TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO ONONONON

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE SOROCABA

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO ONONONON

Adrielle Rocha Belino Magarote

Bruna Cristina Nunes

Débora Cristine Ferreira

Eduardo Marcelo Santos

Natália Santos Toledo

Simone de Lourdes Médice Pita Cruz

Energia Limpa e Acessível

Projetos Interdisciplinares: Metodologias e Gestão de Projetos

Profa. Ma. Marinete A. Martins

SOROCABA - SP

2019

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste projeto é demonstrar a viabilidade da instalação de um painel solar fotovoltaico na Igreja do Evangelho Quadrangular, localizada no bairro Iguatemi na cidade de Sorocaba-SP.

Apresentamos desde o sumário até a descrição e desenho do projeto que julgamos indispensáveis para o entendimento e aplicação do mesmo.

Atualmente a Igreja do Evangelho Quadrangular conta com 1500 membros em média, entre leigos, pastores e voluntários. Para atender a demanda a igreja funciona 6 dias por semana, variando de 8 a 12 horas por dia.

A proposta deste projeto visa a redução do valor da conta de energia elétrica, utilização e aproveitamento efetivo da luz solar através da instalação de módulos solares fotovoltaicos (painéis), inversor, medidor bidirecional, etc.

Concluímos assim que será necessário um tempo estimado de 5 a 8 anos para reaver o valor que foi investido em todo o projeto e instaurar de fato os lucros decorrentes da implantação da proposta.

  1. PREMISSAS

O grupo deve apresentar as vantagens do projeto, objetivando a aprovação da instalação das placas solares e do transformador. Com essa aprovação, o grupo se responsabiliza em fazer contato com a empresa de energia elétrica (CPFL) para realizar a parceria, e iniciar as fases práticas.

Feita a parceria, serão realizados eventos nos ambientes da instituição para a captação de recursos que serão usados para a compra dos itens necessários e suas devidas instalações. Esses eventos deverão ser voltados à comunidade após as reuniões. Haverá a comercialização de comidas e bebidas a preços acessíveis, e quem deve comercializar são pessoas voluntárias, pois a renda será revertida totalmente para a implementação do projeto.

As instalações DO QUE? DESCREVER deverão obter melhor aproveitamento com os dias mais ensolarados, pois a captação da energia solar será maior, fazendo com que o abatimento da energia fornecida pela companhia seja mais compensatório.

  1. RESTRIÇÕES

A principal barreira desse projeto é o alto custo do investimento. Se fizermos uma estimativa nacional, o tempo do retorno do investimento pode ser menor do que 5 anos ou mesmo maior do que 8 anos TÁ CONFUSO, REESCREVER. Basicamente para fazer esse cálculo, é necessário fazer o levantamento do custo total do investimento e dividi-lo pela economia proporcionada mensalmente.

A ÚNICA RESTRIÇÃO É O CUSTO?

  1. OBJETIVOS QUANTIFICÁVEIS

Fornecer energia solar proveniente da luz e do calor do sol aproveitando e utilizando-as por meio de diferentes tecnologias, obtendo um retorno do investimento a longo prazo. A luz solar e a energia solar são consideradas uma das principais fontes de energia sustentável renovável e aproveitável de todo o mundo. É uma forma limpa e sem danos a natureza de se gerar energia elétrica e tem um grande aproveitamento como fonte de calor e luz solar sendo uma das mais aproveitáveis energias no mundo. QUAIS BENEFÍCIOS MAIS? E  REDUÇÃO NA CONTA DE ENERGIA?

  1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO E DO PROJETO

O produto, objeto deste projeto, será a implantação de um painel solar fotovoltaico, que capta a energia proveniente do sol e transmite para um inversor, em uma Igreja de grande porte. Este inversor pode ser On Grid ou Off Grid. O inversor On Grid, converte a energia para que ela seja devolvida para a distribuidora, no caso deste estudo, a Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL. Já o Off Grid, armazena a energia em baterias para que ela possa ser utilizada posteriormente. O foco neste caso será o Kit de Conversão de Energia On Grid, onde a energia captada será enviada para a CPFL que descontará dos valores proporcionais nas contas de luz mensais.

  1. E.A.P. (Estrutura Analítica do Projeto)

[pic 2]

 Metas

  1. METAS

Pesquisar as vantagens de implantação da energia solar

Sabe-se que existe uma economia para quem implanta a energia solar, porém o grupo pretende entender como as distribuidoras de energia e o governo podem se beneficiar com esse método e qual seria o reflexo disso na sociedade, utilizando a apuração de dados sobre o Painel Fotovoltaico (coletor de energia solar) e do Kit Gerador.

Buscar a melhor maneira da implantação em locais públicos

O objetivo a longo prazo do projeto, seria ampliar a implementação da energia solar para locais públicos, assim como já existem em algumas cidades do país, porém com as parcerias junto as distribuidoras de energia, visando expandir futuramente para toda a comunidade.

         Encontrar meios de divulgar e atrair interessados no projeto

A ideia deve ser atrativa para as pessoas, principalmente para as grandes empresas no início do projeto. Para isso precisa-se calcular os custos com a compra do aparelho, a instalação (mão de obra), manutenção e todos os demais acessórios necessários para o funcionamento e também com a CPFL, que atuará em conjunto na funcionalidade do aparelho, averiguar qual o tempo necessário desde o planejamento até a implantação efetiva do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (179.8 Kb)   docx (57.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com