TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM SECRETARIADO

Por:   •  9/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM SECRETARIADO

RENATA DE SOUZA LINS

CARREFOUR

BRASÍLIA – DF

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................01

DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO............................................................................02

HISTÓRICO DO CARREFOUR..................................................................................03

GESTÃO DE PESSOAS............................................................................................03

NATUREZA E RAMO DE ATUAÇÃO........................................................................04

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS.................................................................................04

PRINCIPAIS CONCORRENTES DA ORGANIZAÇÃO..............................................04

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DO CARREFOUR...............................................05

CONCLUSÃO............................................................................................................06

WEBGRAFIA.............................................................................................................07


INTRODUÇÃO

O objetivo deste projeto é o estudo das práticas organizacionais desenvolvidas dentro de uma empresa, objetivando a prática da disciplina do Curso Superior Tecnológico em Secretariado, estudadas até o momento.

A metodologia empregada nesse projeto foi pesquisa de campo, onde através de fontes seguras consegui enriquecer o trabalho com matérias confiáveis para fazer o desenvolvimento desta pesquisa.

A empresa escolhida para desenvolver as teorias vivenciadas na prática foi o Carrefour, empresa de grande porte do ramo varejista. É uma rede internacional de hipermercados fundada na França em 1960.

Neste projeto foram analisados os processos e a sistemática aplicada pelo Carrefour nos setores Financeiro, Organizacional e Recursos humanos, tendo como base os conceitos estudados.

DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Descrição e forma de constituição

Sociedade limitada

Onde cada sócio tem sua responsabilidade restrita ao valor de suas cotas na empresa. Sendo de natureza comercial. Em seu nome ao final tem como sigla ltda (limitada).

Dados e fatos relevantes da origem da organização

Razão social: Carrefour Comércio & Indústria Ltda

CNPJ: 45.543.915/0001-81

Tipo: Empresa de capital aberto.

Indústria: Varejista

Fundação: 1959

Fundadores: Marcel Fournier, Denis Defforey, Jacques Defforey

Sede: Boulogne-Billiancourt – França

Áreas servidas: Mundo

Presidente: Georges Plassat

Empregados: Em torno de 364 mil colaboradores

Produtos: Alimentos, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e etc.

HISTÓRICO DO CARREFOUR

O grupo Carrefour foi fundado em 1959 em Annecy, na França, A primeira loja ficava em um cruzamento, por isso o nome Carrefour, que quer dizer cruzamento em francês.

Chegando no Brasil em 1975, o Carrefour foi o 1º hipermercado do país, a rede está espalhada por todo o país com as bandeiras Carrefour Hipermercado, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Carrefour Drogaria, Carrefour Posto, Atacadão e Supeco. No Brasil, o Carrefour é a maior empresa varejista do país, segundo ranking do Ibevar em 2017.

GESTÃO DE PESSOAS

A empresa acredita na valorização da diversidade como princípio fundamental nas relações com seus colaboradores, que são respeitados em sua etnia, religião orientação sexual, idade e demais dimensões que contemplam esse tema.

Incentivam seus colaboradores a crescer e conquistar novas posições em suas carreiras. Para isso, realizam constantes investimentos em treinamentos, proporcionando a equipe, o desenvolvimento de competência para assumir novas funções.

Treinamentos para Açougue, Padaria, Salsicha, Frutas, Legumes e verduras estão entre os temas dos cursos. Um dos principais exemplos está no setor de perecíveis, que demanda a atuação de especialistas no manejo, produção e qualidade dos produtos.

O desenvolvimento das lideranças também tem grande relevância para o grupo, que tem investido na reciclagem de todo seu time de diretores e gerentes, com a finalidade de assegurar o crescimento sustentável de seus profissionais.

Em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), implementaram o programa Jovem Talento, dando oportunidade aos jovens que buscam se capacitar para o mercado de trabalho e iniciar a suas promissoras carreiras.

NATUREZA E RAMO DE ATUAÇÃO

A natureza da organização é o varejo, sendo uma empresa de grande porte no mercado varejista do mundo. Além de oferecer serviços diversos para conveniência dos consumidores, como postos de combustíveis, drogaria e serviços financeiros.

Por ser uma empresa que está presente no dia dia das pessoas, a companhia acredita ser fundamental reforçar a questão do desenvolvimento sustentável, sendo um agente de transformação das relações de consumo. Assim, no contato direto com o cliente são transmitidas informações que os levam a entender esse conceito e a colocá-lo em prática.

O desenvolvimento sustentável é o condutor da expansão das operações do grupo. Este modelo tem como ponto principal a visão dos 5 Cs (consumidor, cadeia, colaborador, comunidade e clima), que em suas práticas apontam uma acentuada melhoria no cenário socioeconômico local.

O comprometimento e o respeito do Grupo Carrefour por todos os seus públicos pode ser medido ainda pela implementação de diversas outras facilidades colocadas em prática, como o Cartão Presente Carrefour, os Postos de Combustíveis e Drogarias dentro das lojas, produtos orgânicos e marca própria; alimentos com o selo Garantia de Origem e também agências de Turismo Carrefour e o Carrefour Soluções Financeiras.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com