TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITUAÇÃO DE PLANEJAMENTO

Seminário: CONCEITUAÇÃO DE PLANEJAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Seminário  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – CONCEITOS

CONCEITUAÇÃO DE PLANEJAMENTO

As cinco dimensões do Planejamento (Steiner, 1969:12)

1) Assunto abordado – produção, pesquisa, novos produtos, finanças, marketing, instalações, recursos humanos, etc.

2) Elementos do planejamento – propósitos, objetivos, estratégias, políticas, programas, orçamentos, normas e procedimentos, etc.

3) Dimensão de tempo do planejamento – longo, médio ou curto prazo.

4) Unidades organizacionais – planejamento corporativo, de unidades estratégicas de negócios, de subsidiárias, de grupos funcionais, de divisões, de departamentos, de produtos, etc.

5) Características do planejamento - complexo ou simples, qualidade ou quantidade, estratégico ou tático, confidencial ou público, formal ou informal, econômico ou caro.

O planejamento pode ser conceituado como um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo com a melhor concentração de esforços e recursos de uma empresa.

O planejamento não deve ser confundido com previsão, projeção, predição, resolução de problemas ou plano.

“O planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado; entretanto a empresa tem condições e meios de agir sobre as variáveis e fatores de modo que possa exercer alguma influência; o planejamento é um processo contínuo, um exercício mental que é executado pela empresa independentemente de vontade específica de seus executivos.” (Oliveira, 2006:35)

O processo de planejar envolve um modo de pensar e indagações: o que fazer, como, quando, quanto, para quem, por que, por quem e onde.

“O processo de planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função de objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz.”

“O exercício sistemático do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, consequentemente, provocar o aumento da probabilidade de alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidos para a empresa.” (Oliveira, 2006:35)

PRINCÍPIOS GERAIS DO PLANEJAMENTO

1) Contribuição aos objetivos

2) Precedência do planejamento

3) Maior penetração e abrangência

4) Maior eficiência, eficácia e efetividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com