TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Artigos Científicos: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Vamos apresentar estudos sobre o Comportamento Organizacional no campo do trabalho, onde poderemos ver o seu conceito em diversas opiniões como a de Karla Sampaio e comparação como a dos autores Eduardo Souto e Stephen Robbins e outros. Teremos também abordado conceitos sistemáticos, inovação, liderança, percepção, comunicação e a administração.

Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto de grupo e indivíduos dentro das organizações, comportamentos relacionados a cargos, trabalhos, absenteísmo rotatividade no emprego, produtividade, desempenho humano e gerenciamento. A importância de se estudar o comportamento Organizacional como por ex.: em uma empresa é tentar entender o individuo em sua totalidade levando em consideração seus sentimentos, percepções seus valores, entre outras variáveis, visando uma evolução para que atenda de forma eficiente a que foram propostos dentro da organização. Já na visão da autora Karla Sampaio a mesma acredita que o Comportamento Organizacional é o principal fator que deve ser estudado, pois permite à pessoa compreensão do individuo uno e múltiplo. Em sua visão, o Comportamento Organizacional engloba conceitos de Psicologia, Sociologia e Administração, representando assim, a convergência gradual das diversas escolas de pensamento. Possibilitando criar novas formas de motivação para os funcionários, gerando maior lucro para a empresa.

A Psicologia abrange as áreas como: motivação personalidade, percepção e entre outras (voltada para o individuo).

A Sociologia abrange as áreas da dinâmica de grupos, trabalho em equipe, comportamento intergrupal e entre outros (voltada para o grupo).

COMPARAÇÃO ENTRE DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ENTRE EDUARDO SOUTO E STEPHEN ROBBINS

O comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independentes. Para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.

O Comportamento organizacional é um campo de estudos. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. E estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.

QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMA ABERTO E FECHADO

SISTEMA FECHADO SISTEMA ABERTO

Não troca energia nem matéria com o ambiente Troca matéria e energia com o ambiente

Definido pelo conteúdo Definido pela forma

Objetos físicos Seres vivos, sociedades e empresas.

Conserva matéria e energia Conserva ordem, informação e memória.

Resistência passiva às mudanças Resistência ativa às mudanças

Entropia sempre aumenta Complexidade aumenta

Sistema Fechado

É o sistema que não é influenciado ou não apresenta relações com o meio ambiente, tendo poucas trocas de energia e matéria com o meio, não recebendo desta forma qualquer influencia ambiental, como por exemplo, podemos citar as máquinas.

Sistema Aberto

É o contrário do fechado, pois apresenta relações de intercambio com o ambiente, ele recebe muita influencia e troca energia e matéria com o meio, está sempre se adaptando a ele. Como exemplo, podemos citar o nível do individuo, o nível dos grupos, a sociedade e outros.

O Conceito de inovação é bastante amplo, por isso focamos nosso conhecimento em um produto muito usado e muito desejado pelas pessoas entrevistadas.

O termo inovação pode ser de uma nova ideia, uma nova tendência, uma nova matéria prima a ser usada para a produção de algum bem durável, Procuramos focar para as pessoas entrevistadas que inovação seria um novo, baseado em um que já exista e foi modificado para melhor, e ou atualizado para o nosso tempo. E não um novo produto.

E o produto eleito, foi o aparelho telefônico móvel (celular). Constatando-se que existe mais de um aparelho celular por habitante. Devido ao lançamento de novos modelos de aparelhos, o desejo de trocar por um novo modelo para a maioria dos consumidores é imensa, embora os custos sejam altos dessa novidade inovadora. Os aparelhos celulares mais cobiçados foram os que possuem internet, pois permitem aos consumidores informações atualizadas em todo momento em qualquer local que estejam.

A Conclusão é que esta havendo mudança de padrão tecnológico. O que antigamente servia só para nos comunicarmos, agora com a inovação da tecnologia podemos trabalhar virtualmente, sem que estejamos presos a um ambiente.

Efeito da Inovação nas Organizações

As inovações sejam elas mudanças radicais, pequenas melhorias ou adaptações, resultam da aplicação do desenvolvimento científico e tecnológico (em qualquer área do conhecimento) nas organizações. Para que as mudanças tragam melhorias efetivas para a organização, isso é que sejam realmente inovações, é preciso, portanto, que sejam resultantes da aplicação de novos conhecimentos úteis para a organização. Essa importância vital do conhecimento nos mercados atuais trouxe uma série de mudanças significativas, necessárias para lidar com a nova realidade. Isso inclui a definição de novos conceitos e enfoques, como nova economia, que é o conhecimento do conhecimento como um ativo empresarial, capital intelectual, que corresponde ao conjunto de valores econômicos derivados dos ativos intangíveis da organização, capital humano, termo que designa os conhecimentos (somados às habilidades e atitudes) dos colaboradores colocados a serviço da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com