TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUINDO RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

Artigo: CONSTRUINDO RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  9.827 Palavras (40 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 40

RESUMO

O trabalho de Intervenção Socioescolar identifica os fatores necessários na atuação do sujeito favorecendo a integração dos saberes constituídos entre a família e a escola. Estudo que promove o conhecimento do processo do desenvolvimento destas duas instituições no aspecto teórico, visto que muito tem discutido a temática em baila, mas não se apresenta um resultado plausível. E cada vez mais tem ocorrido o distanciamento da família junto à escola, impossibilitando uma atuação melhor do individuo na sociedade. Apresenta as causas pela qual se apresenta este distanciamento através de uma fundamentação significativa, tecendo uma abordagem sobre seus aspectos epistemológicos. Analisa as teorias sobre como mostrar a família a sua importância dentro da escola para o sucesso escolar dos alunos, teoria de como incentivar a presença dos pais na aprendizagem de seus filhos, teoria de estimular os pais a vir sempre à escola conversar com o educador sobre o desenvolvimento dos filhos. Analisa as teorias apresentadas, discute sobre a participação da família junto à escola, e apresenta uma proposta que favorece a participação destas duas instituições no sistema educacional. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa e cunho bibliográfico. Para que o sujeito possa melhor atuar na sociedade é preciso que a família participe ativamente da escola e que ambas façam uma parceria para formar sujeitos mais participativos e que esta parceria seja sempre constante para a atuação do nosso sistema.

Palavras- chaves: Escola. Família. Formação do Indivíduo. Atuação na Sociedade.

RESUMEN

El trabajo Intervención Socioescolar identifica los factores necesarios para la ejecución del objeto favorecer la integración de conocimientos realizado entre la familia y la escuela. Estudio que promueve el conocimiento del proceso de desarrollo de estas dos instituciones en el aspecto teórico, ya que mucho se ha discutido el tema en los bailes, sino que da un resultado plausible. Y cada vez se aleja de la familia a lo largo de la escuela, impidiendo un mejor desempeño del individuo en la sociedad. Muestra las causas por las cuales se presenta esta distancia a través de una fundación importante, tejiendo un enfoque en los aspectos epistemológicos. Analiza las teorías acerca de cómo la familia muestran su importancia dentro de la escuela para el éxito académico de los estudiantes, la teoría y fomentar la presencia de los padres en sus hijos el aprendizaje, la teoría de alentar a los padres a asistir a la escuela siempre hablar con el profesor sobre desarrollo de los niños. Analiza las teorías presentadas, discute la implicación de la familia con la escuela, y se presenta una propuesta que fomente la participación de estas dos instituciones en el sistema educativo. Se trata de una investigación de campo, la naturaleza cualitativa y la Bibliográfica. Para que el sujeto mejor puede actuar en la sociedad es la familia debe participar activamente en la escuela y que están sujetas a formar una sociedad más participativa y esta asociación es siempre constante para el rendimiento de nuestro sistema.

Palabras-clave: Escuela. Familia. Formación del individuo. Actuación en la Sociedad.

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO.........................................................................................................9

2 A EDUCAÇÃO NA LETRA DA CARTA MAGNA.................................................13

2.1 O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA ........................................................................15

2.2 O PAPEL DA FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES.............................21

2.3 ESCOLA E FAMILIA NA BUSCA DA FORMAÇÃO DO SUJEITO CIDADÃO....26

3 INTERVENÇÃO SOCIOESCOLAR: contribuições na formação do aprendente..................................................................................................................................30

3.1 ANÁLISE DA PRÁTICA ......................................................................................34

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................36

REFERÊNCIAS ........................................................................................................38

1 INTRODUÇÃO

Atualmente tem se abordado muito a participação da família junto à escola como facilitadora do processo de ensino aprendizagem. Escola e família são elementos chave do favorecimento constituído na esfera social e peças fundamentais para a inserção do individuo na sociedade.

Necessariamente não é preciso trazer a família para dentro da escola, mas, sim oferecer oportunidade de participação e de interação, para se fazerem presente na vivencia dos indivíduos que precisam se desenvolver com exatidão e viver dignamente. Portanto, a família e a escola se fazem presente como duas esferas básicas fundamentais para se compreender a realidade da vida.

Percebemos claramente que a estas duas instituições tem se destacado como principais apoios na base social. Dessa forma, se fazem atuantes como mediadoras na vida do individuo possibilitando sua inserção nos espaços que vão atuar e com isso se fundamentam bases viáveis para solucionar as divergências e suprir as angustias da comunidade junto à equipe escolar, onde muitas vezes se fazem marcante no universo social.

Todos nós sabemos que escola e família são partes predominantes na sociedade, que possibilitam uma escolarização organizada onde é importante a participação de todos. Atuar junto à família se torna um modelo de ação viável para o desenvolvimento da pessoa e sua ação na sociedade. Quando a escola toma como parceira a família ela esta desenvolvendo um conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com