TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  6/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.553 Palavras (11 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ANA LAURA COSTA RIBEIRO

EMERSON LUIZ PAIS DA ROSA

GIOVANE DE MELO FERRARI

GIOVANNI PAES BISCALCHIN

JEAN FELIPE CAMARGO

LUAN WAGNER DOS SANTOS

LUCAS AUGUSTO DOS S V LEITE

SWATCH

TATUÍ-SP

2ºSEMESTRE/2019

ANA LAURA COSTA RIBEIRO

EMERSON LUIZ PAIS DA ROSA

GIOVANE DE MELO FERRARI

GIOVANNI PAES BISCALCHIN

JEAN FELIPE CAMARGO

LUAN WAGNER DOS SANTOS

LUCAS AUGUSTO DOS S V LEITE

SWATCH

Atividade 4 de Modelagem de Processos, apresentação ao curso Tecnológico em Gestão deTI da FATEC-Tatuí, orientado pelo professor AntônioCésar Silva Sacco.

TATUÍ-SP

2ºSEMESTRE/2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

CONTRIBUIÇÃO DA FUNÇÃO DE MARKETING 5

CONTRIBUIÇÃO DA FUNÇÃO DE PROJETO DE PRODUÇÃO 6

CONTRIBUIÇÃO DA FUNÇÃO DA PRODUÇÃO PARA O SUCESSO DA SWATCH NO MUNDO 7

COMO A SWATCH SE COMPARA COM A MAIORIA DAS FABRICANTES DE RELÓGIOS 8

DIAGRAMAS 9

CONCLUSÃO 10

REFERENCIAS 11

1. Introdução

Na década de 80, a crise não poupou a indústria de relógios Suíços, o item que antes era visto como produto de luxo, feito em pequenas quantidades, com qualidade significativa, deixou de ganhar espaço em um cenário cada vez mais competitivo, como também não estava apto a enfrentar a mais desleal concorrência com os japoneses, que traziam técnicas de produção em massa, mão de obra barata, preço abaixo do mercado, e claro, a tecnologia dos relógios digitais.

Nesse paradigma, a tradição suíça estava prestes a se perder, mas Nicolas G. Hayek trouxe uma nova visão a esse contexto.

Nos relógios feitos em plástico, viu uma nova estratégia surgir ao horizonte, a fim de reduzir o valor da produção, e fabricar em grandes quantidades.

Essa percepção inteligente foi capaz de quebrar as barreiras, mudar o cenário, e favorecer o Grupo Swatch, que até os dias atuais se mantêm líder de mercado no setor de realojaria, e trouxe ao produto um novo conceito, o item de moda que todos gostariam de ter.

Dessa forma, o relógio analógico que estava perdendo espaço como negócio rentável, se recolocou no mercado de uma forma sútil e delicada, mas ao mesmo tempo forte e resistente ao tempo em meio as novas tecnologias.

________________

1. Contribuição da Função de Marketing

________________

1. Contribuição da Função de Projeto de Produção

Todos que entram no mundo dos negócios sabem das necessidades básicas desse ambiente. Sendo uma delas, essencial: o planejamento do seu empreendimento. Pois bem, planejar é tudo, e deve ser muito bem pensado em todos os setores, mesmo que nos menores.

E não tem jeito, ao longo do ano, você provavelmente terá que adaptar o seu planejamento, por causa da procura do mercado, por exemplo.

Os planos são baseados em expectativas, durante sua implementação as coisas nem sempre acontecem como esperado, pois os consumidores mudam de ideia sobre o que querem e quando querem, os fornecedores nem sempre cumprem a pontualidade de entrega, as máquinas podem quebrar, funcionários podem faltar, e assim pode acontecer diversos problemas que interfere no planejamento e é aí que surge o problema. A empresa precisava de uma nova estratégia: vender um relógio novo, barato e que competisse com os atuais relógios digitais da década de 1970-80. A ideia foi lançar um relógio que atingisse o público juvenil, portanto, a estratégia era dividida em três elementos: Design, distribuição e produção, o que possibilitou a criação de valor da marca, mesclando tradição e luxo a moda e preços baixos (quando comparados aos produtos fabricados anteriormente). A empresa contou com uma “vantagem temporal”, ou seja, a última década de 1976 a 1986 foi o período em que a venda de dispositivos eletrônicos aumentou significativamente. Segundo estudos da época, em 1974 a exportação de relógios suíços representava 60% do total mundial, e em cinco anos esse valor caiu praticamente pela metade. A participação da indústria suíça de relógios caíra de um pico de 85% do mercado mundial para menos de 19%, até o lançamento do Swatch. (PINE. 1994. Pg. 160-2).

________________

1. Contribuição da Função da Produção Para o Sucesso da Swatch no Mundo

O conceito de relojoaria promovido por Hayek para a Swatch foi controverso por diversos motivos: pelo nível de integração vertical – construção e montagem de um relógio de quartzo suíço de baixo custo totalmente em território suíço; alteração no produto e na promoção. A empresa apostou em design e coleções. Investiram fortemente em propaganda e em material de ponto de venda, promoções e endosso. Com diversas inovações que introduziu na concepção e produção o peso dos custos da mão de obra sobre o preço caiu de 10% para 1% e a quantidade de peças de 91 para 51. Para viabilizar este conceito de relojoaria suíça a preço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com