TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Camada Drenagem

Por:   •  25/8/2016  •  Resenha  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

Camada drenante é constituída de material granular de elevada tramissividade hidráulica, podendo ser simples ou tratado com cimento asfáltico ou Portland. Essa camada está situada abaixo do revestimento e acima do subleito, e possui conexão com os drenos de borda, ou tem a face lateral exposta ao ar, o que possibilita a livre descarga por ela captada.

Em regiões de clima tropical úmido, típico de locais com elevados índices pluviométricos, há uma nítida predominância das infiltrações que ocorrem pela superfície do pavimento. Sendo assim, nesses casos recomenda-se que a camada drenante esteja situada o mais próximo possível da superfície do pavimento, de modo que as águas infiltradas sejam rapidamente captadas e removidas da estrutura.

Na maioria dos casos, a camada drenante deve apresentar contribuição estrutural ao pavimento. Deve, portanto, além de elevada permeabilidade, ter características de suporte compatíveis com o nível de solicitação do tráfego e em função de seu posicionamento na estrutura do pavimento.

Drenos rasos longitudinais também são conhecidos como drenos subsuperficiais de borda ou drenos de pavimento. Têm como função principal captar as águas coletadas pela camada drenante e conduzi-las para as saídas de água, para deságua-las em locais que não ofereçam risco à estrutura do pavimento.

Este dispositivo, de profundidade relativamente pequena, não tem por finalidade rebaixar o lençol freático elevado ou coletar água proveniente de outra fonte subterrânea. Nestes casos, devem ser previstos drenos profundos.

De maneira geral, os drenos de borda são constituídos por trincheira revestimento ou não por manta geotextil e preechimento somente por agregados (dreno cego ou francês) ou com a inclusão de tubulação (dreno tubular), sendo que essa última alternativa tem a finalidade de elevar a capacidade de vazão do dispositivo.

Camada de separação

Nos casos que a camada drenante é acentada diretamente sobre camadas constituídas por solo, pode ocorrer a penetração das parcelas do material mais fino para o interior da camada drenante em função do tamanho e da quantidade de vazios da camada granular,  provocando o entupimento e, consequentemente, redução da permeabilidade e da capacidade de suporte da camada subjacente.

Para prevenir a penetração de finos nos vazios do material drenante, faz-se o uso de uma camada de granulometria intermediária e espessura delgada, implantada nas interfaces das camadas, denominada camada de separação. Pode, as vezes, também ser chamada de camada de bloqueio, de transição ou filtro.

Sua principal função é garantir a separação entre a camada drenante e o subleito; constituir barreira com baixa permeabilidade para direcionar a água que se infiltra na camada permeável para a borda da estrutura do pavimento; suportar o tráfego e outros esforços oriundos da construção da camada de base e das demais camadas constituintes da estrutura do pavimento.

FATORES DE DIMENSIONAMENTO HIDRAÚLICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com