TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA - LOGÍSTICA

Por:   •  29/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 6

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA - LOGÍSTICA

RELATÓRIO PIM I

ABAETETUBA-PA/2020

Nº.

NOME

RA

01

Mileny Gonçalves da Silva

2053383

02

03

04

05

06

INTRODUÇÃO

O presente trabalho está baseado nas disciplinas Fundamentos da Administração, Técnicas de informática e Comunicação Empresarial estas que, no decorrer do bimestre, apresentou de forma teórica os princípios fundamentais de atuação em quaisquer empresa. Com intuito de aprofundar os conhecimentos adquiridos, foi-se coletados dados da empresa Malharia Mariart, esta que atua no ramo têxtil. No decorrer de desenvolvimento do projeto ter-se-á informações mais precisas tais como, quantidade de funcionários, como é realizada a comunicação da empresa, entre outros, de forma que a relacionar-se com os conhecimentos adquiridos concluindo-os com propostas de intervenção para a melhoria da empresa escolhida.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Na disciplina presente foram tratados os papeis de um administrador na empresa, tais como, organizar, tomar decisões, este, como representante da empresa, deve elaborar estratégias de forma rápida para que haja um bom funcionamento da empresa com eficácia e, principalmente, atinja o objetivo da empresa, o lucro. Vale ressaltar que os conceitos de administração não são atuais e estes sofreram modificações no decorrer dos anos.

É importante analisar, também, que a Administração por Objetivo (APO) mudou o relacionamento entre os funcionários e seus administradores, e isso começou quando Peter F. Drucker, considerado o pai da Teoria da Administração, lança o livro The practice of management (em tradução: Prática de administração de empresas), passando para um relacionamento de parceira de ambos, porém, o chefe não deixaria de ser responsável pela empresa e os subordinados teriam que continuar tratando-o como tal. Ainda assim, havia uma organização da empresa e o gerente jamais poderia transferir sua responsabilidade, mas, este, poderia transferir sua autoridade, nunca sua responsabilidade, por não deixar de ser gestor.

A empresa escolhida para a pesquisa de campo atua no ramo têxtil conta com 12 (doze) funcionários divididos em categorias distintas de trabalho, como, administração, costura atendimento, pinturas, bordados, divulgação, tecnologia de computadores e artista para trabalhar no desenho computacional de bordados. Trabalha com aprovável estratégia de organização e divisão dos trabalhos da empresa, a responsável pela empresa encontra-se capacitada para tal cargo, com diversos cursos de capacitação e cursos superiores que a tornam capaz para tal serviço organizando a empresa conforme publicado por Drucker, que diz que deve haver um objetivo pré-estabelecido para a empresa funcionar de forma correta. Além disso, a relação dos funcionários, entre si, no geral, é harmoniosa, não havendo problemas com desavenças pessoais.

Diante disso, sabe-se que o administrador tem suma importância nas funções organizacionais da empresa e que há a exposição de uma empresa contendo suas informações referentes à disciplina. Logo, apenas sugere-se que empresa continue atuando com suas formas de organização e relacionamento harmonioso dos participantes internos, entre si.

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Nesta disciplina podem-se adquirir conhecimentos referentes às formas de comunicar-se dentro de um espaço empresarial. Também, os principais conceitos da comunicação, onde a mensagem passa e precisa ser decodificada podendo, ou não, haver feedback dependendo dos ruídos que houverem na mensagem, vale ressaltar que só há comunicação se houver resultado da mensagem enviada pelo emissor, também, esse modelo mecanicista, do emissor ao receptor, foi criado por C. F. Shannon e Weaver. Foram apresentados no material didático da Universidade Paulista (UNIP), com a professora conteudista Solimar Garcia, os conceitos básicos da gramática da língua portuguesa, estrutura de textos e parágrafos, organização de textos e mini textos, coerência e coesão entre os parágrafos, elementos que ajudam a escrever melhor, tipos de textos e o tipo de linguagem para cada situação ou tipo de texto.

Precipuamente, foram apresentados a formas de comunicação entre os participantes internos e externos de uma empresa, com clientes, com o governo e com outras empresas. Também, foram apresentados os caminhos da comunicação institucional que trabalha arduamente para manter a boa imagem da empresa. Ademais, foram mostrados os canais de atendimento ao consumidor que fica descontente com algum trabalho de certa empresa podendo fazer sua denuncia a esses canais e formas mais estratégias de comunicação e marketing para serem aplicados em uma empresa e para apresentar-se em publico de forma correta.

O empreendimento escolhido trabalha com diversas formas de comunicação, e tem como principal a comunicação oral, sem ruídos obedecendo ao modelo de comunicação de C. F. Shannon e Weaver, devido à parceira entre funcionários, porém quanto se trata de formalidade e comunicado para outras empresas ou burocracias exigidas, esta é estreitamente profissional usando a função da linguagem referencial. Todavia, a organização possui uma deficiência quando se trata de atendimento ao cliente, porque deixa que os sentimentos da vida pessoal interfiram no atendimento ao cliente, o que, na maioria das vezes, faz com que o consumidor sinta-se constrangido.

Diante disso, tem-se o conhecimento das técnicas e formas de apresentar-se forma correta baseado nas regras gramaticais e a apresentação de um empreendimento com suas formas de comunicação empresarial. Portanto, solicita-se a empresa que forneça cursos de capacitação, baseados na comunicação empresarial, para seus funcionários, responsáveis pelo atendimento ao freguês, para que estes não se sintam aborrecidos e a empresa possa manter e conquistar clientes.

  1. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA

Na disciplina em questão foram-se mencionados a historia de evolução da tecnologia em todos os ramos de uma sociedade. Também, foram abordados conceitos de vocábulos muito usados na tecnologia, como, dado, informação e conhecimento. Vale mencionar que foi abordado com maior ênfase a Tecnologia da Informação (TI) tratando dos conceitos de hardware e software e a evolução dos aparelhos eletrônicos de computador no decorrer dos anos e a importância dessa evolução para o bom andamento de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com