TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso O Boticário - Marketing

Artigos Científicos: Estudo De Caso O Boticário - Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  4.719 Palavras (19 Páginas)  •  2.254 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

As razões que nos levaram a escolher a empresa “O Boticário” foram que ela é uma das maiores e mais conceituadas empresas do mercado de cosmético, que já atua a mais de 35 anos na área e possui diversas lojas espelhadas pelo Brasil e em outros países. Além disso, o que mais chamou a atenção foi o fato de ser uma empresa que investe intensamente na propaganda e marketing, apóia projetos culturais que contam a história da mesma, assim permitindo que seus atuais e futuros clientes possam conhecê-la melhor. Porém, um dos aspectos mais relevantes é o seu investimento em questões sustentáveis através do Grupo Boticário, o qual preza muito a questão da natureza, porque além de ter o intuito de agregar valores que venham a ser utilizados para a atual e próximas gerações, também deseja que a mesma seja lembrada por seus clientes como uma empresa que se preocupa com o meio ambiente, pois atualmente este é um dos valores mais prezados pelos consumidores.

A escolha do perfume da linha “Capricho” é advinda por ser um produto direcionado ao público jovem, porque busca fazer com que o mesmo, de uma maneira inovadora, sinta-se único e inspirado a realizar novas descobertas pelo mundo.

As principais dificuldades encontradas na execução deste trabalho foram saber as estratégias utilizadas pela empresa “O Boticário”, como por exemplo, as informações relacionadas à satisfação, preferências e sugestões dos clientes para que os produtos e serviços de atendimento possam ser especializados e aperfeiçoados, pois nós tivemos que ir coletar os dados e informações em algumas franquias na região e por fim, a descoberta pelas variáveis fracas da empresa, pois são informações que a mesma não disponibiliza facilmente.

1. HISTÓRICO DA EMPRESA O BOTICÁRIO

1.1 Constituição e principais realizações

A empresa O Boticário começou como uma pequena farmácia de manipulação em Curitiba, no Paraná, pelo empreendedor e farmacêutico, Miguel Krigsner através de um projeto desenvolvido em conjunto com uma colega de faculdade e dois médicos dermatologistas, no ano de 1977. No mesmo ano, o estabelecimento começou a funcionar e a gerar bons resultados, pois com o aumento das receitas, a produção passou a ser de produtos próprios e com a marca “O Boticário”, como cremes e shampoos, os quais eram oferecidos aos clientes que frequentavam a farmácia.

Além disso, Miguel Krigsner fez com que a sua farmácia não fosse apenas um simples negócio, e sim algo inovador e com produtos de qualidade, e isto fez com que a sua receita crescesse cada vez mais, assim foi possível desenvolver um produto denominado Deo-Colônia Acqua Fresca, cuja fragrância se tornou um sucesso de vendas nacional e isto, permitiu o primeiro momento de expansão da marca e o acontecimento de uma das principais realizações da empresa, que em setembro de 1979, foi inaugurada a primeira loja no aeroporto de Curitiba, onde diversas pessoas de todo o Brasil passaram a comprar os produtos de alta qualidade, com embalagens originais e que representavam excelentes opções de presente, assim, propiciando a expansão da marca.

Com o sucesso da primeira loja inaugurada, no ano de 1981, o empresário decidiu fraquear a marca e com isso, inaugurou a primeira fábrica de grande porte em São José dos Pinhas, Curitiba.

O segundo momento de mais uma das principais realizações foi que em 1985, quando já contando com várias lojas no país, iniciou a expansão internacional com a abertura de uma loja em Portugal, onde o mercado estrangeiro representava um grande desafio, pois o Brasil não era tradicionalmente reconhecido como um país de destaque no domínio de tecnologia nesta área.

Em 2002, o Boticário chegou à marca de 2.100 lojas e lançou sua loja virtual. Já em 2003, concretizou mais uma de suas principais realizações, que foi a inauguração da primeira loja no Uruguai, seguida de uma unidade nos Estados Unidos, e então a evolução da empresa e as obras de expansão internacional não pararam mais, pois em janeiro de 2006, o Boticário recebeu, em Nova Iorque, o Prêmio de Varejista Internacional do Ano, o qual representava um prêmio de reconhecimento às empresas e empresários do varejo que contribuem substancialmente com o setor por sua liderança, criatividade e inovação.

De 2007 á 2013 a empresa tem direcionado seus esforços para a implantação de um novo padrão de loja, lançando produtos com a participação direta do consumidor, colocando no mercado seu segundo Eau de Parfum e iniciando um relacionamento mais próximo com o público masculino, e até agora possui 3600 pontos de venda de seus produtos. Além disso, a empresa se tornou a maior rede franqueadora no Brasil em faturamento e número de lojas, é atuante no mercado brasileiro, seu capital é constituído de cem por cento de capital próprio, suas lojas são modelo de elegância, brasilidade e modernidade, seu atendimento é realizado por consultoras de beleza e está presente em vários países, através de 24 lojas, localizadas em Portugal, Estados Unidos, México, Emirados Árabes, e outros.

1.2 Áreas de atuação

A empresa atinge diversos mercados, o infantil com a linha de produtos chamada "Baby Boti Água"; o público jovem com produtos da linha "Capricho" e "Thaty Princess"; os homens com o perfume da linha "Malbec" e as mulheres, com diversas coleções de maquiagens e perfumes, como a linha "Make B".

1.3 Ambiente competitivo

Os principais concorrentes do Boticário são a Jequiti, a Avon, a L’acqua di Fiori, a Natura e a Água de cheiro.

1.4 Propósitos atuais

Atualmente, o Boticário possui alguns propósitos, entre eles, o início às operações no novo prédio do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, o qual foi planejado com o intuito de proporcionar uma completa integração das equipes envolvidas na criação de produtos, evidenciando também a importância que a organização dá à atuação efetiva em pesquisa e inovação em todos os seus âmbitos para a evolução contínua dos negócios. E também, o lançamento de um novo modelo de loja no mercado, através de um Projeto Prisma, o qual tem a proposta de explorar ainda mais a vivência do consumidor com a marca e utiliza a tecnologia para deixar a experiência de compra mais dinâmica, envolvente e intuitiva.

1.5 Propósitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com