TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE GESTÃO DE CONHECIMENTOS

Projeto de pesquisa: CONCEITO DE GESTÃO DE CONHECIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  5.411 Palavras (22 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE UNIDERP INTERATIVA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTABÉIS

PROFª: EAD: MAURICIO DIAS

PROFº.: TUTORA EAD: LAURA PATRÍCIA TORRES

PROFº.: TUTOR PRESENCIAL: MANOEL MARIA OLIVEIRA NETO

DESAFIO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Antonio Alef Costa Silva RA414715

Aldeir Nascimento Alves RA425000

Cleber José Santos Andrade RA425102

Ismael Oliveira Santos RA405867

Suzamar Macelo dos Santos RA 419911

CAXIAS – MA

JUNHO/2013

INTRODUÇÃO

CONCEITOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

A gestão do conhecimento é um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, gestão do capital intelectual, aprendizagem organizacional, inteligência empresarial e a educação corporativa.

Gestão do Conhecimento é um processo para criação, captura e armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento viável para a empresa. A Gestão do Conhecimento, por meio de suas práticas objetiva organiza de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio.

Tendo em vista, as mudanças ocorridas, a globalização da economia, o grande avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se cada vez mais valioso. As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação. A Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento, torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia

Segundo Chiavenato (2000, p.58) gestão estratégica é um processo de formulação de estratégias organizacionais, no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que ela esta atuando. Processo esse essencial na organização, e dentro deste conceito, é primordial que as organizações alcancem seus objetivos estratégicos, mas diante disso é fundamental que seus gestores (gerentes e administradores), busquem ter a visão de negócio e não apenas dos seus produtos e ou serviços; repensem os paradigmas da organização, e que não retenham informações como forma de assegurar o poder.

Existem várias etapas e processos que compõem a GC, tais como: identificação do conhecimento relevante, transformação de ideias e conceitos da empresa e funcionários, escolha e implantação de ferramentas tecnológicas, entre outras. Assim, verifica-se a importância das pessoas que estão comandando ou participando deste processo deve estar preparadas e capacitadas para fazer com que a GC seja um sucesso na organização.

O artigo da Yara Rezende aborda a importância da Gestão do Conhecimento e a busca elementos capazes de gerar vantagens competitivas que favoreçam as condições do sucesso da organização dentro da chamada Nova Economia, que está centrada na estratégica gestão dos recursos da empresa.

Descreve a trajetória de crescimento e a visão e iniciativas pioneiras e inovadoras da Natura Cosméticos S.A., maior empresa brasileira do setor de cosméticos, na gestão da informação e do conhecimento, com oportunidade de agregar valor e diferencial competitivo ao negócio. Comenta sobre os fundamentos do pioneiro sistema virtual de informações da Natura, considerado a primeira biblioteca virtual do país, cujo foco é o acesso à informação de maneira custo-efetivo, onde quer que ela se encontre, em detrimento de manter acervos ou arquivos de informações ou documentos.

O conhecimento é considerado um dos principais ativos de uma empresa. É ele que permite uma empresa agregar valor aos seus produtos, solucionar problemas durante o processo produtivo, bem como produzir novos conhecimentos a partir dos já existentes em um contínuo processo de inovação.

Atualmente não há uma formação acadêmica específica que prepare uma pessoa a ser um gerente do conhecimento. Alguns autores, pesquisadores e entrevistados afirmam que as habilidades necessárias à GC são comportamentais, como: ser empreendedor, criativo, comunicativo, responsável, dinâmico, flexível, interativo, possuir características gerenciais, abertura cultural, facilidade para trabalhar em equipe, e outras. Tais habilidades não são apreendidas em nenhuma formação acadêmica, pelo contrário, são próprias do comportamento das pessoas.

Logo, todos os colaboradores da empresa podem obter capacitação para atuar na GC, desde que esteja disposto a redefinir seus objetivos, se adaptando a realidade da sociedade do conhecimento. Do mesmo modo que as empresas mudaram suas estratégias visando a obter vantagem competitiva, os colaboradores da empresa também devem fazê-lo.

A crianção de conhecimento, para Nonaka e Takeuchi (1997), é um processo que envolve as dimensões tácita e explicita do conhecimento. Para Nonaka (1994), conhecimentos novos podem surgir de um processo de conversão de conhecimento, também conhecido como o modelo SECI.

SOCIALIZAÇÃO

É um processo em que os participantes compartilham experiências sobre um determinado assunto. Algumas práticas que correspondem a este campo são fóruns de discussão ou de conhecimento, pois possibilita relatos e opiniões sobre determinado assunto.

EXTERNALIZAÇÃO

É o processo de articulação do conhecimento vivenciado (tácito) para um meio descritivo (explícito). É a etapa da espiral do conhecimento mais negligenciada pelas empresas (NONAKA; TAKEUSHI, 1995, pg. 68).

COMBINAÇÃO

É a sistematização conhecimentos explícita, onde se busca um refinamento dos conhecimentos a fim de melhorar o entendimento ou o uso dos mesmos. Exemplo prático é a forma de execução do processo de combinação seria por meio de reuniões, redes de comunicação computadorizadas.

INTERNALIZAÇÃO

Um dos pontos interessante a se falar é a transferência de tecnologia por meio da tradição, ou seja, uma equipe que já está habituada com determinado ambiente de trabalho para desenvolvimento de determinada tecnologia auxiliar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com