TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Barilla

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 5

ESPM – Gestão Empresarial e Marketing

TRABALHO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA

Case Barilla

Alunas:
Aline Granado
Anne Couto
Lívia Barbosa
Maíra Santoro

  1. Quais são as razões por trás do aumento da variabilidade na cadeia de suprimentos da Barilla?

O aumento da variabilidade na cadeia de suprimentos da Barilla ocorreu desde quando a mesma aumentou sua capacidade de produção e distribuição, levando seus produtos para alguns países europeus. Com essa maior complexibilidade logística, os consumidores que tinham interesse na massa e os distribuidores dispostos a abastecer os mercados com as ofertas da marca italiana, cresceram bastante. Essa expansão é bastante vantajosa para os lucros da empresa, mas desafiadora para a gestão de estoques.

Os distribuidores monopolizam as informações de seus números de venda, por considerarem esse gerenciamento atribuição deles, e impedem que a Barilla programe sua própria produção com base na demanda real do consumidor final. É o distribuidor que decide sobre as quantidades e o tempo de reabastecimento de seus estoques. Com isso, a Barilla fica refém das frequentes variações nos pedidos dos distribuidores, sem que possa se planejar para eles. Por não acompanhar diretamente a curva de ascensão nas compras do consumidor final, a Barilla é pega muitas vezes de surpresa pelas variações, e isso também vale para as possíveis quedas na demanda.

  1. Como a empresa conseguirá lidar com este aumento na variabilidade?

Para lidar com o aumento da variabilidade, a Barilla precisa diminuir o preço dos seus produtos, porém este preço precisa se manter competitivo no mercado durante todo o ano, a fim de anular a variabilidade pela compra excessiva durante períodos promocionais, onde normalmente as empresas investem mais em campanhas publicitárias. As promoções criam picos de demanda artificial e aumentam a variação na demanda dos clientes. Mantendo os preços baixos todos os dias, essas flutuações de demanda podem ser prevenidas pela empresa. Também como proposta a implantação do sistema Just In Time, permitindo que os fornecedores tenham acesso as informações sobre a demanda. Ela diminui o efeito chicote impedindo a falta de comunicação de informações sobre a demanda e diminuindo o tempo de entrega dos pedidos. Um
inventário gerenciado pelo fornecedor permite que eles monitorem sua demanda e facilita a tomar decisões sob estratégias consolidadas com base em informações sólidas sobre o quanto a manter em estoque e quanto para enviar aos seus clientes, assim, o fornecedor não tem que confiar em dados de pedidos para prever a demanda.

3) Qual é o impacto da transferência de informações sobre a demanda entre os diversos pontos da cadeia de suprimentos?

Quanto mais informações o fabricante tiver sobre o seu cliente final, mais fácil será para que ele realize uma previsão de demanda mais assertiva, e assim consiga distribuir sua produção de forma mais uniforme, sem que hajam grandes flutuações na demanda, e desta forma evitando o efeito-chicote. Com isso os pontos da sua cadeia de distribuição acabam sendo afetados positivamente, pois existe menor risco de atraso na entrega dos pedidos pelo fabricante, e consequentemente, menos chances de acabarem os estoques nos pontos de venda.

4) A estratégia VMI é capaz de resolver os problemas operacionais da Barilla?

A VMI (Vendor Managed Inventory), aplicada de maneira assertiva pode resolver os problemas operacionais da Barilla. A VMI trata-se de uma ferramenta que visa melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos em que a responsabilidade de gerenciar o estoque do cliente é dada ao próprio fornecedor. Ou seja, permite a empresa a tarefa de controlar o estoque, determinando quando e quanto de cada produto deve ser enviado ao seu cliente imediato. Com isso, em vez de enviar produtos para os distribuidores de acordo com seus processos internos de planejamento, a Barilla acompanharia seus dados de remessa para os varejistas e enviaria somente o necessário para o estabelecimento, reduzindo os custos de distribuição e os níveis de estoques. Essa pode ser uma prática colaborativa para a melhoria da eficiência da cadeia de suprimentos. A Barilla precisa apenas ter cuidado em alguns pontos para que o VMI não cause problemas no lugar de ser uma solução, já que pode ter alguns fatores negativos como: informações não avaliadas da melhor maneira, ausência de confiança entre as duas partes e falha na previsão da demanda, afinal ele que irá decidir o nível de inventário apropriado de cada produto, e como será feita a politica de inventario que dará suporte a esses níveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com