TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTAQUE PRINCIPAL

Projeto de pesquisa: CONTAQUE PRINCIPAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.271 Palavras (14 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Andre Jeronymo Silva

Fabio Dias Carvalho

João Carlos Paz Lopes

CONTABILIDADE BÁSICA

São Paulo

2014

Fabio Dias Carvalho

Andre Jeronymo Silva

João Carlos Paz Lopes

CONTABILIDADE BÁSICA

Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) apresentadas à disciplina de Contabilidade Básica, como parte integrante do Curso deSuperior de Tecnologia em Gestão Financeira, sob a supervisão da Profª. Vânia Maria Sândalo.

São Paulo

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

PARTE 1 – AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 5

1.1 Usuários de Informações Contábeis 6

1.2 Padrões Internacionais de Demonstrações Financeiras 7

PARTE II – O DESENVOLVIMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 9

2.1 Estrutura das Demonstrações Contábeis 10

2.1.1 Balanço Patrimonial 10

2.1.2 Demonstração do Resultado do Exercício 11

2.1.3 Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados 11

2.1.4 Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido 12

2.1.5 Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos 12

2.1.6 Notas Explicativas 13

2.1.7 Demonstração do Fluxo de Caixa 13

2.1.8 Demonstração do Valor Adicionado 13

2.1 Demonstrações do Resultado do Exercício 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

INTRODUÇÃO

Este estudo tem como premissa analisar a importância das ferramentas de divulgação e comunicação financeiras, que permeiam a necessidade de contabilidades claras e objetivas para cada público específico.

Porém, atualmente, mesmo diante de diversas ferramentas que o mercado financeiro oferece as demonstrações contábeis não são claras e objetivas, não sendo até mesmo desinteresse para a sociedade, e lidas apenas por quem têm interesse direto e imediato em suas informações.

Baseado neste ínterim observa-se a necessidade de mostrar que a contabilidade possui um rico veículo de informação, que tem como objetivo colocar à disposição informações que mostrem as relações das empresas com a sociedade.

Neste sentido, a Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) é basicamente um resumo das operações financeiras da empresa em um determinado período de tempo. A DRE apresenta os resultados da empresa de forma gerencial, com as projeções de crescimento, custos, entre outros, como de forma fiscal, apresentando os impostos e taxas recolhidas durante o ano.

A importância do tema encontra-se no fato de que a contabilidade necessita estar apta para identificar, mensurar e comunicar atos e fatos ocorridos em uma entidade. E para tanto, ela precisa se utilizar de meios eficazes e validados.

Estas demonstrações permitem que as empresas desenvolvam suas atividades de forma segura, e que também a sociedade possa conhecer as características de cada empresa. Mas, os índices até o momento não proviam para a sociedade informações claras, apenas informações técnicas, para que estas pudessem avaliar de uma forma geral, as vantagens e desvantagens em acolher essas entidades.

O tema aqui abordado mostra sua importância frente a uma sociedade que mostra pouco ou nenhum interesse em se ater sobre os informativos financeiros empresariais, principalmente devido à dificuldade de leitura dos mesmos para pessoas leigas.

O problema levantado neste estudo é buscar delimitar as vantagens da do DRE frente a um mercado financeiro que carece de informativos para toda a sociedade.Assim, buscam-se delimitar qual o propósito desta ferramenta, sua utilização, os benefícios implícitos, as diferenças entre os demais demonstrativos já existentes, e possíveis desvantagens que possa apresentar frente a todos os públicos, tanto especialistas da área como leigos no assunto.

PARTE 1 – AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

A Contabilidade tem como objetivo avaliar escriturações contábeis, emissão de relatórios, peças, análises, mapas gerenciais e demonstrações contábeis. Todas as empresas, independentemente de seu porte ou natureza jurídica, tem de manter escrituração contábil completa, em um livro denominado de Livro-Diário, com o intuito de controlar o seu patrimônio e gerenciar adequadamente os seus negócios (RIBEIRO, 2010).

As demonstrações contábeis constam como exigência em diversas legislações, como por exemplo, a Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404-76, de 15-12-76), que é aplicável a todas as sociedades, busca estabelecer ao final de cada exercício um parecer de suas atividades com base na escrituração mercantil da companhia, tais como (RIBEIRO, 2010):

• Balanço Patrimonial;

• Demonstração do Resultado do Exercício;

• Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;

• Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos;

• Demonstração das Mutações do Patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com