TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  1/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.489 Palavras (10 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE OSASCO

CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

AMUNE JAUDAT SALHA

RA 8361793935

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos

Superiores de Tecnologia I (PROINTER I)_Mod. Online
Relatório final

TUTORA EaD Roberta Matinc Ciribello Chaves

OSASCO / SÃO PAULO

2014

AMUNE JAUDAT SALHA

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ADEQUAÇÃO DO

DESAFIO PROFISSIONAL A PROPOSTA DO PROINTER I

RELATÓRIO FINAL

Projeto Interdisciplinar aplicado à Gestão de Recursos Humanos I, apresentado como requisito do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, polo Osasco, sob a orientação da tutora EaD Roberta M. C. Chaves.

OSASCO / SÃO PAULO

2014

RESUMO

Este estudo busca contextualizar os conceitos dos temas abordados referente o empreendedorismo e carreira. Também cita sobre a importância da realização do plano de negócios um documento que descreve toda a empresa, sua estratégia, seu mercado e concorrentes dentre outros aspectos. É fundamental que o empreendedor saiba planejar bem suas ações. Além da importância de saber sobre o negocio e a identificação das oportunidades. Nesse relatório descreveremos o início de um projeto o que se faz necessário para identificar as oportunidades, verificar se a mesma é viável, e ver se é rentável. Após isso deve se realizar um plano de negócios a fim de pesquisar mercado, concorrentes, estratégias de negócios, ou seja, planejar suas ações.

PALAVRAS-CHAVE: plano de negócio; estratégia; mercado.


INTRODUÇÃO

        

Foi escolhido este segmento devido ao crescimento do consumo de comida vegetariana, comida saudável, livres de agrotóxicos e carne. Configurando-se como uma opção diferente, conveniente, agradável, acessível, saborosa e saudável, pretende explorar oportunidades preenchendo uma lacuna no mercado que se molda conforme as mudanças de comportamento dos consumidores (crescente preocupação com a alimentação saudável e a procura de alimentos de fácil e rápido acesso).

O PROINTER será estruturado desde o principio do processo empreendedor onde se percebe uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar; A identificação das oportunidades onde se identifica a oportunidade suas condições para entrada, sobrevivência e permanência no mercado; A ética empresarial que trata de mostrar que optar por valores que humanizam é o melhor para a empresa; A cultura organizacional que é o conjunto de características que corresponde á maneira como as pessoas de uma organização se comportam; Como a falta de ética em algumas situações pode desencadear uma série de problemas.

Também será citado sobre empregabilidade no cenário atual como a condição de ser empregável, e por ultimo sobre carreira profissional e como engloba os conhecimentos específicos da área escolhida, os cursos, graduações, MBA, especializações, as rotinas de trabalho, as atividades extracurriculares, as promoções de cargos recebidas, os projetos construídos, o desafios enfrentados, ou seja, toda a experiência praticada ao longo da vida profissional.

  1. ENSAIO

        Muitas vezes, apesar de ter dado o primeiro passo e ter arriscado muita coisa para empreender, a pessoa acaba às vezes por sentir certo desanimo e desmotivação, com medo de que o seu projeto não de certo, medo de não conseguir dar conta, ou aguentar as pressões que poderão surgir.

“O medo é normal porque estamos falando de uma incerteza. Você tem que aprender a se virar”, diz Marcelo Nakagawa, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper.

Se você tem medo é por que acredita que existe risco de perder alguma coisa que você já tem. Esse é o principal motivo de muitos profissionais terem medo de empreender e arriscar-se em seu próprio negocio. As pessoas sentem medo e não creem no sucesso. O problema esta nas crenças que envolvem o empreendedorismo e que geram o medo; Não adianta ter dinheiro para investir e uma boa ideia, se você não tiver preparo, conhecimento sobre o negócio e nem experiência. As pessoas costumam ter medo daquilo que não conhecem, então é necessário preparo e informações sobre o negócio.

Após o empreendedor realizar um levantamento sobre seu negócio, identificando oportunidades, coletando informações e realizando um plano de negocio, poderá iniciar seu projeto. Com a realização do plano de negocio profissional ira traçar objetivos e viabilizar seu projeto.

Para o sucesso do projeto, o empreendedor precisa agir com ética e convivência humana. Existe necessidade de ética porque há o outro ser humano. Toda educação é uma ação interativa: faz-se mediante informações, comunicação, diálogo entre seres humanos. Em toda educação há outro em relação. Em toda educação, por tudo isso, a ética está implicada. 

Em um ambiente de trabalho, devemos formar grupos que possuem os mesmos objetivos. Assim os membros destes grupos se sentirão motivados por estarem cumprindo suas tarefas e irão contribuir para o crescimento não só do grupo, mas da empresa.

O Processo Empreendedor

Existem vários conceitos para descrever o que é um empreendedor, mas de acordo com Joseph Schumpeter (1949):

“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.”

O empreendedor é aquele que percebe uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados se possuindo os seguintes aspectos: iniciativa; criatividade; e assumi riscos.

O processo empreendedor evolve todas as funções, atividades e ações associadas com a criação de novos projetos. Em primeiro lugar, o empreendedorismo envolve o processo de criação de algo novo. Em segundo requer comprometimento e esforço necessário para fazer o projeto crescer. E em terceiro lugar, que os riscos calculados sejam assumidos e decisões criticas sejam tomadas. Este processo inicia-se a partir dos seguintes passos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (220.7 Kb)   docx (107.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com