TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Monografias: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  3.135 Palavras (13 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução...............................................

Capitulo 1..................................................

1.1 Definição de Comportamento Organizacional.........

1.2 Comparação de Sistema Aberto e Fechado............

1.3 Quadro comparativo entre Sistema Aberto e Fechado....................

Capitulo 2.................................................................

2.1 Inovação Organizacional................

Capitulo 3..................................................

• 3.1 Relação entre figura e equipe de trabalho................

• 3.2 Fracassos no vertente de liderança

• Capitulo 4

• 4.1 Conceito de Percepção...........................

• 4.2 Comunicação Empresarial...................

• 4.3 Eficiência X Eficácia.................................

• Conclusão...........................................

• Referências Bibliográficas.........................................................

Introdução

Entender o conceito de comportamento de uma organização é vital para os nossos dias, tendo em vista que cada ser humano tem uma personalidade que se desenvolve no decorrer de seu jornadear, as organizações também evoluem neste sentido, pois a mesma é formada por um conjunto de indivíduos que ali trabalham e se manifestarem utilizando padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração.

Podemos citar duas linhas básicas, cujo objetivo é capacidade empresarial de mudanças e a capacidade lógica e racional de planejamentos estratégicos, onde se inclui atividade, produtos, serviços e pessoas, evidentemente.

A empresa não se baseia somente em números, produção, balanços e patrimônio, que são dados tangíveis, uma organização se forma a partir dos líderes que a conduzem, das pessoas que compõem seu quadro funcional e gerencial, dos comportamentos explícitos e implícitos, das normas, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais, que representam os fatores intangíveis. Entender essas dinâmicas requer percepção, visão e sagacidade.

O Comportamento Organizacional nos mostra que tipo de impacto que um individuo ou um determinado grupo pode acarretar em uma Empresa, seja positivo ou negativo. Para isso devemos entender conceitos gerenciais básicos sendo: análise dos fatos, acontecimentos, atitudes dos indivíduos, produtividade, entre outras coisas mais.

Para garantir o sucesso do empreendimento, desafios devem ser vencidos sistematicamente, dentre estes citamos: o aumento de produtividade, qualidade dos produtos, boa aceitação do público e satisfação de clientes internos e externos.

Capitulo 1

1.1 Definição de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. A partir desse contexto, encontram-se três considerações importantes:

- O Comportamento Organizacional observando comportamentos como, por exemplo: conversar entre colegas de atividade;

- Utilizar equipamentos ou preparar um relatório;

- O Comportamento Organizacional estuda o comportamento de pessoas seja em carácter coletivo (escala macro), ou individual (escala micro), O mesmo começou a ser definido no final dos anos 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais.

Atualmente, ele se encontra dividido em três áreas básicas, porém bem distintas. Cada uma com suas propriedades específicas, sendo elas:

- O Comportamento Microorganizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental;

- O Comportamento Mesoorganizacional, originado da psicologia social e da sociologia interacionista;

- O comportamento macroorganizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciência política.

1.2- Sistemas Abertos e Sistemas Fechados

Efetuadas as pesquisa de dois autores a respeito dos sistemas abertos e fechados, segue na próxima página o quadro comparativo com as diferentes visões, para, em seguida, realizar-se abordagem a respeito de ver as organizações e suas relações com os sistemas fechados e abertos.

1.3. Quadro de Comparação entre Sistema Aberto e Sistema Fechado

Autores Sistema Aberto Sistema Fechado

Bertalanffy É caracterizado por um processo de intercâmbio infinito com seu ambiente, tendo visão mais abrangente para fora também da organização. Este sistema só percebe o que ocorre dentro da organização não se preocupam com o meio externo.

Vasconcellos Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Sem input de matéria, mas com input de energia.

Para Bertalanffy, o sistema fechado não têm entradas nem saídas para o ambiente tudo o que acontece nesses sistemas é restringido aos seus próprios componentes. Já nos sistemas abertos há uma dependência entre estes, isto é, os mesmos se correlacionam para como o ambiente para manterem suas autonomias.

Outro ponto importante a ressaltar a respeito dos sistemas fechados e abertos, é que de acordo com Bertalanffy, sistemas fechados são aqueles considerados isolados do seu ambiente, onde citamos como exemplo, o movimento de um sistema planetário e sistemas abertos são aqueles que possuem, continuamente, fluxos de entrada e de saída e que se conservam mediante a construção e a decomposição de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com