TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Clinicos

Ensaios: Casos Clinicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Sr. José, 51 anos, retornou ao Posto de Saúde e informou que não pudera comprar o anti-hipertensivo prescrito por outro médico devido ao seu elevado custo. O clínico naquele momento substituiu a prescrição anterior por Clonidina (Atensina®) disponível na farmácia do próprio Posto de Saúde. Passada 2 semanas de tratamento queixou-se ao Enfermeiro o aparecimento de sonolência, diarréia e problemas em seu desempenho sexual, onde observou a ausência de ejaculação.

Clonidina: agonista α2-adrenérgico pré-sináptico: impede a liberação de NOR das vesículas para a fenda sináptica, diminuindo os potenciais excitatórios do simpático. Esses receptores centrais promovem perda da capacidade de atenção e sedação, ocasionando sonolência.

Diarréia: como a NOR está reduzida, os movimentos peristálticos estarão aumentados, com consequente aparecimento de diarréia.

Ausência de ejaculação: sistema simpático está relacionado com a ejaculação. Como se tem uma diminuição da NOR haverá a ausência da ejaculação.

2 – Sr. Pedrão, 58 anos, foi admitido no hospital devido a infarto agudo do miocárdio (IAM), o qual evoluiu com complicações. A mais séria foi a instalação de choque cardiogênico, síndrome clínica ocasionada por grande falência contrátil do coração, cuja evolução geralmente é o óbito. A par das outras medidas indicadas para o caso, foi iniciada a infusão de dopamina (Revivan®) na dosagem de 2,5 µg/Kg/minuto, posteriormente aumentada para 5 e 15 µg/Kg/minuto. Nessa última dosagem, houve uma resposta razoável, com aumento da pressão arterial média, melhora da perfusão periférica e do nível de consciência do paciente. Assim, ele pôde ser mantido por algumas horas, mas uma arritmia ventricular, refratária aos medicamentos empregados, determinou o óbito. Justifique o aparecimento da complicação cardiovascular.

Dopamina: Agonista α e β adrenérgico – aumenta a liberação de NOR

Efeitos da NOR no sistema cardiovascular: coração - aumento da frequência cardíaca, força de contração, aumento da condução no nodo sino-atrial e nodo átrio-ventricular; nos vasos promove vasoconstrição. Esses fatores associados ainda com a administração IV promovem rápida elevação da pressão arterial, revertendo o quadro de choque cardiogênico provocado pelo IAM.

A arritmia refratária é devida à bradicardia reflexa ocasionada pelo rápido aumento da PA, o que levou ao óbito do paciente.

3 – Sra. Paula, 23 anos, bancária, casada, procedente de Bertioga – SP, compareceu ao consultório odontológico encaminhada por um clínico geral, com diagnóstico de terceiros molares mandibulares inclusos. Para tanto, foram agendadas previamente 2 sessões:

1ª sessão: exodontia dos terceiros molares do lado direito

2ª sessão: exodontia dos terceiros molares do lado esquerdo

Na anamnese, negou ter alergia a qualquer medicamento, sendo os demais achados semiológicos irrelevantes, a não ser a gravidez que já chegara ao 7º mês. O anestésico selecionado foi o Xylestesin Odontológico® (Lidocaína + Norepinefrina). Justifique o emprego clínico da norepinefrina.

Norepinefrina: promove vasoconstrição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com