TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cancer de mama

Por:   •  9/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  2.365 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        

3 OBJETIVOS        

3.1 Geral        

3.2 Específicos        

4 JUSTIFICATIVA........................................................................................................6

5 METODOLOGIA.......................................................................................................7

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA....................................................................................8

7 CRONOGRAMA DA PESQUISA..............................................................................9

8 ORÇAMENTO.........................................................................................................10

9 RESULTADOS ESPERADOS................................................................................11

10 REFERÊNCIAS.....................................................................................................12


  1. INDROTUÇÃO

No Brasil as doenças crônicas e degenerativas estão aumentando muito nos últimos tempos, entre elas destaca-se o câncer de mama, doença grave mais que quando descoberta em seu primeiro estagio as chances de cura são grandes. Em 2010 o número de novos casos de câncer de mama no Brasil era de 49.240, com risco estimado em 49 casos a cada 100 mil mulheres (INCA, 2009).

As neoplasias malignas, em especial os tumores de mama e colo uterino, exercem um peso importante na morbidade e mortalidade das mulheres brasileiras (MENDONÇA, 1993). O câncer de mama é o segundo tipo de câncer com mais freqüência nas mulheres, todo ano cerca de 22% dos novos casos de câncer em mulheres são de mama (INCA, 2009), o câncer de mama tem sido um dos maiores problemas enfrentado pela saúde publica em todo mundo, devido a sua freqüência nas mulheres a doença traz consigo não só um tumor que pode ocorrer em qualquer lugar da mama, mais também um enfrentamento psicológico muito grande.

Em Pernambuco e no Recife, em 2003, o câncer de mama em mulheres foi o tumor mais incidente, em 2010 esse tipo de câncer passou a ocupar a segunda posição, sendo superado pelos tumores malignos de pele não melanoma, (PERNAMBUCO, 2010).    


  1. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Realizar ações educativas com profissionais de saúde, para a conscientização da importância para a realização do auto-exame de mama na população feminina.


  1. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO

3.1 – Objetivo Geral: Realizar campanhas e palestras para esclarecer todos as duvidas sobre o câncer de mama, mostra que quando é descoberto com antecedência as chances de cura são altas, fazer com que nas palestras os participantes absorva todas as informações pois são de grande importância, saber todas as causas, saber sobre o auto-exame, e de como melhor se preparar psicologicamente diante uma das doenças mais temidas pela sociedade.

3.2 – Objetivos Específicos:

  • Mostra como fazer o auto-exame, e como reagir se algum sinal for detectado durante a realização do auto-exame.
  • Informar a melhor maneira para a prevenção.
  • Informa sobre os sintomas, e quais são os fatores de risco.

4 JUSTIFICATIVA

A intenção central do projeto apresentado é informar sobre todos os fatores de uma doença que esta em tamanha proporção em todo mundo, o câncer de mama é temido por todos em especial pelas mulheres, e o projeto apresentado procura esclarecer duvidas e mostras todos os pontos que se direcionam para essa doença, o numero de mulheres com casos de câncer de mama nos dias de hoje é muito grande, então se buscou esclarecer todas as duvidas, e relatar sobre a importância do auto-exame, pois quando o tumor é diagnosticado em sua fase inicial as chances de cura são altíssimas, os tumores em sua fase inicial são muito pequenos e na maioria das vezes não é possível detectar por palpação, mais sim através de uma mamografia, por isso é importante que as mulheres a partir dos 40 anos realizem esse exame anualmente, e se a mulher tiver antecedentes familiares que tenham tido câncer é essencial que comece os exames anteriormente.


5 METODOLOGIA

O método utilizado foi baseado nas estatísticas e na coleta de dados, que serviram como apoio ao estudo realizado. O projeto foi elaborado através de pesquisas na internet e de dados disponibilizados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), que ajudou muito na realização do projeto.

               

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • Danvim, 2004 – Fala sobre a necessidade do envolvimento de profissionais e a produção de materiais qualificados para que se promova a orientação da parcela feminina na população. E que para isso, a necessidade de programas de prevenção e detecção precoce do câncer de mama, como maior justificativa, e proporcionar maiores chances de cura e sobrevida mais longa à mulher.
  • Nascimento Silva Machado, 2009 – Ele relata que a origem dos cânceres mamários entre 90% e 95% deles sejam esporádicos (não familiares), se geram decorrente de mutação somáticas que se verificam durante a vida, e que de 5% a 10% sejam hereditários.

7 CRONOGRAMA DA PESQUISA

ETAPAS

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

ELABORAÇÃO

DO

PROJETO

X

X

REVISÃO

DE

LEITURA

X

X

APRESENTAÇÃO

DO

PROJETO

X

COLETA

DE

DADOS

X

X

CONCLUSÃO

DA

REDAÇÃO

X

X

CORREÇÃO

X

X

ENTREGA

X

8 ORÇAMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com