TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Tese: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  Tese  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 10

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Projeto multidisciplinar de Comportamento organizacional apresentado como requisito para o Curso de Ciências contábeis da Universidade Anhanguera Uniderp, polo Santo Ângelo, sob a orientação do(a) Prof.(a) tutora a distância Yaeko Osaki

Santo Ângelo / RS

2013

Sumário

INTRODUÇÃO 3

1COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4

1.1Conceito 4

1.2Sistemas abertos e fechados 6

1.2.1Sistemas abertos 6

1.2.2Sistemas fechado 6

2 INOVAÇÃO 8

2.1 E você oque entende por inovar? 8

2.2 Inovação no Brasil 9

3 TRABALHO EM EQUIPE DIFERENCIAL ORGANIZACIONAL 10

4 PERCEPÇÃO 11

4.1 Conceitos de percepção 11

4.1.1Leis da percepção 11

4.1.2Distúrbios Perceptivos 11

4.2Comunicação 12

4.2.1Conceito 12

4.3Comunicação e percepção nas organizações 13

CONCLUSÃO 14

BIBLIOGRAFIA 15

INTRODUÇÃO

O comportamento organizacional será o tema abordado no trabalho, juntamente com suas áreas, abordagens, características, objetivos entre outros.

O comportamento organizacional tem como principal objetivo o estudo organizacional da empresa e seus indivíduos, visando melhorias em seus grupos focando em objetivos de sucesso, interação de funcionários, descobrir lideres eficazes, potencializar a produção, motivação no trabalho, eficiência e eficácia.

Uma organização seguindo os princípios do CO principalmente da eficiência, que é produzir com qualidade certo produto minimizando custos com tempo, mão de obra e outros, juntamente com a eficácia que seria a forma de fazer, ou seja, a forma correta de produção reduzindo os custos e obtendo lucro e satisfação para o mercado e ao cliente.

Por isso o administrador deve conhecer os princípios do comportamento organizacional, assim lhe possibilitando maior facilidade de gerenciamento da empresa e grupo de colaboradores formando um empreendimento de sucesso.

1COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1.1Conceito

As empresas do Brasil vêm se aperfeiçoando cada vez mais em busca de sucesso empresarial. Sendo assim estruturando sistemas organizacionais bem sucedidos e implantando um comportamento organizacional junto à empresa.

O comportamento organizacional vem a ser nada menos que o estudo do individuo na sua organização, ele foca na redução da rotatividade e no aumento de produção promovendo a cidadania organizacional.

O comportamento tem como principais propósitos a explicação, previsão e o controle. A explicação identifica causa e razões que impulsionaram certos casos ou fatos, já a previsão esta direcionada para eventos e fatos que possam acontecer futuramente e estabelecendo resultados por ações científicas, o controle é o propósito mais importante na organização ele tem como especificação monitorar a equipe e através de um acompanhamento obter resultados positivos.

Dentro desse processo podemos identificar várias características como o elemento de formação de futuros administradores, pode considerar que é uma ciência aplicada, engloba estudos da psicologia, sociologia e administração, voltada para quatro tipos de comportamento: Produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional e também se preocupa com a satisfação no trabalho atrelada a eficiência e a eficácia.

Suas variáveis são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais. E seus maiores objetivos são: o aumento da produtividade e gestão de qualidade dos mesmos, melhorias em motivação de colaboradores, comunicação, trabalhos e equipe, motivação ao trabalho, avaliação de desempenho e etc.

Derek Pugh, autor conhecido na área de CO, define como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”. Já o professor John Ivancevich, apresta um conceito mais completo e ilustrativo. “o comportamento organizacional preocupa-se com estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobrea a organização, seus recursos humanos e objetivos, e o efeito dos trabalhadores sobre a organização no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade. Entre os dois autores observaram que o primeiro abrange uma área macro organizacional diferente do segundo que volta seu conceito a visão macro organizacional e micro organizacional.

1.2Sistemas abertos e fechados

Um sistema é qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas ou interdependentes, dotadas de um objetivo.

1.2.1Sistemas abertos

Sistema com relação ao ambiente interno e externo da empresa é um conjunto de partes em constante interação e interdependências, constituindo uma forma sinérgica orientada para determinados objetivos e em constante relação ao ambiente.

1.2.2Sistemas fechado

Sistema fechado pode-se ter a ideia da ausência de comunicação, de interação ou de conexão com o ambiente no qual a organização está inserida. Podemos dizer que esse sistema é fechado a alterações e fatores externos de ambiente.

Sistemas Abertos Sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com