TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Artigo: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  2.642 Palavras (11 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Comportamento organizacional é o estudo do comportamento das ações e atitudes dos indivíduos e grupos pertencentes a uma organização, de grande importância no desenvolvimento, aumento da produtividade, da qualidade final de seus produtos, ajudando os funcionários a alcançar equilíbrio entre as vida pessoal e profissional e consequentemente aumentando a eficácia social e econômica da organização.

Eficiência e Eficácia: dois conceitos extremamente importantes, muito antigos e ao mesmo tempo implacavelmente atuais, com diferenças que parecem sutis, porém não o são. Pelo contrário: são de extrema importância para um resultado plenamente satisfatório. São dois dos mais importantes conceitos que fazem parte do Comportamento Organizacional. Na atualidade não compreendê-los ou ainda mais grave, confundi-los seria uma fatalidade de graves consequências para uma organização. Eficiência é quando se faz a “coisa certa”. “Eficácia é o resultado das coisas certas.”

CAPITULO I

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional estuda o comportamento dos indivíduos nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas de forma geral, com a intenção de alcançar produtividade satisfatória, diminuir a ausência dos funcionários (faltas) promovendo a cidadania organizacional. Indicando como tratar os indivíduos exclusivamente, incentivando os mesmos a colaboração da instituição.

COMPARAÇÃO DE DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

“No livro John R”, a definição do autor nos relata as mudanças das organizações, a importância dos avanços tecnológicos, e o desafio de gerenciamento de uma organização de forma inovadora e moderna. Cita a necessidade de capacitação das organizações em inovar de forma constante e positiva. Buscando novas ideias, aperfeiçoamento e eficácia objetivando a melhoria da organização para que a mesma possa efetuar um trabalho eficiente entre os componentes.

No conceito de “Zélia Frei Berger”, as definições de comportamento Organizacional, os estudos buscam a forma de desenvolver os indivíduos, os grupos e a organização. Nesse conceito a organização deve buscar o desenvolvimento humano no ambiente de trabalho, dando ênfase a necessidade de atividades ao trabalho de equipe, valorizando a ética e seus valores e a forma de comportamento entre colaborador e organização. Sendo enfatizado que o estudo do comportamento organizacional busca a forma de desenvolvimento dos indivíduos, dos grupos e da organização.

QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMA

SISTEMAS FECHADOS SISTEMAS ABERTOS

Inflexibilidade, comodidade Organizações flexíveis, ativas.

Fechado a novas ideias;

sem preocupação em se adequar ao mercado Melhorias - mudanças constantes para se adequar ao mercado

Pouca entradas ou saída em relação ao ambiente externo Variedade de entrada e saída ao ambiente externo

Fonte: CHAMPION, D. J. A sociologia das organizações. 1. ed. São Paulo: Saraiva, p. 28, 1985

CAPITULO II

ENTREVISTA: CONCEITO DE INOVAÇÃO

Em pesquisa em lugares variados: comércio de atacado, comércio de varejo, indústria de costura, oficina de autos, funilaria e pintura de autos, supermercados e indústria de manufaturados, foi perguntado a indivíduos de cada organização, o que entendiam por: “Inovação”.

- Sexo masculino, 26 anos, superior completo: É essencial para o sucesso. Indivíduos bem orientados por seus professores terão a mente aberta para inovar nas organizações a que pertencem.

- Sexo masculino, 28 anos, superior incompleto: É trabalhar com novas ideias, modernizando a cada dia, se superando sempre.

- Sexo feminino, 23 anos, cursando ensino superior: É importante para que o setor financeiro e social seja desenvolvido dentro da organização, elevando os conceitos e as ideias.

- Sexo masculino, 34 anos, ensino fundamental: É muito bom, porque hoje precisamos diferenciar para sobreviver à disputa por um lugar ao sol.

- Sexo masculino, 36 anos, ensino superior completo com pós-graduação: É uma forma que encontramos de se sobressair no mundo dos negócios, que está cada vez mais competitivo.

- Sexo feminino, 23 anos, cursando ensino superior: É essencial para a pessoa que decide abrir uma pequena empresa, pois precisa fazer a diferença para entrar no mercado e só inovando pra conseguir.

- Sexo: masculino, 31 anos, ensino médio completo: Sem inovar não podemos nem tomar proveito no avanço tecnológico, tão necessário nos dias de hoje.

- Sexo: masculino, 39 anos, ensino médio e profissionalizante: Graças á inovação é que aconteceram as revoluções no mundo. .

- Sexo masculino, 42 anos, ensino superior tecnológico: Inovar é gerar ganhos de eficiência em processos, quer produtivos, administrativos ou financeiros, ganhando espaço no mercado competitivo de hoje.

- Sexo masculino, 29 anos, ensino médio incompleto: É aperfeiçoar o que já existe, na intenção de trazer mais benefícios e qualidade á nossa vida.

- Sexo masculino, 29 anos, ensino profissionalizante: É importante a busca de algo novo em qualquer área, contribuindo para melhorar a forma que algum processo é feito de forma que se possa obter maior benefício.

- Sexo feminino, cursando superior: Inovar é uma nova forma de ser, de fazer e de pensar certos aspectos e certos procedimentos.

- Sexo masculino, 34 anos, ensino fundamental incompleto: É muito importante para descobrir novos ou melhores trabalhos e remédios para a saúde.

- Sexo feminino, 25 anos, ensino fundamental completo: As inovações nos traz muitas vantagens no desenvolvimento de qualquer trabalho.

- Sexo feminino, 56 anos: É a inovação que Fe a faz as pessoas e o mundo evoluírem.

- Sexo feminino, 33 anos, ensino fundamental completo: Foi a inovação que trouxe o avanço na tecnologia, melhorando a vida de todos.

- Sexo feminino, 22

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com