TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSORCIO MODULAR

Pesquisas Acadêmicas: CONSORCIO MODULAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

O consórcio modular é um novo modelo de produção, completamente diferente do Fordismo de Henry Ford na forma de organizar a produção, como já conhecemos a produção em massa e a enxuta desenvolvida por Ohno na Toyota. Essa forma de organização da produção vem muito forte nas indústrias automobilísticas, que sempre vem inovando tais padrões em todo mundo, e são as principais responsáveis pelas mudanças na forma de organizar a produção.

Podemos conhecer o consórcio modular como um forte outsourcing, que seria a concentração da atenção dos gestores voltada para o negócio da empresa, como estratégia, marketing, atendimento ao cliente, convertendo um processo de custo interno para um serviço externo através da subcontratação. Entrando mais profundamente no conceito podemos dizer que no processo modular temos a transferência de diversas atividades da empresa, que antes faziam parte do processo interno da empresa para os seus fornecedores.

Neste processo, a montagem do produto fica de responsabilidade dos fornecedores denominados de modulista ou consorciado. Enquanto o controle de qualidade final do produto, a engenharia do produto, a distribuição do mesmo, comercialização e o marketing ficam de total responsabilidade do fabricante. O fabricante não realiza nenhum tipo de montagem, mas tem que assegurar a qualidade final do produto. O produto final é dividido em módulos, e são montadas e depois fornecidos (distribuídos) pelas empresas, as mesmas ficam situadas dentro da mesma planta.

O primeiro surgimento do consórcio modular ocorreu na fábrica da Volkswagen (MAN),em Resende (RJ) ,que fabrica caminhões, a única montadora de caminhões do mundo. O processo de montagem do produto é dividido em módulos onde cada módulo tem o seu parceiro (consorciado).Na fábrica em Resende são oito parceiros que fazem parte da montagem de conjuntos completos de peças, que são eles: Cummins e MWM que são responsáveis pela montagem de motores, Iochpe-Maxion cuida da montagem de chassi, eixos e suspensão fica com a Rockweel, a Tamet faz a armação da cabina, Eisenmam é responsável pela pintura, a Remon faz rodas e pneus , e a tapeçaria fica por parte da VDO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com