TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CSCMP - Council of Supply Chain Management Professionals

Por:   •  25/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Disciplina:

Professor:

Acadêmico:

CSCMP – COUNCIL OF SUPPLY CHAIN MANAGEMENT PROFESSIONALS

Inicialmente antes de abordar o CSCMP, deve-se observar o conceito de Supply Chain Management (SCM), que é a uma nova maneira de fazer logística, buscando atender altos níveis de serviço, buscando reduzir ao máximo o custo operacional, buscando criar valores e vantagens competitivas para o negócio. 

O Conselho de Profissionais da Gestão da Cadeia de Suprimentos (CSCMP) define a Gestão da Cadeia de Suprimentos como “o planejamento e a gestão de todas as atividades associadas à logística interna e intraorganizacional, bem como a coordenação e colaboração entre todos os parceiros da cadeia, sejam eles fornecedores, prestadores de serviço ou consumidores”.

O Supply Chain Management abrange diversas áreas, elementos e especialidades que compões suas etapas, tendo destaque principal as seguintes: pessoas, modais de transporte, dados, equipamentos, documentos, insumos e organizações/empresas.

O Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP) é a principal entidade, a nível global, que é composta por profissionais de gestão de cadeias de abastecimento, revolucionando o mercado com a implementação de ações estratégicas, gestão e inovação, onde os membros do CSCMP são considerados a espinha dorsal da gestão da cadeia de abastecimento e dos setores de logística.

O CSCMP trata-se de uma associação sem fins lucrativos, que atua no aperfeiçoamento direto dos profissionais da cadeia de logística e da gestão de abastecimentos, utilizando de seu site, para apresentar suas soluções estratégicas, pesquisas de mercado e difusão de conhecimento.

A certificação SCPro ™ é um programa de três níveis que avalia o conhecimento e as habilidades progressivas nas atividades integradas da cadeia de suprimentos. Este processo valida a capacidade de um indivíduo de avaliar estrategicamente os desafios de negócios e implementar melhorias na cadeia de suprimentos por meio da análise de estudos de caso do mundo real e do desenvolvimento de um plano de projeto abrangente para alcançar resultados como um ROI positivo. É o único programa desenvolvido em parceria com especialistas em cadeia de suprimentos e acadêmicos e é reconhecido por empresas e instituições de ensino como a certificação mais abrangente disponível na indústria.

O certificado tem três níveis, onde o primeiro exame avalia seu conhecimento sobre os oito elementos do gerenciamento da cadeia de suprimentos, já no segundo nível o exame analisa sua capacidade de aplicar o conhecimento da cadeia de suprimento por meio de estudos de caso, no último nível do exame analisa sua capacidade de impactar positivamente uma organização com uma série de habilidades de gerenciamento da cadeia de suprimentos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CSCMP – COUNCIL OF SUPPLY CHAIN MANAGEMENT PROFESSIONALS.  Disponível em: <https://cscmp.org/>. Acesso em: 30/08/2021

PAIM, Alexandre da Silva - CAPÍTULO 1: SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT. Ulbra – Sistemas Logísticos de Transporte, 2016.

NOHARA, Jouliana Jordan; ACEVEDO, Claudia Rosa - Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos – conceitos e desafios na implementação. Anpad - Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/9/enanpad2005-golb-0976.pdf


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com