TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COmportamento Organizacional

Ensaios: COmportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  317 Visualizações

INTRODUÇÃO

Comportamento Organizacional está fundamentado no estudo sistemático do comportamento humano direcionando ações e atitudes dos indivíduos, e de grupos no ambiente organizacional. Tendo como finalidade atingir produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Uma organização é uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, para atingir um objetivo comum.

As organizações tem funcionalidade de maneira considerável na vida do ser humano, pois modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes tipos organizações, ou até mesmo em grupos organizacionais, incentivarem a produtividade, assim como respostas rápidas as estratégias administrativas nas mais variadas formas.

Eficiência e eficácia, estes são dois conceitos muito antigos, mais implacavelmente atuais. Principalmente nos dias de hoje não compreendê-los ou, o que é muito pior, confundi-los provoca grandes danos à performance e aos resultados.

Quando falamos em EFICIÊNCIA estamos falando em fazer certo; é o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz. Por outro lado, quando falamos em EFICÁCIA estamos falandoem fazer a coisa certa; é o resultado; o objetivo: é aquilo para que se faz, isto é, a sua Missão.

As diferenças entre esses dois conceitos podem até parecer sutis, mas realmente são extremamente importantes. Peter Drucker, que dispensa apresentações, é enfático em afirmar: eficiência é fazer certo as coisas, eficácia são as coisas certas. E complementa: o resultado depende de fazer certo as coisas certas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com