TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO NO AMBITO ORGANIZACIONAL

Pesquisas Acadêmicas: COMUNICAÇÃO NO AMBITO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 comunicação e sua importância 4

2.1 Comunicação no âmbito interno da organização 4

2.2 Comunicação externa 5

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

Através da comunicação uma pessoa pode conseguir com maior facilidade o que deseja, dentro ou fora de uma empresa, se a mesma conhecer e souber como utilizar melhor as ferramentas nela existente. Nós gostaríamos de apresentar um estudo dos principais instrumentos utilizadas hoje por uma organização e apresentá-las nesta monografia de conclusão de curso, proporcionando assim maior facilidade de compreensão a quem queira, ou tenha a necessidade de adquirir tais conhecimentos.

2 COMUNICAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA

Em tempos de Internet, onde prevalece a informação rápida e qualificada, a comunicação truncada não tem vez. Os especialistas continuam com a razão: a empresa ou o ser humano que não se comunica, ou tem pouco para contar ou tem muito para esconder. Em qualquer uma das situações expostas, ele estará sujeito a desvantagens em seus negócios.

Hoje, as empresas sabem que comunicar não é apenas um dever, mas um fator estratégico para conseguir alcançar o sucesso de seus negócios e a conquista da opinião pública. Segundo Bateman e Snell ( 1993, p. 402) " é a transmissão de informações e significado de uma parte para outra através de utilização de símbolos partilhados".

Existem vários tipos de canais utilizados para se transmitir uma mensagem, basta identificar os mais eficientes e eficazes para se alcançar o que se deseja no momento em que se precisa, ou seja sempre. Pois nem sempre é tarefa fácil conseguir o que se deseja através da comunicação, visto que cada um tem uma forma de pensar e interpretar diferente.

Para que exista uma boa comunicação é imprescindível que se tenha um bom entendimento do que se quer transmitir, no caso das empresas as comunicações muitas vezes, ou quase sempre não tem o intuito de apenas comunicar, mas de persuadir, sensibilizar o receptor a tomar ou ter determinada atitude ou reação.

2.1 COMUNICAÇÃO NO ÂMBITO INTERNO DA ORGANIZAÇÃO

A comunicação interna da empresa tem um papel fundamental na criação da cultura colaborativa. A interação entre todos os componentes que fazem o cotidiano das organizações é a própria essência do fluxo que deve ter essas informações que levam ao saber coletivo. Recomenda-se que a comunicação interna esteja calcada em elementos centrais da cultura administrativa que se transformam na percepção de como fazer, com que métodos, de que modo e sob a orientação de quais valores. Considera-se boa à comunicação em uma empresa, quando se define objetivos claros, busca recursos humanos adequados às tarefas a serem executadas, empenha-se na motivação das pessoas, sabe buscar e compartilhar as estratégias mais adequadas para atingir os fins visados e, ainda, avalia e divide resultados. Realizar tudo isso não é simples, quando se trata de administrar a comunicação interna. Existem muitas dificuldades, porque implica a gestão de pessoas, de processos e de resultados, o que impõe, de cara, alguns obstáculos. para garantir o sucesso de qualquer empreendimento, cada vez mais, funcionários e colaboradores estão sendo vistos como sócios do negócio, contribuindo para o crescimento das corporações e compartilhando resultados. Além de produtos e serviços de qualidade e preços justos e competitivos, as corporações têm de apresentar valores éticos. Por isso a necessidade de se preocupar com a comunicação interna dentro da empresa.

2.2 COMUNICAÇÃO EXTERNA

A comunicação externa compreende toda a informação que esteja relacionada com as atividades que esta empresa desenvolve. Essa informação vai no sentido de promover a imagem da empresa, nomeadamente através da divulgação na imprensa dos acontecimentos que esta realiza. Essas ações são desenvolvidas em torno da gestão da sua imagem institucional e estão associadas às temáticas e aos conceitos que as formalizam. Ela vai muito além da assessoria de imprensa ou de campanhas publicitárias. Hoje em dia além de manter um site institucional atualizado, monitora as mídias sociais é obriga. Pois a comunicação Externa trabalha com a opinião pública, consumidores, órgãos públicos e fornecedores. Todos devem receber uma atenção de acordo com suas necessidades. Muitas empresas cometem o erro de se comunicar com o público

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com