TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterizaçao Da Escola E Da Comunidade

Artigos Científicos: Caracterizaçao Da Escola E Da Comunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Percebendo a importância do trabalho proposto para nosso futuro como educadores, ficamos entusiasmados e também apreensivos, pois seria nosso primeiro contato crítico com o ambiente escolar. Faríamos uma caracterização da unidade escolar selecionada e da comunidade em que a mesma se insere. Poderíamos colocar em prática as teorias estudadas até então, bem como perceber as nossas aptidões nas observações. Segue abaixo o relato dessa experiência que nos possibilitará desenvolver o trabalho solicitado pela disciplina.

1.CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR

1.1 Identificação

A instituição que escolhemos para realizar a elaboração do projeto foi o Colégio Estadual Edvaldo Flores, localizado à Rua Allan Kardec, s/n, centro, telefone (77) 3484-3508, no município de Santana, BA. O estabelecimento estudado é mantido pelo governo estadual.

1.2 Análise crítica do ambiente físico

Observando o ambiente físico da escola pudemos fazer algumas avaliações do mesmo. Nos questionamentos feitos à diretora e aos alunos percebemos algumas contradições com relação à localização da escola e sua acessibilidade à clientela. Isso se deu devido a um fato presente em nosso município, o qual possui somente duas instituições de ensino público que oferecem o curso médio. Então, os alunos, quando não estudam na escola que fizemos a caracterização estudam na outra. E muitos desses alunos residem em localidades rurais, cuja localização é de difícil acesso. Sendo que alguns desses levam horas para chegar até a mesma. Porém existe também outro lado da história, parte da clientela dessa unidade escolar reside próximo, não tendo, portanto nenhum transtorno para acessá-la.

Notamos as desigualdades existentes na educação que refletem uma desigualdade maior, a existente na sociedade. Em que temos direitos garantidos constitucionalmente, mas que infelizmente na prática não são respeitados. A educação é um direito de todos, mas muitos dos alunos desistem no meio do caminho, é lógico que esse não é o único fator, mas é um dos muitos que fomentam a desistência.

A escola possui nove salas, onde são ministradas as aulas, uma sala para os professores, uma sala onde são realizadas atividades com os alunos especiais, um laboratório de informática, uma sala de estágio, onde passará a funcionar a biblioteca, que até então não tinha, o espaço da secretaria, um palco onde podem ser realizadas apresentações, a escola ocupa, praticamente, um quarteirão, a mesma tem o projeto de construir uma quadra de esportes. O espaço da escola em parte é condizente com sua proposta pedagógica, em parte, porque até então não existe um espaço onde os alunos podem ter aulas de Educação Física, também não tem uma biblioteca.

Com relação ao tamanho das salas e ao número de alunos, há salas em que o espaço é adequado ao número de alunos e em outras que não, salas em que o número de alunos é maior que a capacidade das mesmas. Porém, o pátio e o laboratório de informática são apropriados ao número de alunos.

As salas são limpas e arejadas, só que poderiam ser um pouco mais ventiladas, as janelas poderiam ser um pouco maiores.

A respeito da utilização desses espaços, temos uma observação que é sobre a utilização do laboratório de informática que houve algumas críticas por parte dos alunos. Os mesmos comentaram que encontram dificuldades para realizar pesquisas, e o acesso é meio limitado.

Contudo, apesar das dificuldades apresentadas na escola, percebemos os esforços da diretoria desta unidade escolar em proporcionar aos seus alunos o espaço mais adequado ao desenvolvimento de atividades que promovam o melhor aprendizado dos seus discentes.

1.3 Características da gestão escolar

A proposta pedagógica e o regimento escolar foram elaborados com base na participação dos profissionais dessa unidade escolar. Todos tiveram a oportunidade de participar de forma democrática.

Na escola há um conselho em que são eleitos representantes dos alunos, dos pais e dos professores, onde se presta conta das atividades realizadas pela gestão escolar.

Percebemos que a gestão dessa escola é democrática, a gestora tem cobrado e recebido a participação tanto daqueles que são funcionários da escola como também dos pais e dos alunos, embora de forma limitada, pois falta por parte dos pais e até mesmo pelos profissionais da educação maior conhecimento de como podem cooperar.

1.4 Organização administrativa e pedagógica

1.Estrutura organizacional da escola

Os cursos oferecidos nesta unidade escolar são o ensino médio e normal. São nove classes no turno matutino, nove classes no turno vespertino e três classes no turno noturno. O calendário escolar é elaborado pela secretaria de educação. A unidade escolar não possui coordenador pedagógico, e as atividades de planejamento são realizadas pelos professores divididos por área do conhecimento, o plano de ensino é feito por disciplina. Este é traçado por unidade. Ao final de cada unidade a escola realiza o conselho de classe sendo convocados todos os pais, neste é apresentado um relatório do rendimento dos alunos, as dificuldades dos mesmos e também dos professores. Além dessa reunião com todos os pais, tem sido realizadas reuniões com os pais dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizado, e também disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com