TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da Organização PERDIGÃO

Por:   •  8/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.759 Palavras (12 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO        

3.        ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA        

3.1 Características da Organização PERDIGÃO        

3.1.1.        Missão        

3.1.2.        Visão        

3.1.3.        Valores        

3.1.4.        Eficiência Logística        

4.        SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        

4.1.        Vantagens        

4.2.        Desvantagens        

5.        EMPREENDEDORISMO        

6.        ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE        

7.        FATORES ECONOMICOS        

8.        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

ANEXOS        

ANEXO 1 – Empresa Perdigão        


  1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem por objetivo a Empresa Perdigão, buscando entender qual a forma utilizada para redesenhar a Operação Logística de sua cadeia de suprimentos, na tentativa de reduzir custos logísticos. Identificará as ferramentas utilizadas para otimizar a sua eficiência logística, seus sistemas tecnológicos, perfil empreendedor, códigos de ética dentro da empresa e seus fatores econômicos na modelagem da cadeia de suprimentos.

        Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas se vêem obrigadas a traçar metas em busca de uma melhoria constante para poder chegar com um produto de qualidade e com um custo baixo até seu cliente final.  Por este motivo, vamos entender quais os meios tem sido adotados pela Empresa Perdigão para que seus objetivos sejam alcançados.

  1. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

        As teorias administrativas surgiram com o intuito de, através das práticas administrativas, ajudar a empresa na tomada de decisões sobre os recursos disponíveis e no alcance de seus objetivos. Devido ao crescimento acelerado e desorganizado, muitas empresas estavam enfrentando dificuldades em seu processo produtivo, como por exemplo, a ineficiência, o despreparo dos funcionários na realização do trabalho e utilização de métodos e técnicas ultrapassados.

        A Teoria Clássica foi desenvolvida por Frederick Winslow Taylor, que tinha como objetivo reduzir o trabalho realizado pelos operários e aumentar a eficiência da empresa. Henry Fayol foi o fundador da administração clássica e acreditava que a administração deveria ser vista como uma atividade que esta atribuída a tudo que se relaciona às pessoas. Para Fayol uma empresa consiste em tomar decisões, definir objetivos e metas aos seus colabores, e cada indivíduo compreenda exatamente a sua função.

Através da teoria das relações humanas, percebeu-se a importância do homem para a empresa. Também, passou-se a dar mais importância àquilo que o homem sentia e pensava, pois, esses fatores, influenciam por um lado negativo e positivo no processo produtivo individual ou em grupo. Percebeu-se então que os fatores físicos e comportamentais são importantes, mas os fatores psicológicos e emocionais têm maior importância.

        A Teoria Comportamental surgiu com o intuito de estudar o comportamento humano. De acordo com Maximiano (2000) e Caravantes (1998) uma necessidade precisa ser atendida antes que a seguinte se manifeste, pois, caso a necessidade não seja plenamente atendida, a pessoa ficará estacionada naquele nível de motivação e somente após seu atendimento, o indivíduo estará motivado pela ordem seguinte de necessidade.

        Além das necessidades de compreender o comportamento humano, Douglas McGregor propôs duas opiniões distintas sobre a natureza do ser humano, uma opinião negativa, chamada teoria x, e positiva chamada teoria y. A teoria X percebe que as pessoas têm aversão ao trabalho, apesar de verem como uma necessidade de sobrevivência, pois constantemente resistem às mudanças que ocorrem nas organizações. Já a teoria Y se baseia em princípios atuais e sem preconceito à natureza, onde as pessoas têm motivação, potencial de desenvolvimento e capacidade de assumir responsabilidade.

  1.  ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

3.1 CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO PERDIGÃO

A empresa Perdigão (Anexo 1) é uma das maiores companhias de alimentos da América Latina. Fundada em 1934, em Videira (Santa Catarina), a empresa opera com cerca de 4.000 funcionários, possuindo unidades em cinco estados brasileiros, além de estar presente em mais de 100 países. A Companhia atua no abate de aves, suínos e bovinos, no processamento de produtos industrializados, embalados e congelados, abrangendo mais de 400 produtos.

A Organização entrou no mercado de lácteos com a aquisição do controle acionário da Batavo, que ingressou no segmento de pet food, com o lançamento de sua nova divisão de negócio, a Essencial Pet CARE. Possui hoje 16 unidades industriais de carne, duas processadoras de soja, 6 fábricas de ração e 17 centros de distribuição. Com permanente visão do futuro, a Perdigão nos últimos 10 anos, vem registrando um crescimento médio de 20% em faturamento, 28% em lucro líquido e criou em média 2,4 milhões de empregos ao ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (279 Kb)   docx (107.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com