TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Dissertações: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Num mundo onde a globalização está presente em nosso dia a dia, deve-se considerar a importância dos conceitos que para a maioria das pessoas são consideradas iguais, mas possuem significados completamente diferentes: eficiência e eficácia.

Uma organização pode ser analisada pelo desempenho do seu papel de sucesso ou se algo deve ser mudado.

Conceituando eficiência podemos dizer que, é obter bons produtos, realizar uma tarefada melhor maneira possível. Já eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo.

Simplificando, a eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao seu resultado.

Como diz Paulo Sandroni, em 1996, resume bem essa ideia: “Fazer a coisa certa deforma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”. Por isso que administrar uma empresa hoje em dia, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar.

As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.

O comportamento organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.

Portanto, é necessário que o administrador conheça profundamente os melhores métodos de produção, as atuais condições de mercado, onde estão os funcionários mais competentes, enfim, aquilo que é essencial para que se produza com eficiência e eficácia.

CAPÍTULO 1

1.1 Definição de Comportamento Organizacional

Com base nas ideias do texto sugerido de autoria de Karla Sampaio, concluímos que: O comportamento organizacional é um campo de estudos que visa compreender o comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho, investigando questões relacionadas com liderança e poder, aprendizagem, percepção, atitudes, conflitos, processos de mudança, etc. Temas que afetam o indivíduo e as equipes nas organizações, pois uma empresa é composta de líderes ou liderados.

O estudo analisa todo o contexto sobre o comportamento humano, considerando as várias situações possíveis, para entender as relações de causa e efeito, ou seja, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, a personalidade, tecnologia e cultura, para entender o comportamento humano no trabalho.

Portanto, há a necessidade de um estudo rigoroso, pois as pessoas são diferentes. Isso revela que administrar uma empresa envolve muito mais que gerenciar.

Não basta simplesmente planejar, organizar e controlar, mas também conhecer técnicas que solucionem os problemas já citados que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Utilizando o PLT Comunicação e Comportamento Organizacional de autoria de Geraldo Caravantes, escolhemos dois autores sobre o assunto Comportamento Organizacional e comparamos as suas definições: Peter Senge definiu o conceito de "Organização de Aprendizagem" (Learning Organization), a qual é composta por um grupo de pessoas que procuram, em bases contínuas, aprimorar sua capacidade de criar seu próprio futuro.

Em sua definição, a palavra aprendizagem não significa apenas incorporar informações, mas implica mudar indivíduos para que eles se tornem capazes de realizar aquilo que eles pensam realizar.

Peter Senge propõe cinco componentes como integrantes da organização de aprendizagem.

Paulo Freire (1997) aborda a diferença entre treinar e educar, descrevendo que treinar é aprender as técnicas e habilidades necessárias para determinado fim, enquanto que educar é muito mais do que isso, "não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção" (p. 25).

Paulo Freire também aponta a importância do professor respeitar a individualidade do educando e aproveitar suas vivências e experiências no ato de educar.

Assim, é possível fazer a ponte entre os conhecimentos que o educando adquiriu no decorrer de sua vida e os conhecimentos técnicos e acadêmicos.

Ao analisar a maneira como está se desenvolvendo a aprendizagem nas organizações, percebe-se que o ser humano está sendo valorizado e reconhecido. Também, seus sentimentos, emoções e experiências são considerados fatores vitais para o comprometimento do indivíduo com seu trabalho e com a organização.

A interação entre as pessoas também é um ponto importante para favorecer a aprendizagem organizacional. Paulo Freire considera essa questão ao descrever que entre aluno e professor há uma troca mútua de conhecimentos e questionamentos, onde quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.

A seguir temos um quadro comparativo de Sistemas Abertos e Fechados:

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

 Não apresenta relações com o meio ambiente;

 Pouca troca de energia com o meio (não recebendo desta forma qualquer influência ambiental).

EX.: Máquinas

 Apresenta relações de intercâmbio com o ambiente;

 Muita influência e troca de energia como meio (sempre se adaptando a ele).

EX.: Nível dos indivíduos, Nível dos grupos, Sociedades e Outros.

CAPÍTULO 2

2.1 Inovação Organizacional:

Perguntas elaboradas na pesquisa sobre o conceito de Inovação.

1) Você já ouviu falar da palavra inovação? Sim ou Não?

2) A política brasileira contribui para formação de empreendedores inovadores? Sim ou Não?

3) Há oportunidades de inovação no Brasil? Sim ou Não?

4) Pessoas que não sabem o que é a palavra Inovação.

De acordo com o artigo “Inovação Organizacional” diz que, o acesso às informações está cada vez mais facilitado. As organizações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com