TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Clinicos

Exames: Casos Clinicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  504 Visualizações

Sr. Rosivaldo, 60 anos, pai de Maricreide e Lucicreide, foi admitido no hospital devido a infarto agudo do miocárdio, o qual evolui com complicações. A mais séria foi a instalação de choque cardiogênico, síndrome clínica ocasionada por grande falência contrátil do coração, cuja evolução é geralmente o óbito. A par de outras medidas indicadas para o caso, foi iniciada a infusão de dopamina na dosagem de 2,5 µg/Kg/min, posteriormente, aumentada para 5 e 15 µg/Kg/min. Nessa última dosagem, houve resposta razoável, com aumento da PA média, melhora de perfusão periférica e do nível de consciência do paciente. Assim, ele pôde ser mantido por algumas horas, mas uma arritmia ventricular, refratária determinou o óbito.

a) O medicamento empregado foi selecionado corretamente?

b) Qual a real causa da morte do paciente?

CASO CLÍNICO 4

Chega um paciente na farmácia que traz uma prescrição cardiológica de Propranolol (40 mg, 2 x ao dia) para ser aviada. O farmacêutico, enquanto atende a receita, você faz uma anamnese e descobre que o mesmo tem asma sazonal.

a) Qual deve ser a sua conduta frente a esta descoberta? Há algum problema na prescrição? Qual?

b) Supondo afirmativa a resposta anterior e que você entrasse em contato com o cardiologista do paciente, que fármaco da mesma classe você sugeriria que fosse prescrito?

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com