TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Dissertações: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Comportamento Organizacional

Etapa 1 – 1º passo

Definição

O Comportamento Organizacional consiste de uma forma sistêmica no estudo do comportamento humano, com a finalidade de compreender, prever, explicar, controlar e até mesmo alterar se necessário as atitudes das pessoas dentro de uma organização.

As empresas tem vários tipos de funcionários com personalidades diferentes que pode ser bons ou ruins para a empresa, cada gestor precisa saber lidar com essas diferenças, acolhendo, corrigindo e apoiando.

Entre os níveis de estudo dos Comportamentos Organizacionais existentes, destacamos:

Nível Individual: estudar as expectativas, motivações, habilidades e competência que cada colaborador demonstra individualmente através de seu trabalho.

Nível Social : estuda a formação das equipes, grupos, as funções desempenhadas por este, a comunicação é interação de um com outros, além da influência e o poder do líder neste contexto.

1º Opinião:

Baseando-se na ideia do autor Robert P. Vecchio, o Comportamento Organizacional foca nos conceitos e métodos das ciências comportamentais e sociais, sociologia, ciência, política e antropologia, com mais ênfase no campo da psicologia, sendo que, todos estão relacionados para a compreensão do comportamento das pessoas.

2º Opinião:

Enquanto que o autor Roberto Kanaane analisa o comportamento humano nas organizações focalizando os papeis profissionais, desempenhados e interfaces com o meio ambiente em um mercado em constantes mudanças. Ele foca como estudos:

Aspecto técnico,

Aspecto fisiológico,

Aspecto moral,

Aspecto social e

Aspecto econômico,

Visando assim a função de todos os comportamentos grupais.

Podemos concluir que o primeiro autor foca o Comportamento Organizacional como nível individual, e o segundo autor como nível social. Dessa forma, podemos definir que ambos os níveis tem importância em conjunto para a definição do Comportamento Organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com