TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Clinico

Monografias: Caso Clinico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

O presente trabalho relata um estudo de caso clínico, que aborda o processo de enfermagem integral, estudo das patologias presentes, exames realizados, em anexo, de uma paciente do Hospital de Caridade de Erechim,

Com o objetivo de visar à melhor compreensão do processo de saúde-doença e cuidados de enfermagem aplicada.

A enfermagem fundamenta a sua prática num agir tendo em vista o melhor bem para o a pessoa cuidada, respeitando os direitos humanos nas relações interpessoais que estabelece.

Identificar a prática de cuidados/cuidar em enfermagem desde a origem da humanidade até aos nossos dias revela-se importante, o processo de cuidar indivíduos, famílias e grupos, é um enfoque importante para a enfermagem, não apenas devido às transações dinâmicas de humano-para-humano, mas devido aos conhecimentos requeridos, empenhamento, valores humanos, compromisso pessoal, social e moral do enfermeiro no tempo e no espaço.

2. Revisão Literária

2.1 Hipertensão

A hipertensão arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. Segundo Brunner e Suddarth (2011, p. 893)

“A hipertensão é algumas vezes denominada “o assassino silencioso”, visto que as pessoas que apresentam são frequentemente assintomáticas”.

A hipertensão pode ser classificada em hipertensão primária ou secundária. Cerca de 90 a 95% dos casos são classificados como hipertensão primária, o que significa que a elevada pressão sanguínea não tem causa médica identificável. Os restantes 5 a 10% dos casos são motivados por outros transtornos que afetam os rins, artérias, coração ou o sistema endócrino.

Hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidentes vasculares cerebrais, enfartes do miocárdio, aneurismas das artérias, doenças arteriais periféricas, além de ser uma das causas de Insuficiência renal crônica. Mesmo que moderado, o aumento da pressão sanguínea arterial está associado à redução da esperança de vida.

2.1.1 Hipertensão em Idosos

A hipertensão estimada em idosos brasileiros encontra-se em 60%. A maioria apresenta elevação isolada ou predominante da pressão sistólica, aumentando a pressão do pulso, que mostra forte relação com eventos cardiovasculares.

Para o tratamento do idoso hipertenso, além da estratificação de risco, é fundamental a avaliação de co-morbidades e do uso de medicamentos.

As intervenções não-farmacológicas têm grande importância em idosos. Quando a terapia farmacológica for necessária, a dose inicial deve ser a mais baixa e eficaz possível e o incremento de doses ou a associação de novas drogas deve ser feitos com mais cuidado. Segundo Brunner e Suddarth (2011,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com