TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Dissertações: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ -FIJ

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

FUNDAMENTOS DO COMPORTAMNETO INDIVIDUAL

RIO DE JANEIRO - RJ

2014

FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ -FIJ

TÍTULO DO TRABALHO

Trabalho da disciplina Comportamento Humano do curso de graduação em Administração da FIJ – Faculdades Integradas de Jacarepaguá - sob orientação da Professora Ana Paula.

RIO DE JANEIRO - RJ

INTRODUÇÃO

Apresentamos a seguir como o comportamento individual pode impactar diretamente no desenvolvimento de uma organização, sabendo que o profissional pode influenciar diretamente na empresa, acarretando perdas ou melhorias e lucros para a mesma.

O COMPORTAMENTO INDIVIDUAL DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO

Alguns conceitos relevantes do comportamento organizacional segundo estudiosos podem ser citados para melhor entendermos o estudo, entre eles são os de Wagner III e Hollemback que citou "Comportamento Organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas", Já para Robbins "É um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estruturas têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional." Segundo Moscovici "As pessoas pensam, sentem, percebem e agem de maneira diferente. Nessas percepções diferentes é que surge o conflito, e à medida que essas diferenças comportamentais precisam ser enfrentadas, elas não podem ser consideradas como boas ou más, pois forneceram riquezas de possibilidades e opções de maneiras para reagir a situações e problemas.”

Com base nos conceitos citados acima observamos a importância que o comportamento organizacional tem perante as organizações. Pois a partir deles admite motivar o funcionário, dar o poder de liderança, melhorar a comunicação interpessoal, melhorar a estrutura e processo de grupos, através do desenvolvimento de atitudes e percepção, trabalhar o processo de mudanças, e gestão de conflitos e o estresse no trabalho, desenvolver melhor o planejamento do trabalho, assim podendo qualificar e modificar o individuo.

O comportamento individual é caracterizado por um conjunto de condicionamentos e aprendizados que afetam as interações sociais e profissionais, mantidas no ambiente de trabalho. As experiências fora da empresa, a classe social, a categoria profissional fornecem dados comportamentais para a ação do individuo. O desafio é desenvolver uma percepção e uma abordagem interativa no ambiente de trabalho que permita obter bons resultados trabalhando com equipes constituídas de pessoas muito diversas. Para que uma pessoa possa participar ativamente, é necessário que o trabalho lhe proporcione satisfação, além do aspecto profissional é preciso levar em conta as necessidades do colaborador.

As características biográficas estão prontamente disponíveis para administradores e constituem um conjunto de características pessoais relevantes a ser analisadas: Os estudos mostram que a idade é preponderante, já que o desempenho tende a crescer nos colaboradores mais velhos, estes tem uma maior freqüência, mas por outro lado, tende a faltar mais por razões de saúde. O sexo de uma forma geral, tem mostrado que não existem diferenças, exceto que as mães faltam mais para cuidar dos filhos. O estado civil não mostrou correlações importantes, somente que os casados parecem ser mais estáveis que os solteiros. E finalmente na Estabilidade do emprego, o “tempo de casa” pode ser considerado, como comportamento de estabilidade.

O indivíduo possui habilidades que podem ser intelectuais ou físicas, que devem ser estudadas no comportamento organizacional para melhor atender as exigências do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com