TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECIMENTOS E ESTRATÉGIA ADICIONAIS

Tese: CONHECIMENTOS E ESTRATÉGIA ADICIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Tese  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 7

Módulo 2: CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES VISÃO E ESTRATÉGIA

Podemos dizer que a figura acima nos mostra um processo integrado de visão e estratégia. Este ciclo pode ser relacionado com o planejamento, uma das operações essenciais para o administrador, assim também com os 4 pontos fundamentais para abertura de um negócio, missão, visão e valores.

Observe que o ciclo explica quais os 4 pontos que estruturam a VISÃO E ESTRATÉGIA do nosso negócio.

Um a um, podemos traduzir que:

1) FINANCEIRO: qual a estratégia a ser utilizada para ter reconhecimento no mercado? Qual a mais apropriada e que forneça menos prejuízo em valor monetário para nossa empresa. Insere-se no PLANEJAMENTO da organização.

2) PROCESSOS INTERNOS DO NEGÓCIO: como devemos atuar a fim de trazer mais clientes e fazê-los satisfeitos em adquirir nosso produto? Como agiremos para FIDELIZÁ-LOS? Em que nos ESPECIALIZAREMOS no mercado para gerar uma vantagem sobre as outras empresas do mesmo ramo? Poderíamos enquadrar no PLANEJAMENTO, MISSÃO, VISÃO E VALORES.

3) APRENDIZADO E CRESCIMENTO: aceitar a MUDANÇA com o intuito de prosperar a organização. Processo para alcançar a VISÃO, isto é, os desejos futuros para a organização.

4) CLIENTE: como nossa empresa será vista pelos clientes. Qual será o conceito que atribuirão à nossa organização. Motivo para fortalecer os VALORES da organização, e, portanto, alcançar a VISÃO da empresa.

• Sumário

• Assistir aulas

• Autor do curso

• Alunos

• Fórum

• Glossário

• Dê sua opinião

• Certificado

• Denuncie este curso

Módulo 2: CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES EXEMPLO DE MISSÃO, VISÃO E VALORES

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Nesta imagem observamos que a empresa XYZ, com desenvolvimento de atividades no exterior, possui na entrada da empresa um quadro com MISSÃO, VISÃO E VALORES (PRINCÍPIOS).

A importância de se ter clara a missão, visão e princípios para os colaboradores é de deixá-los cientes sobre a empresa, o que ela objetiva, a força que a rege. Dessa forma os funcionários ingressarão no propósito da empresa, e executaram suas atividades com total qualidade.

É claro que teoricamente falando esse processo parace ser fácil de alcançar. Aí é que entra a MOTIVAÇÃO sobre o trabalhador, a RELAÇÃO TRANSPARENTE, o INVESTIMENTO sobre os mesmos, etc. Esses são alguns exemplos que fazem com que os colaboradores se engagem nos afazeres e se comprometam com a empresa.

Módulo 2: CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES APLICATIVO COMO FERRAMENTA PARA ABERTURA DE EMPRESA

Para esclarecer futuros empresários sobre o que levar em consideração, ao se abrir uma nova empresa, o Sebrae/PR desenvolveu o aplicativo Trilha do Empreendedor, disponível para acesso via internet e a partir de aparelhos móveis, tais como smartphones e tablets.

Após preencher um cadastro rápido, o interessado escolhe as características desejadas para seu personagem virtual: sexo, cor de cabelo, roupa, cor de pele e carro. A primeira resposta a ser fornecida é se a ideia do negócio já está definida. Há três opções de escolha que retornam diferentes orientações. A seguir, o internauta é levado a informar qual é a situação sobre a localização da futura empresa. E o terceiro passo é uma reflexão sobre o montante de dinheiro necessário para instalar e administrar o negócio.

Caso o futuro empreendedor não tenha refletido sobre esse ponto é aconselhado a baixar um modelo de plano de negócios para que possa projetar os custos e entender a necessidade de recursos financeiros.

O quarto passo analisa o nível de conhecimento do candidato a empresário sobre o mercado e a atividade escolhida. A quinta etapa investiga se o empreendedor já realizou uma pesquisa junto aos possíveis fornecedores, clientes, concorrentes e governo. No sexto passo, é preciso dizer se as informações do futuro empreendimento estão organizadas, analisadas e prontas para serem levadas a uma consultoria de viabilidade. Somente no sétimo passo é que o registro da empresa é abordado.

Por fim, o internauta é questionado sobre como a empresa será administrada. O resultado obtido é encaminhado por e-mail para que o futuro empreendedor examine as orientações calmamente.

Extraído de http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/aplicativo-ensina-passo-a-passo-para-iniciar-um-negocio/56512/

Para testar a ferramenta e ter um norte que mostre para onde ir, segue o link do SEBRAE/PR:

Módulo 2: CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES ESCOLHA BEM O PONTO DO SEU NEGÓCIO

Adaptado de www.sebraepr.com.br

Segundo pesquisas realizadas, a escolha do ponto no varejo responde por 70% do resultado do negócio. Os cuidados na seleção do local exigem do empreendedor um bom conhecimento do empreendimento escolhido; a localização não pode ser analisada isoladamente.

Existem vários fatores que contribuem na análise, um deles é o conhecimento do cliente, onde ele está o que quer, como e quando compra e é necessário manter-se atento às peculiaridades de cada empreendimento.

Conheça alguns aspectos comuns aos empreendimentos de modo geral:

Objetivos da empresa

Os objetivos do negócio podem facilitar ou dificultar à entrada da empresa em determinados bairros ou cidades. A caracterização de um bairro também pode se chocar com os objetivos da empresa.

Recursos disponíveis

Os recursos disponíveis são orientadores da localização. Compra ou aluguel? Reformas expressivas? Localização em bairros ou shoppings centers? Franquias? Inicialmente estas questões são respondidas pela disponibilidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com