os valores que devem nortear as ações e a conduta de quem trabalha na organização e o que o público pode esperar da organização. Costa (2007) corrobora com essa opinião ao afirmar que: os valores são "características, virtudes, qualidades da organização que podem ser objeto de avaliação, como se estivessem em uma escala, com gradação entre avaliações extremas".

A AVIS tem valores bem definidos e coerentes com o dia a dia, que servem para nortear o plano de ação dos empregados, que serão descritos abaixo:

Integridade: Nós honraremos todos os compromissos com nossos clientes, funcionários e proprietários. Nós conduziremos nossos negócios com honestidade, verdade, profissionalismo e comportamento ético. Nós falaremos aberta e freqüentemente com todos os integrantes, com o princípio de comunicar tudo o que soubermos.

Qualidade: Nós daremos prioridade aos interesses dos clientes. Nós nos dedicaremos a construir uma relação recompensadora e duradoura com cada e todo cliente. Nós manteremos uma busca contínua de qualidade mundial para assegurar a satisfação do cliente na obtenção da fidelidade de todos.

Valor para os Proprietários: Nós adicionaremos valor em tudo o que fizermos para assegurar consistentemente altos retornos aos proprietários. Nós nos dedicaremos para uma contínua inovação, assegurando a exploração de novas idéias e oportunidades para acelerar o crescimento lucrativo. Nós reconheceremos e recompensaremos o excelente desempenho, que é o que leva a resultados superiores.

6 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

O processo de comunicação da AVIS é realizado por meio de contatos telefônicos, contato direto (reuniões) e e-mails para formalização do que foi tratado. Por se tratar de uma rede de franquia, periodicamente o franqueado tem reuniões com a administradora da franquia, e transmite as informações pertinentes ao andamento das atividades de seu negócio diretamente a seus colaboradores.

A liderança exerce sua autoridade de forma bastante natural, utilizando-se de diálogos diretos e feedbacks periódicos visando à melhoria nos processos.

“O grande desafio da comunicação na sociedade moderna é se fazer ouvir em meio a tanto barulho. Cotidianamente, cada pessoa é bombardeada por milhões de informações e estímulos. Diante da impossibilidade de processar e reter todas as informações, a mente humana tende a simplificar o que é recebido, aceitando apenas aquilo que lhe interessa” (FALCÃO, GRANDI, MARINS., 1992, p. 61)

No processo de comunicação da AVIS, a comunicação ocorre de maneira assertiva, pois a liderança busca sempre ser clara e direta, sabendo sempre do que fala, tendo cuidado com a linguagem que utiliza e sendo sempre empático no modo de se comunicar, tudo isso para que os objetivos em relação ao que é proposto sejam alcançados.

Portanto, entende-se que os processos de comunicação dentro das organizações são de extrema importância, uma vez que a interação dentro do ambiente organizacional faz com que os colaboradores consigam desenvolver suas atividades com mais facilidade.

REFERÊNCIAS

CHIAVENTO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6 Ed. Rio de Campus, 2000.

Elgenneni, Sara Maria de Melo. Psicologia organizacional. São Paulo, 2010.

Headley, Samara Silva. Administraçao e teoria das organizações. Londrina:UNOPAR, 2014.

Site IBC:

www.ibccoaching.com.br/blog/gestao-de-rh/comunicacao-assertiva - Consultado em 20/04/2014.

Artigos:

www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-sao-valores-para-uma-empresa - Consultado em 20/04/2014

www.administradores.com.br/artigos/carreira/comportamento-organizacional-principios - Consultado em 20/04/2014

...

Baixar como  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »