TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHEÇA 10 INICIATIVAS INOVADORAS EM MOBILIDADE URBANA POR RENATA SGUISSARDI ROSA

Por:   •  5/7/2019  •  Resenha  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

CONHEÇA 10 INICIATIVAS INOVADORAS EM MOBILIDADE URBANA POR RENATA SGUISSARDI ROSA

Essa matéria nos mostra Iniciativas Inovadoras em Mobilidade Urbana ao redor do mundo.

A desordem no trânsito no Brasil, não para de crescer devido ao aumento de veículos, está matéria mostra que esse aumento é maior do que da população. Com esse crescimento e a falta de iniciativas do poder público isso gera prejuízo como nos aponta a Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, esses prejuízos provocados pelo o tempo pedido no Congestionamentos gira em torno de 40 bilhões por ano.

Este problema não é só no Brasil e sim pelo o mundo. Conforme as Nações Unidas (2009), o número da população vivendo nos centros urbanos superou a população rural. Por conta disso, cidades ao redor do mundo buscam soluções inovadoras para a Mobilidade Urbana.

Está matéria são apresentadas 10 iniciativas empregadas em várias partes do mundo. São eles:

1. Metrocable - Teleférico em Medellín, Colômbia: foi a primeira cidade a implantar o teleférico como meio de transporte e essa inovação auxilia a população suburbana que vive nos morros. Essa inovação foi em 2012 agraciada com o Prêmio de Transporte Sustentável em 2012. No Brasil essa iniciativa chegou no Rio de Janeiro, mas, infelizmente não com a grandiosidade de Medellín, falta investimento.

2. Pedágio urbana em Cingapura - em 1975 a cidade de Cingapura já sofria com o trânsito para resolver essa situação foi criado o pedágio urbano, esse pedágio funciona da seguinte maneira é cobrada um valor para o motorista poder circular com determinada área em dias e horários determinados pelo governo. Essa iniciativa foi adotada por diversas cidades com Londres e Estocolmo. O objetivo dessa iniciativa é desmotivar as pessoas a usarem carros e usarem o transporte público ou outros meios alternativos com as bicicletas. Como essa iniciativa no primeiro ano que foi dotada em Cingapura, o trânsito caiu 45%, nos dias atuais 65% da população utilizam o transporte público. Além do congestionamento nos grandes centros sofrem menos com a poluição.

3. Red Metropolitana de Movilidad - Corredor de Ônibus em Santiago, Chile: Implantado em 2006 com o nome de Transantiago, é um sistema de corredores que liga os ônibus as linhas de metrô. Em São Paulo temos os corredores de ônibus, mas infelizmente alguns não tem ligação com o metro ou trem. É uma boa ideia pensando no multimodal.

4. Rodovia para ciclistas na Alemanha - nos últimos anos a utilização da bicicleta como meio de transporte vem crescendo pelo o mundo, a Alemanha em 2016, criou um projeto inovador a primeira Rodovia para Ciclista o projeto completo terá 100 km a ideia do projeto e não ter semáforos. Foca no transporte coletivo e sustentável.

5. Sistema BRT, Curitiba - Bus Rapid Transit (BRT) é um sistema de transporte público e com diz no nome o objetivo é ser rápido além disso ser seguro, cômodo e eficiente. Ele tem uma grande vantagem por conta com o privilégio de ultrapassar, ou seja, a preferência é dele.

6. VAMO em Fortaleza - Veículos Alternativos para Mobilidade essa iniciativa é a mobilidade sustentável através do compartilhamento de carros elétricos internado com outros modais de transporte, iniciativa com essa são usadas no mundo.

7. Acessibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com