TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Dissertações: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo

O Comportamento das pessoas é um assunto polêmico em qualquer área da vida. Sendo assim, é imprescindível que um administrador de empresas, tenha a capacidade de analisar o comportamento dos seus subordinados de forma a saber como e de qual maneira deve lidar e se utilizar dos mesmos para o crescimento da empresa.

A forma como se administra as habilidades e os defeitos, possibilita o desenvolvimento de estratégias e meios para que o trabalho seja concluído com eficácia sem que o relacionamento entre o gestor e seus subordinados seja baseado me imposição e sim motivação.

Palavras – chave: Comportamento; relacionamento; habilidades.

2. Introdução

O comportamento organizacional é o campo de estudos voltado ao comportamento humano dentro das organizações, e por meio dessa análise, definir estratégias e meios de alcançar os objetivos necessários para o cresimento contínuo da empresa.

O assunto abordado neste trabalho será justamente esse, a análise de como o comportamento humano influi nas organizações. Para tanto, será falado de visão sistêmica, uma forma eficaz de se obter sucesso no estudo do comportamento dos profissionais da organização; estar atento às mudanças, considerando o fato do mundo viver em constante mudança; a necessidade de inovação das empresas e a maneira de motivar os profissionais da mesma a ser flexíveis e abertos a tais mudanças.

3. Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, são observados neste estudo três determinantes do comportamento das organizações, sendo elas dividido da seguinte forma:

- O indivíduo no local de trabalho;

- Os grupos, onde pessoas se inter-relacionam;

- E estrutura, sendo a empresa;

É observado como se interagem os indivíduos no mesmo convívio profissional, e como as empresas se relacionam com estes colaboradores.

O estudo do comportamento organizacional visa em melhorias, mudanças dentro destes ambientes, fazendo com que esses indivíduos se relacionem bem, e principalmente em fazer com que os indivíduos possam conseguir atingir um alto nível de desempenho e agilidade. Com isso os gestores tentam basicamente solucionar possíveis problemas.

É falado que uma empresa não se constrói apenas de números e produções, mas sim de líderes que as conduzem e das pessoas que lá trabalham, pois através de suas competências e suas atitude, que as empresas criam diferencias e assim conseguem vantagens competitivas.

O Comportamento Organizacional pode ser comparado a um termômetro para o sucesso de uma empresa, o diagnóstico obtido a partir das informações, possibilita algumas correções das políticas e das práticas existentes na empresa.

3.1 Análise de definições do Comportamento Organizacional

Comportamento organizacional: é o campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.

Comportamento organizacional – Criando vantagens competitivas – John A. Wagner III / John R. Hollenbeck - pag. 6

Comportamento organizacional: é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Comportamento organizacional – Stephan P. Robbim – 9° Edição (pag. 6)

Na primeira definição, o autor tem como foco o indivíduo e o estudo do seu comportamento, que pode ser usado como base para compreensão e aprimoramento do ambiente e sucesso da empresa. Já o segundo autor, foca sua análise na organização, sobre como os indivíduos, grupos e a estrutura influem no comportamento dentro das organizações. Apesar de existirem algumas diferenças, ambos, em síntese, abordam da mesma forma: o estudo do comportamento dos indivíduos dentro das organizações e como, através deste estudo, podemos aprimorar a qualidade e o crescimento da mesma.

4. Sistemas

Sistema é qualquer entidade composta de partes que se relacionam entre si. Estes podem ser divididos em sistemas abertos, que se relacionam com o meio externo por meio de entradas e saídas; e sistemas fechados, não se relacionam com o meio externo, não recebem nenhuma influência do meios nem influencia. Segue quadro comparativo de sistemas fechados e sistemas abertos.

Sistema Aberto/Sistema Fechado |

Sistema aberto | Sistema fechado |

Mecanismo de feedback que permite receber informações do meio ambiente | Não recebe influência do meio em que está inserido. |

Entropia negativa; (Para contrariar a tendência de desorganização ao longo do tempo) | Não influencia ambientes externos. |

Incentivo ao empreendorismo dos funcionários e à aceitação de ideias do exterior | Entropia positiva |

4.1 Visão sistêmica

No mundo atual, falar sobre mudança e estar atento a elas é indispensável. A tecnologia, a educação e a ciencia exige uma postura aberta a mudanças, não só das pessoas, mais de todas as organizações.

Sendo assim, a maneira de pensar e agir das organizações deve acompanhar todo esse processo.

No seculo XX a descoberta de que somos sistemas que vive em sistemas, trouxe um novo modelo de pensamento, um pensamento mais abrangente. Este pensamento, denominado visão sistêmica, pode ser definido como a visão do todo, ou seja, a análise das partes consideranto o contexto em que elas estão inseridas.

Podemos entender como sistema, um conjunto de partes relacionadas em busca de um mesmo objetivo.

O conceito de sistemas pode, ou melhor, deve ser aplicado em todas as áreas da vida, devemos considerar a realidade de que somos, direta ou indiretamente, interdependentes. Dependemos não só de pessoas, mais da economia, do ambiente, da tecnologia, entre outros. Consequentemente, saber lidar com todas essas influências, e a melhor maneira de administrá-las se dá pela visão e interpretação sistêmica.

Considerando o fato de estarmos, constantemente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com