TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Artigos Científicos: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  3.983 Palavras (16 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

Introdução (Eficiência e Eficácia) ........................................................ 3

Cap. 1 – Definição de Comportamento Organizacional ............................. 4

Sistemas Abertos e Fechados ............................................................... 5

Cap. 2 – Questionário (INOVAÇÃO) .................................................... 6

Cap. 3 – Trabalho em Equipe .............................................................. 10

Cap. 4 – Percepção e Comunicação ...................................................... 11

Conclusão ........................................................................................ 14

Referências ...................................................................................... 15

Introdução

Eficiência e Eficácia

Na administração existem dois conceitos distintos, porém interligados.

Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, ou mais produtos utilizados a mesma quantidade de recursos.

Para ser uma pessoa eficiente é preciso realizar as tarefas da melhor maneira possível.

Eficácia é a capacidade de fazer tudo àquilo que é preciso, que é certo para alcançar determinado objetivo. Escolher os melhores meios para produzir produtos adequados para o mercado.

A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia refere-se ao resultado da mesma. Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice versa. Podendo assim produzir algo interessante para o mercado, mas, se a produção deste produto não for feita com eficiência, na maioria das vezes o resultado final não será apropriado, ou seja, produtivo.

Assim como se pode produzir um produto com eficiência, isto é, rapidamente com baixos custos etc., mas não adequado, como exemplo ao contexto e a situação econômica das pessoas. Nesse caso temos eficiência, mas não eficácia. Uma organização consegue atingir plenamente seus objetivos quando as tarefas que a mesma tem que desempenhar são realizados com eficiência e eficácia.

Fazer as coisas de maneira certa e forma certa é a melhor definição de um trabalho eficiente e eficaz.

Eficiência é fazer um trabalho com qualidade.

Eficácia é executar o trabalho.

Comportamento organizacional

Atualmente para administrar uma empresa requer muito mais do que exercício das funções básicas de gerência, planejar, organizar e contratar.

A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo do estudo de comportamento organizacional. Os gerentes têm nos estudos do comportamento organizacional, poderosas ferramentas em face da dificuldade gerada pela diversidade, globalização, total qualidade e as mudanças contínuas ocasionadas pelas alterações em vários seguimentos da sociedade.

O comportamento organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa. É preciso ressalta que as pessoas são diferentes e a abordagem de comportamento organizacional leve em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito.

Comportamento organizacional pode ser analisado através de indicadores de absenteísmo, índices de acidentes de trabalho, além dos indicadores contábeis, representados pelo desempenho econômico financeiro.

Porem é essencial que todas as empresas incentivem a seus colaboradores a apresentar cada um de seus pontos de vista em busca de uma sintonia com as estratégias das organizações através de um diálogo e da exposição de seus valores pessoais. E assim toda a organização passará dessa forma a ser uma organização aprendiz.

A forma de lidar com as diferenças, o conflito, é a base para uma evolução empresarial. Conflito é uma das características universais das equipes produtivas, pois é capaz de modificar toda a visão de mundo de cada pessoa, para que aconteça um crescimento coletivo.

Capítulo 1

Definição de Comportamento Organizacional.

Podemos definir Comportamento Organizacional em uma analise sistêmica e orgânica de estudo que ajuda a explicar e possibilitar o entendimento do comportamento humano nas organizações. E assim, buscar melhorar o convívio dentro de empresas, padronizarem uma forma de comportamento e satisfazer clientes.

O comportamento Organizacional baseia nas considerações dos seres humanos, suas necessidades e gostos. E tem como empenho, superar pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e sociais. Desse modo, investiga as relações que pessoas ou grupos desencadeiam nos ambientes organizacionais. Com intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e impulsionar a cidadania organizacional.

Como também, explica razões que determinam fatos, acontecimentos e fenômenos. Prevê Eventos Futuros, e através de uma ação especifica, estabelece resultados. Controla a contribuição integrante do comportamento humano nas organizações. Abrange conhecimento em psicologia, sociologia e administração; com foco em quatro tipos de comportamento: Produtividade, Absenteísmo, rotatividade e Cidadania Organizacional. Preocupa-se com a Eficácia e Eficiência no Trabalho.

A melhoria das habilidades humanas gera motivação, satisfação no trabalho, comunicação eficiente, liderança, etc. Deve-se ter qualificação e compreensão de culturas, respeitando todos os tipos de raças e gêneros sexuais, Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com