TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Capitulo 10 Chiavenato

Trabalho Escolar: Casos Capitulo 10 Chiavenato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  3.053 Visualizações

Página 1 de 5

Capítulo 10: Administração por Objetivos (APO).

Exercício - Afinal, o que é APO na Metrópolis?

João Augusto sempre trabalhar em empresas tradicionais, nas quais o seu cargo e as responsabilidades inerentes a ele eram o tema principal. Agora que acabara de ingressar na Metrópolis, uma empresa inovadora e avançada, João Augusto foi chamado pelo seu diretor para traçarem juntos os objetivos e metas que deveriam alcançar. Isso soava estranho aos seus ouvidos. Nunca havia ouvido nada a respeito de objetivos. O diretor foi logo dizendo que a empresa adota a APO. O que você contaria sobre APO a João Augusto se estivesse no lugar do diretor?

A APO – Administração por Objetivos – é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados. Analisando o resultado final, o desempenha do gerente e do subordinado podem ser objetivamente avaliados e os resultados alcançados são comparados com os resultados esperados. As características da APO: • Interação entre Superior-Subordinado. • Superior e Subordinado negociam entre si e fixam objetivos a alcançar. • Superior e Subordinado determinam critérios de avaliação do desempenho. • Ênfase no presente e no futuro. • Ênfase nos resultados e não nos meios. • Retroação freqüente e contínua. • Redefinição periódica de objetivos. • Redefinição periódica de critérios de avaliação do desempenho. • Objetivos relacionados com o trabalho atual e com a carreira futura do subordinado. • Ênfase na mensuração e no controle.

Exercício - E como traçar objetivos na Metrópolis?

Mas, as dificuldades de João Augusto não ficaram por aí. O diretor queria mesmo que juntos traçassem os objetivos e as metas que ambos deveriam alcançar. João Augusto ignorava o assunto. O diretor falou inicialmente de objetivos operacionais, depois assinalou os objetivos táticos e, por fim, os objetivos estratégicos para mostrar a hierarquia de objetivos da Metrópolis. O que você acha que João Augusto deveria saber sobre fixação de objetivos?

Um objetivo é um enunciado escrito sobre resultados a serem alcançados em um período determinado. O objetivo deve ser quantificado difícil relevante e compatível. Os objetivos proporcionam uma diretriz ou uma finalidade comum. Permitem o trabalho em equipe e eliminam as tendências egocêntricas de grupos existentes na organização. Servem de base para avaliar planos e evitam erros devidos à omissão. Melhoram as possibilidades de previsão do futuro. A organização deve dirigir o seu destino, em vez de submeter-se às fatalidades ou ao acaso. Quando os recursos são escassos, os objetivos ajudam a orientar e previr a sua distribuição criteriosa.

Exercício - Os objetivos do Banco Martins & Botelho

A diretoria do Banco Martins & Botelho estabelecera vários objetivos organizacionais a serem atingidos nos próximos dois anos: aumento de 15% no volume de pequenos clientes, aumento de 10% no volume de clientes corporativos, 12% no volume de depósitos, 14% no volume de empréstimos pessoais e alcance do 14Q lugar no ranking dos bancos comerciais. Para atingir tais objetivos estratégicos, o banco decidiu formular alguns objetivos táticos: expansão do banco virtual, expansão da Intranet, abertura de 12 novas agências bancárias tipo premium para clientes de classe alta, lançamento de novos produtos (linhas especiais de crédito e novas modalidades de atendimento à clientela). Além disso, objetivos operacionais foram igualmente formulados para cada uma dessas diferentes áreas do banco. Todavia, não houve a preocupação de fazer uma análise interna e externa para a formulação dos objetivos. O que você faria se estivesse na diretoria do banco?

Analisar o ambiente externo da organização: mapear as condições externas da organização no sentido de fazer um conjunto de previsões sobre o futuro dessas condições. Uma avaliação dos pontos fortes constitui as forças propulsoras da organização que facilitam o alcance dos objetivos organizacionais, enquanto os pontos fracos constituem as limitações e restrições que dificultam ou impedem seu alcance. No planejamento estratégico formulam-se as alternativas que a organização pode adotar para alcançar os objetivos organizacionais pretendidos, tendo em vista as condições internas e externas. As alternativas estratégicas constituem os cursos de ação futura que a organização pode adotar para atingir seus objetivos globais. De um modo geral, o planejamento estratégico refere-se ao produto - bens que a organização produz ou serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com