TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho Universitário: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  3.454 Palavras (14 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERDIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CÂMPUS DE TRÊS LAGOAS

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO/

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

COMPORTAMENTO ORGANNIZACIONAL

Acadêmicos: Juliane Duarte da Costa - RA: 411835

Renata Ribeiro Rodrigues - RA: 426137

Thais Nathaly Rodrigues Gomes – RA: 431273

Vinny Rhayrus de Souza Gomes – RA: 439577

Vivian Ignácio Tessari - RA: 419757

Três Lagoas, Abril de 2013.

INTRODUÇÃO

Administrar uma empresa requer muito mais do que o exercício das funções é sempre necessário planejar, organizar e controlar pode dizer que Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa e esta ligado ao ambiente que a mesmo esta inserido, é as causas que os impulsionam a realizar determinados fenômenos.

É um entendimento que motiva os indivíduos, ou grupos e o relacionamento da empresa, é à força do trabalho, as pessoas, que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade. Uma abordagem que nos parece adequada para a compreensão. O sucesso para as Empresas através da Inovação significa aumento no faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios, dentre os vários tipos de Inovação, as mais conhecidas são: Inovações de produtos, inovações tecnológicas, inovações de mercado.

Frequentemente um dos erros acometidos no planejamento da mudança relacionam-se com a capacidade do líder de influenciar as pessoas, suas competências nas negociações e a sua capacidade pró-ativa em antecipar possíveis ameaças na mudança. A liderança é o uso da influência para dirigir e coordenar as atividades de um grupo organizado, saber lidar com as ocorrências emergenciais e imprevisíveis geram instabilidade ao plano de mudança é a chave para atingir bons resultados é um dos grandes desafios organizacionais.

CAPITULO 1

1.1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. Pode-se dizer, então, que Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.

Conforme Sampaio,Karla 2007 O Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. Através dele, podemos destacar diversas características.

As organizações podem exercer uma função considerável na vida de seus membros, pois podem influenciar em seu comportamento, necessidades, motivos, produtividade e estratégicas administrativas. Caracterizam se por sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões e/ou ameaças internas e externas. Preocupa-se com a satisfação no ambiente de trabalho e com a eficiência e a eficácia.

Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar a rotatividade e promover engajamento e harmonia entre os interessados. Dentro de uma organização o comportamento de cada individuo esta ligado ao ambiente que o mesmo esta inserido, são as causas que os impulsionam a realizar determinados fenômenos.

O controle de uma organização apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano isto implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.

A empresa precisa estar aberta para o diferente, para o novo, para ter mais possibilidade de gerar resultados, um ambiente constituído por profissionais de diferentes formações, com diferentes histórias de vida, tem maior chance de fazer uma empresa formada por diferentes públicos internos, tem um repertório rico de comportamento e conhecimento para atender a diferentes públicos externos.

A mudança é um processo inevitável, todos os temas abordados pelo Comportamento Organizacional influenciam ou são influenciados pelas exigências de mudança, o ambiente em que vivemos não é estático, o que implica estarmos permanentemente tendo que alterar nossa postura diante do mundo. Sem estas alterações contínuas não há garantia de que uma pessoa ou organização possa continuar tendo sucesso, sem estas alterações contínuas não há garantia de que uma pessoa ou organização possa continuar tendo sucesso.

Valores virtuosos como disciplina, lealdade, honestidade, perseverança e respeito encontram-se presentes na missão de organizações e têm sido responsáveis pela longevidade e credibilidade, estes são alguns valores que têm apoiado empresas na sua trajetória de sucesso. É preciso ter em mente que os valores explicitados, mas não presentes nas ações são declarações apenas de princípios, e isto é pouco. É necessário que sejam os pilares que sustentam a definição de negócio da empresa.

1.2. COMPARAÇAO DE DOIS AUTORES SOBRE DE SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS.

AUTOR BERTALANFFY

SISTEMA ABERTO

Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos.

SISTEMA FECHADO Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com