TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COmportamento Organizacional

Ensaios: COmportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Comportamento Organizacional

Personalidade e comportamento.

Quando conhecemos uma pessoa automaticamente fazemos um resumo dela. Isso é, identificamos um conjunto de características nela e chamamos essas características de personalidade. A mesma tem várias origens, uma delas é a hereditária. Nela pessoas geralmente da mesma família (Ex: gêmeos) possuem caractéristicas praticamente idênticas. Buscar o mesmo tipo de profissão, esportes semelhantes e possuem outros características pessoais que só podem ser atribuidas a uma herança genética comum.

Uma segunda forma é a do Ambiente em que o indivíduo cresce :Influência familiar, cultural, educacional e outras que atuam desde de seu nascimento.

Teoria de personalidade

Existem 4 teorias da personalidade que são aceita para explica-las:

Teoria dos Traços: Ela parte do princípio de que as caractéristicas são relativamente estáveis ao longo do tempo ou seja padrões habituais de comportamento, pesamentos e emoções. Os pesquisadores concluiram que era possível reduzir todos os traços sugeridos em 5 fatores que passam a ser chamado de os Big five. São eles: extroversão, agradabilidade, consciência, estabilidade emocional e abertura para a experiência.

Teoria psicodinamica: Esta teoria enfatiza especialmente o inconsciente humano como determinante do comportamento. Freud via a personalidade como resultante de 3 elementos: o id, o ego e o superego. O ID seria a parte mais primitiva e menos acessível da personalidade, desconhece o julgamento de valores, o bem e o mal, ou seja a moralidade. O superego seria a parte dos limites e da autoridade. (É algo além do ego que fica sempre te censurando e dizendo: Isso não está certo, não faça aquilo, não faça isso, ou seja, aquela que dói quando prejudicamos alguém.). O ego o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, as exigências da realidade e as ordens do superego. A verdadeira personalidade, que decide se realiza as decisões do (Id) ou do (Superego).

http://www.youtube.com/watch?v=AftW4y8z--E

Teoria Humanista: Carl Rogers acredita que todos os homens possuem um impulso interno voltado para sua auto realização. Tal teoria tem seu foco no crescimento e propriamento do individuo, que tende necessariamente a tornar-se melhor,uma vez dadas as condições apropriadas para que tal se efetue.

Abordagem integrativa.

O que a abordagem integrativa inteligentemente faz é focar, simutaneamente, na pessoa como um todo e nas variáveis situacionais, e a essa combinação atribuir as causas do comportamento do indivíduo.

As teorias da personalizadas e sua aplicação na organização.

Carl Jung, psiquiatra suiço, desenvolveu a noção de que as pessoas são fundamentalmente diferentes, mas também fundamentalmente semelhantes. Ele intitula Tipos de psicológicos, propõe que a população em geral é formada por dois tipos básicos: Introvertido e extrovertido. Ele ainda identificou dois tipos de percepção ( sentido e intuindo) e dois tipos de julgamento (pensando e sentindo).Percepção ( como nós coletamos a informação)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com